TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO[pic 1]

        Campo Grande (MS)

Marcia Thais de Oliveira Ramos

ATIVIDADE

MATEMÁTICA FINANCEIRA

CAMPO GRANDE -MS

2019

ATIVIDADE:

A composição de uma dívida de R$ 18.000,00 será paga em 5 prestações, com taxa de 15% a.a., pelo sistema: SFA, SAC e Sam. Encontre os valores de cada prestação, juros e amortização anual.

Dessa forma, você deve:

A-Elaborar a planilha de amortização pelo Sistema Frances de Amortização (SFA).

B-Elaborar a planilha de amortização pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).

C-Elaborar a planilha de amortizações pelo Sistema de Amortização Mista (SAM).
RESPOSTAS:

A)

         Sistema Frances de Amortização (SFA) também é conhecido como Sistema Price e é muito aplicado em todos as categorias financeiras, dê preferência nas compras a prazo de bens de consumo, por meio do crédito direto ao consumidor. No Sistema Price, as prestações são iguais e sucessivas, no qual cada prestação é composta por duas parcelas: juros e amortização do capital; de que o cálculo embasa numa série idêntico de pagamentos.

         Para entendermos mais um pouco sobre o sistema de amortização conheceremos abaixo sobre alguns termos:

Prestação: o valor que será efetivamente pago a cada período (meses anos, por exemplo).

Juros: Parte da prestação que corresponde à remuneração do dinheiro.

Amortização: Parte da prestação que corresponde à redução da dívida sem incluir juros.

Saldo: é o valor da dívida em cada período do empréstimo ou financiamento, não inclui juros. O saldo devedor vai sendo reduzido até chegar a zero quando a dívida é completamente amortizada.

Características:

  • Valor da amortização: Crescente
  • Valor dos juros: decrescente
  • Valor das prestações: Constantes

Segue abaixo a planilha SFA conforme o exercício da atividade.

[pic 2]

RESPOSTAS:

B)

         Sistema de Amortização Constante (SAC) este sistema é muito usado em financiamentos internacionais de bancos de desenvolvimento e no sistema financeiro de habitação brasileiro, e em financiamentos de longos prazos.

         As prestações do Sistema SAC são contínuos e decrescentes em segmento aritmética, do qual o valor de cada prestação é composto por uma parcela de juros e outra de amortização constante do capital.

Características:

  • Valor da amortização: Constantes
  • Valor dos juros: Decrescente
  • Valor das prestações: Decrescente

Segue abaixo a planilha SAC conforme o exercício da atividade.

[pic 3]

RESPOSTAS:

C)

         Sistema de Amortização Mista (SAM) é a média do SAC+ o SAF, para ter os valores é só obter os valores e somar o saldo devedor do SAC mais o salso devedor do SAF e dividir os dois, fazer a mesma coisa com a Amortização, com os juros e com as prestações. O SAM entre outros tem seus valores um pouco maior que o SAC e um pouco menor que o SAF. Para encontrarmos os valores do SAM inicialmente precisamos encontrar os valores do SAC e do SAF como já realizamos anteriormente. O SAM é um sistema proveitoso para quem está emprestando ou pagando, ele não apresenta valores notáveis como o SAF, e para quem recebe os valores não apresentam tão baixos como no SAC.

    Segue abaixo a planilha SAM conforme o exercício da atividade.

      [pic 4]

 unidade, venderei uma unidade, se produzirmos mil unidades, venderemos mil unidades, não há limites para a demanda, o equilíbrio para o ortodoxo é natural, ele sempre vai acontecer, porque a oferta determina sua demanda, não há uma demanda efetiva, existe uma demanda infinita, hora se isso é verdade a economia está em equilíbrio constante, portanto o ortodoxo é o cara que acredita no equilíbrio.

        Não há possibilidade de a economia estar fora do plano emprego dos fatores, se empregarmos totalmente os fatores a economia estará em equilíbrio. A única estrutura que pode tirar a economia do equilíbrio e comprometer todo desenvolvimento é o governo, portanto é desejável que o governo não haja, porque ele não precisa agir, ele não tem função econômica, na verdade é dada pelo equilíbrio, e a iniciativa privada já faz isso.

[pic 5]

2- Desde os anos 80, a América Latina presenciou o enfraquecimento da industrialização pós-substituição de importações, e à mudança dos regimes prepotentes à democracia. O início das economias nacionais, a modificação do aparelho estatal, o alicerce dos regimes democráticos e o término da maior parte das lutas armadas regionais ou internos, no entanto, não bastaram para esclarecer as questões apuradas na década precedente.

         Em 1911 (março), foi assinado o Tratado de Assunção, que formava o Mercosul – Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. O tratado resumia-se na liberação integral do comércio inter-regional e perfilhamento de uma tarifa externa comum. Nesse entendimento, desejando renovar a indústria nacional e abranger o Brasil na direção do comércio mundial, o governo Fernando Collor de Mello levou como conceitos a abertura do país para a comunidade econômica internacional. Ele queria estabelecer o país atuar no primeiro mundo pela abertura do comércio, pela privatização e pela desregulamentação. Um dos seus propósitos era compelir a indústria nacional a produzir com lucratividade frente à disputa internacional, e com produtos de maior qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (603.8 Kb)   docx (422.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com