TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  18/5/2017  •  Dissertação  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

                 

TRABALHO DE

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

CAMPO GRANDE MS

2017

[pic 3]

[pic 4]

DISSERTAÇÃO DE[pic 5]

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

Trabalho de Dissertação da Disciplina  de Estratégia e Dinâmica Competitiva da Instituição Anhanguera Educacional requisito parcial para compor a nota da mesma.

CAMPO GRANDE MS

2017

[pic 6]

[pic 7]

RESUMO[pic 8][pic 9]

O trabalho a seguir trata-se de um estudo de viabilidade da implantação de um depósito de bebidas na cidade de Campo Grande capital do estado de Mato Grosso do Sul, a iniciativa desse estudo partiu da detecção da deficiência e na desigualdade que pequenos comerciantes amargam em relação a médios e grandes estabelecimentos comerciais do segmento, devido ao seu pequeno poder de compra. A implantação do depósito de bebidas Delar Atacadista vem com propósito de servir de apoio e suprir essa deficiência e em contrapartida ser lucrativa a seus sócios aproveitando esse nicho de mercado tão promissor.  Para se alcançar de melhor forma a veracidade dos fatos em estudo, foi utilizado métodos de pesquisas os quais se encontram descritos na metodologia adiante e que respaldaram o estudo dentro das normas e técnicas profissionais para coletas de dados e informações.

SUMARIO

[pic 10]

[pic 11]

INTRODUÇÃO

O trabalho de conclusão de curso refere-se ao estudo de viabilidade de plano de negócio denominado Depósito de Bebidas Delar Atacadista, que atuará no comércio de bebidas para pequenos comerciantes.

A estruturação do projeto será na Avenida Presidente Vargas, número 1280, bairro Santo Amaro em Campo Grande - MS.  

A ideia do projeto parte do princípio de que pequenos comerciantes amargam uma concorrência desleal devido ao seu pequeno poder de compra, dificultando o acesso a produtos com preços competitivos.  

O Depósito de Bebidas Delar Atacadista vem servir como base de apoio a essa parcela de clientes, contribuindo de forma para que os mesmos tenham acesso a preços, produtos e atendimento contemplados por outros comerciantes de maior poder aquisitivo, sem necessitarem de alto capital investido, podendo trabalhar com estoque enxuto e diário, vendendo em um dia e comprando no outro.

O foco lucrativo do empreendimento será a estratégia de compra, onde o depósito contará com um encarregado de compras conectado diretamente com grandes fornecedores buscando sempre o produto certo na hora certa, dessa forma o estabelecimento estará aproveitando as oportunidades de compra, agilizando processos e consequentemente beneficiando seus clientes.

1. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

A experiência tem mostrado que os principais fatores que condicionam a construção do sucesso da organização esta mais fora do que dentro dela. A seguir, alguns elementos e ferramentas de análise do ambiente externo que podem ser usados na formulação de um plano estratégico de uma empresa.

Para uma análise rápida da situação da empresa, a conhecida análise SWOT, formado com as iniciais das quatro palavras inglesas strengths ( forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), threats (ameaças). A análise SWOT trata de aspectos externos apportunites e threats, e de aspectos internos – strengths e weaknesses.

1.2 Tendência e Descontinuidades

Os primeiros tópicos a serem examinados, ao se fazer uma análise do ambiente externo de uma empresa ou entidade, são as chamadas tendências e descontinuidades. Com as mudanças cada vez mais rápidas, é preciso muito esforço para tentar entender “para onde sopram os ventos” ou, melhor ainda “para onde os ventos vão soprar”. Não sendo possível prever o futuro por meio de modelos matemáticos, e sem termos o poder de adivinhar, vale a pena considerar para efeitos práticos que:

Há dois tipos de mudanças que devem ser investigadas para a construção dos cenários para o futuro: as tendências e as descontinuidades.

“O futuro não é uma mera extrapolação ou projeção do passado ou do presente. O futuro e o novo, o diferente, mais complexo, mais rico, cheio de ameaças, mas repleto de oportunidades, para quem souber identificá-las e aproveita-las adequadamente.”

 

Tendência

São as variações no ambiente externo, lentas ou rápidas, mas persistente, que podem afetar de forma leve ou profunda, os negócios ou as atividades da instituição, de seus clientes, de seus concorrentes, de seus fornecedores ou da sociedade em geral. Algumas tendências costumam serem citados com frequência em livros, revistas, jornais, conferencias e palestras são as Tendências de evolução rápida. Exemplos dessas tendências no Brasil, temos:

  • Redução do emprego formal e aumento das ocupações informais;
  • Aumento progressivo do nível de escolaridade, com cada vez mais pessoas ingressando no ensino fundamental, médio e superior;
  • Disseminação e popularização do uso de computadores pessoais, das internet e do telefone celular;

Algumas tendências, entretanto, só são perceptíveis em uma escala de tempo bem dilatada, debatidas apenas em ambientes científicos e acadêmicos, ou surgem de análises de levantamentos estatísticos ou censitários. São tendências de evolução lenta. Exemplo:

  • Aumento da expectativa de vida;
  • Esgotamento progressivo das reservas minerais, de hidrocarbonetos e do potencial de geração hidrelétrica;
  • Mudanças culturais, de velhos paradigmas, de hábitos, de crenças e de atitudes consagradas, em relação a uma série de aspectos de vida pessoal, familiar, profissional, religiosa ou politica.

Descontinuidades

São mudanças bruscas no ambiente externo á organização, que ocorrem em curtíssimo espaço de tempo, como uma revolução uma mudança de governo, uma explosão, um terremoto, um choque de trens, ou uma morte repentina de alguma pessoa muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com