TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz Estratégia de Precificação

Por:   •  11/9/2021  •  Resenha  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Criação desenvolvimento e gestão de produtos

Módulo: 4

Aluno: Daniela Lima

Turma:2

Tarefa: Criação de produto IOT

Descrição do produto

No momento de criar um produto precisamos levar em consideração a necessidade ou o desejo do nosso consumidor. Pensando nisso Daniela Company procurou desenvolver um produto que junte dois grandes temas; tecnologia e saúde. O aparelho Nurse Grey tem como objetivo principal conseguir acompanhar a saúde de seus consumidores. Um dos produto mais modernos do mercado, em que seus consumidores conseguem não só utilizar para um check up básico de saúde mas também para se divertir (ver filmes, escutar músicas, receber ou realizar ligações, e controlar a casa de maneira inteligente). De acordo com um estudo do IBGE (2020), a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 31,1 anos desde 1940, levando homens para uma média de 73,1 anos e mulheres para 80,1 anos. O objetivo do aparelho que possue uma tela de 8” e som estéreo (figura 1), é conseguir auxiliar o idoso ou portador de enfermidade a controlar de maneira mais eficaz sua medicação, batimentos cardiácos e até mesmo marcar uma consulta médica se necessário.

 

Figura 1- Imagem Ilustrativa Nurse Grey

[pic 1]

Fonte: Imagem Ilustrativa

Para funcionar o dispositivo precisa de fonte de energia (já inclusa na caixa), wifi para conexão, e utilização de adesivo para as medições de saúde serem realizadas.

Os concorrentes diretos de assistência inteligente são: linha Echo da Amazon e Mi Smart Speaker da Xiaomi, porém as linhas apresentadas pela Amazon e Xiaomi não apresentam a possibilidade de verificações de saúde. Já o concorrente que apresenta a função de verificar a saudabilidade do consumidor, porém não apresentam a função de realizar exames e as características de lazer citadas anteriormente é a empresa Tecnosenior. A empresa trabalha com um aparelho, estilo botão do pânico para que o idoso possa acionar e receber ajuda caso necessite. Na figura 2 conseguimos verificar o comparativo de todos os aparelhos.

Figura 2- Comparativo de Preços e Características

[pic 2]

Fonte: Portifólio Daniela Company

 

Geração de ideias

O processo de geração de ideias começou a partir de uma necessidade pessoal em dar assistência para minha avó Maria Adália de 81 anos que reside sozinha na cidade de São Paulo. Para começar a desenvolver o produto utilizei a técnica Desing Thinking, que de acordo com a Rockcontent (2020) é uma maneira inovadora e criativa de resolver problemas complexos. No processo proposto pela Universidade de Stanford (2017 apud IRIGARAY, 2019), o Desing Thinking é dividido em cinco estágios: empatizar, definir, idealizar, prototipar e testar.

Durante a fase “empatizar” ou de “imersão” é onde iniciamos o processo de desenvolvimento aproximando pessoas que tenham interesse ou conhecimento sobre o “problema” que queremos resolver com a criação do nosso produto. Com a etapa “definir” começamos o levantamento de dados e considerações sobre as ameaças ou oportunidades, situação politica e econômica do país e da empresa.  Quando iniciamos a terceira etapa de “idealizar”, temos como objetivo principal levantar ideias, realizar um brainstorming para que durante a quarta etapa a empresa consiga prototipar, ou seja, tangibilizar a ideia. Após todas as etapas, chegamos na quinta e última; “testar” ou “validar” o produto com possíveis clientes sendo realizados testes práticos e grupos focais.

Figura 3- Geração de Idéias

[pic 3]

Fonte: Portifólio Daniela Company

Púlbico-alvo e segmentação de mercado

Quando pensamos no processo de decisão de compra, vários fatores podem influenciar a decisão final como por exemplo: idade, sexo, classe social, estado civil e o momento da vida que esse determinado consumidor se encontra ( GIRÃO, 2020; DE PAULA, 2020). Uma das etapas principais para elaboração de um produto como o Nurse Grey é a definição do público-alvo. Em definição pelo dicionário Oxford Languages, público-alvo é o “segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens.”. Pensando nisso podemos definir que o público-alvo do Nurse Grey são homens ou mulheres idosas (acima de 60 anos) ou que possuem algum tipo de enfermidade que necessite acompanhamento. Devido a um alto custo de compra, o público acaba se restrigindo a famílias ricas e de classe média (A e B), que possuem um renda média de R$15.000,00 ou mais (ESPERANDIO, 2020).

Quando analisamos o produto, chegamos a conclusão de um mercado de nicho, temos poucos concorrentes e fazemos parte de um mercado mais segmentado por termos um público-alvo bem definido.

Posicionamento competitivo

O posicionamento do Nurse Grey, ou seja, a imagem que passamos para nossos concorrentes e consumidores é de Segurança e Cuidado. Projetamos a imagem de cuidar dos nossos idosos como uma família, sempre pensando na segurança deles e de um modo mais prático e simples através da tecnologia de desenvolvimento que o produto oferece.

Figura 3- Logo Daniela Company

[pic 4]

Fonte: Daniela Company

Análise do nível de produto e ciclo de vida

De acordo com Kotler (2014 apud IRIGARAY, 2020), podemos dividir em cinco níveis: Benefício central, produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial. No primeiro nível, temos o benefício central que o produto oferece, ou seja, qual o objetivo principal do produto. No caso do Nursey Grey temos o acompanhamento básico da saúde do consumidor. O segundo nível temos as características básicas, como o produtor ser compato, possuir uma tela touch scream, originalmente vir na cor preta e a fonte de energia já acompanhar o produto na caixa. Já no terceiro nível nos deparamos com os benefícios que são esperados do produto, no caso do Nurse Grey é conseguir controlar de maneira não invasiva a saúde e o ambiente em que o idoso ou pessoas enferma se encontra. O produto ampliado, nível quatro, analisamos o que o produto entrega além do esperado. O Nurse Grey entrega não só o cuidado com a saúde mas também um aparelho que pode ser usado para lazer (ouvir músicas, ver filmes, ler noticias ou até mesmo entrar em contato com amigos e familiares). Indubitavelmente temos que pensar no produto potencial, o quinyo e último nível. O que podemos esperar do futuro? Nurse Grey tem a pretensão de não só lembrar o consumidor de seus remédios mas já aplica-los no momento certo.

Ciclo de Vida Nurse Grey

Introdução: nesta fase o produto já é lançado trazendo “prejuízo” para empresa. A estratégia de precificação inicial é de R$1.500,00, o que é um valor mais barato do que seu concorrente produzido pela Amazon Echo10. A ideia com o preço baixo é gerar experimentação e ajudar na divulgação inicial do produto. A comercialização inicialmente é exclusivamente online.

Crescimento: durante esse período, temos um investimento significativo na expansão de vendas, alinhando o custo com os concorrentes e investindo em vendas offline em lojas parceiras como Fast Shop.

Maturidade:o estágio de maturidade o produto tem uma previsão de vendas mais lento, o que estimula a empresa a investir em novos produtos ou na melhoria do portifólio já existente.

Declínio: No momento do declínio, o produto já está obsoleto ou possivelmente superado por algum concorrente, a empresa precisa investir em um reposicionamento de mercado ou até mesmo na retirada do produto do portifólio e com isso iniciar um novo ciclo com um novo produto no mercado.

Análise do portfólio

[pic 5]

Referências bibliográficas

IBGE. IBGE: esperança de vida do brasileiro aumentou 31,1 anos desde 1940. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-11/ibge-esperanca-de-vida-do-brasileiro-aumentou-311-anos-desde-1940 Acesso (12-07-2020)

ROCKCONTENT. Design Thinking: uma forma inovadora de pensar e resolver problemas. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/philip-kotler/ Acesso (12-07-2020)

IRIGARAY. Helio Arthur. Criação, desenvolvimento e Gestão de Produtos [Apostila]. Produção FGVONLINE. Rio de Janeiro: 2019. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/333751/585610 Acesso (12-07-2020)

ECONOWEEK. Você sabe se é rico ou pobre? Descubra se pertence à classe A, B ou C... Disponível em: https://economia.uol.com.br/colunas/econoweek/2020/09/25/classe-a-b-ou-c.htm  Acesso (13-07-2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com