TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        A UTILIDADE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ADMINISTRADOR _        

2.2        PAPEL DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES        4

2.3        SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL E O IMPACTO DOS TRIBUTOS NAS OPERAÇÕE EMPRESARIAIS        5

2.4        PESQUISA DE UMA EMPRESA RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA REGIÃO        7

2.5        DIFERENÇA ENTRE JUROS SIMPLES E JUROS COMPOSTOS NO CÁLCULO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS.        7

2.6        EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO        

3        CONCLUSÃO        2

REFERÊNCIAS        3



  1. INTRODUÇÃO

Estre trabalho tem como objetivo abordar a importância da matemática financeira para as empresas e para o administrador. Apresenta alguns conceitos, alguns tipos de sistemas de amortização, equivalência de capitais e regimes de juros simples e compostos e suas diferenças. Mostra também a finalidade que a contabilidade tem na gestão das organizações e sua importância na tomada de decisão dos gestores. Além disso, mostra como se encontra a situação tributária no Brasil, alguns tipos de tributos pagos por empresas de acordo com o que ela fatura, bem como o impacto desses tributos nas operações empresariais.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A UTILIDADE DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ADMINISTRADOR

É de conhecimento de muitos que a Matemática financeira está presente em várias situações do nosso cotidiano, desde a compra de um produto, compras a crediário, até situações mais complexas como no financiamento de um apartamento, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras. Por isso, a matemática financeira é de grande utilidade para nós, já que ela nos permite avaliar essas situações e determinar qual a melhor decisão a ser tomada.                                        

O administrador necessita muito do conhecimento dessa ferramenta para elaborar planejamentos com maior segurança e sem prejuízos. O conhecimento sobre cálculos, o custo e o retorno das operações, os regimes de juros simples e compostos aplicados em uma sequência de períodos, operações de financiamento, taxas e tudo relacionado à Matemática Financeira, farão com que o administrador tenha uma visão da empresa como um todo. Através disso, ele conseguirá administrar seus lucros, evitando prejuízos, saberá tomar as decisões necessárias para obter resultados satisfatórios. De acordo com Silva (2002, p.7), com a utilização da matemática financeira o grau de incerteza para tomada de decisão é reduzido, assim torna-se possível à escolha de alternativas mais rentáveis com maior grau de segurança e um baixo coeficiente de erro na decisão tomada.

 A administração financeira utilizada nas empresas, em alguns casos representa uma vantagem para elas nesse mercado cada vez mais competitivo. Ela auxilia no gerenciamento de custo/ benefício para a tomada de decisões e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização de lucros e melhores resultados.

  1. PAPEL DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

A contabilidade pode ser definida como um sistema de informações indispensáveis à gestão de uma empresa. Sua principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório na organização. Buscando um diferencial competitivo é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras.

Saber como melhor interpretar os resultados da empresa é um dos objetivos primordiais da Contabilidade gerencial. Segundo Anthony (1974), a Contabilidade deverá preocupar-se em gerar informações úteis à administração, atendendo às necessidades dos gestores. Oliveira (apud SANTOS, 1993, p.18) afirma que o trabalho gerencial é um processo administrativo que envolve planejamento, organização, direção e controle voltados para resultados.

Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário.

Ainda é responsável pelo departamento fiscal e contábil. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. Aqui também, é importante o papel da contabilidade, pois a maior parte de seus relatórios são técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem papel fundamental, o de auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com