TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx e o Conflito de Classe

Por:   •  23/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  1.687 Visualizações

Página 1 de 4

MARX e conflito de classe

É importante reconhecer que Marx via a estrutura da sociedade em relação aos seus principais classes, ea luta entre eles como o motor da mudança nesta estrutura. Sua havia nenhuma teoria do equilíbrio ou consenso. O conflito não foi deviational dentro da estrutura da sociedade, nem eram as classes elementos funcionais manutenção do sistema. A estrutura em si era um derivado do ingrediente e na luta de classes. Sua era uma visão conflito de modem sociedade (século XIX).

A chave para entender Marx é sua classe definition.1 Uma classe é definida pela propriedade de bens. Tais coletes à prova de propriedade de uma pessoa com o poder de excluir outros de propriedade e usá-lo para fins pessoais. Em relação à propriedade há três grandes classes da sociedade: a burguesia (que detêm os meios de produção, como máquinas e fábrica edifícios, e cuja fonte de renda é o lucro), proprietários de terras (cujo rendimento é alugar), e o proletariado (que possui seu trabalho e vendê-lo por um salário).

Classe, assim, é determinada pela propriedade, e não por renda ou status. Estes são determinados pela distribuição e consumo, que se, em última análise reflete os de produção e as relações de poder de classes. As condições sociais de produção burguesia são definidos pela propriedade burguesa. Classe é, portanto, uma relação teórica e formal entre os indivíduos.

A força transformadora associação de classe latente em uma luta de classes é o interesse de classe. Fora de situações de classe semelhantes, as pessoas vêm para agir de forma semelhante. Eles desenvolvem uma dependência mútua, uma comunidade, um interesse comum inter-relacionada com um rendimento comum de lucros ou de salários. A partir deste interesse comum as classes são formadas, e por Marx, os indivíduos formam as classes, na medida em que os seus interesses envolvê-los em uma luta com a classe oposta.

Na primeira, os interesses associados à propriedade da terra e arrendamento são diferentes daqueles da burguesia. Mas como a sociedade amadurece, de capital (isto é, a propriedade da produção) e merge propriedade da terra, assim como os interesses dos latifundiários e da burguesia. Finalmente, a relação de produção, a oposição natural entre o proletariado ea burguesia, determina todas as outras atividades.

Como Marx viu o desenvolvimento da luta de classes, a luta entre as classes foi inicialmente limitado às fábricas individuais. Eventualmente, dado o amadurecimento do capitalismo, a crescente disparidade entre as condições de vida da burguesia e proletariado, ea crescente homogeneização dentro de cada classe, lutas individuais generalizar-se a associações em fábricas. conflito de classes cada vez mais se manifesta a nível da sociedade. A consciência de classe é aumentada, interesses e políticas comuns são organizados, e o uso de e luta pelo poder político ocorre. Classes tornam-se forças políticas.

A distribuição do poder político é determinado pelo poder sobre a produção (ou seja, o capital). Capital confere poder político, que a classe burguesa usa para legitimar e proteger sua propriedade e consequentes relações sociais. As relações de classe são políticas, e na sociedade capitalista madura, empresarial do Estado é o da burguesia. Além disso, a base intelectual da regra do estado, as ideias que justificam o uso do poder do Estado e sua distribuição, são os da classe dominante. A cultura intelectual-social é meramente uma superestrutura que repousa sobre a relação de produção, na propriedade dos meios de produção.

Finalmente, a divisão entre as classes irá alargar e a condição do trabalhador explorado irá deteriorar-se tão mal que a estrutura social entra em colapso: a luta de classes é transformado em uma revolução proletária. triunfo dos trabalhadores irá eliminar a base da divisão de classes na propriedade através de propriedade pública dos meios de produção. Com base em aulas, assim, limpou, uma sociedade sem classes seguirá (por definição), e uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com