TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.518 Palavras (23 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

Moises Paes de Vasconcelos RA427980

Síria Lobo Coelho RA406859

Suely Farias Santos RA 415590

Tereza Cristina Santos de Jesus RA 405445

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MANAUS

NOVEMBRO/2014

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

Moises Paes de Vasconcelos RA427980

Síria Lobo Coelho RA406859

Suely Farias Santos RA 415590

Tereza Cristina Santos de Jesus RA 405445

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Trabalho apresentado visando obtenção de nota parcial da disciplina Matemática Financeira, ministrada pelo Professor EAD Me. Leonardo T. Otsuka, sob tutoria presencial, da Professora Ma. Ligiane Corrêa.

Turma: A – 2A – Administração.

MANAUS

NOVEMBRO/2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO        04

Conceitos fundamentais        05

Conceitos de capitalização simples        05

Juros Simples        05

Capitalização Composta        06

Juros Compostos        06

Cálculos realizados        07

Conceitos de series de pagamentos Postecipados e Antecipados.        09

Taxas de juros compostos        12

Conceito de Amortização de empréstimos        14

SAC- Sistema de Amortização constante        15

PRICE- Sistema Francês de Amortização        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERENCIAS        20

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar sobre o controle de financias, possibilidades de uma melhoria de vida de Marcelo e Ana, conceitos nos regimes de capitalização, utilização da máquina calculadora HP 12C operações básicas que envolvem margem de lucro sobre o preço de compra e sobre o preço de venda conceito de juros simples, que, apesar de ter utilização restrita no mercado financeiro, é de fundamental importância para o entendimento dos juros compostos, capitalização composta, juros, período de capitalização taxa e economia de juros e inflações.

Cálculos realizados sobre a vida de Marcelo e Ana que se divide em etapas, gastos feitos para realização do casamento, o que eles fizeram de deixaram de fazer, os gastos que poderiam ser reduzidos. Conceitos de series de pagamentos conjuntos de valores iguais, termos postecipados, que se trata de recebimento de algo sem entrada.

Planejamentos na vida de Marcelo e com isso novas rendas obtidas, prestações e pagamentos realizados de dividas feitas pelo casal, investimentos que puderam obter com a economia financeira. Conceitos de amortização de empréstimo, ou seja processo de extinção de uma divida feita por pagamento periódico, amortização constante, sistema de francês de amortização.

Conceitos fundamentais

A Matemática Financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo. Para iniciar o seu estudo, é necessário que se estabeleça uma linguagem própria para designar os diversos elementos que serão estudados e que esses elementos sejam contextualizados com precisão. Os elementos básicos do estudo da disciplina serão inicialmente vistos através de uma situação prática para, na seqüência, defini-los.

Conceito de Capitalização Simples

No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples. (KUHNEN, 2008).

Juros Simples

 

     No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, consequentemente, não rendem juros. Assim, apenas o principal é que rende juros.

Capitalização Composta

No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com