TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Cientifica

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

Metodologia científica

  1. Método, economia e eficiência nos estudos.

  1. Aprender a Aprender na Faculdade.

 O texto, fala que para as pessoas que acabam de entrar em uma universidade, precisara saber ao máximo como tirar bastante proveito do seu curso. O calouro irá perceber que tudo irá ser diferente de como era antes. Quem não souber compreender o espirito, de sua nova situação para se adaptar e não perder o ritmo desde do início.

Sabemos que no ensino médio e na universidade existem fatores diferentes são eles: no ensino médio o estudante tem que estar em suas salas de aulas no horário determinado, não podendo sair da sala até o termino de sua aula. Porém na universidade não será exigido tais obrigações como no ensino de ensino médio.

Alguns acadêmicos não se preocupam muito com sua pontualidade devido aos professores respeitarem seus direitos de chegar alguns minutos depois de dar início a aula, pelo motivo de serem adultos e não terem muita necessidade de justificar seu atrasado como no ensino médio.

Fazer um curso superior, não será apenas ficar ouvindo as aulas para conseguir adivinhar testes, mas sim instrumentar-se para o trabalho científico. Mas também vale uma instrumentação do que o conhecimento de uma série de problemas ou o aumento de informações acumuladas. Com esse sentido o estudante terá feito um bom aproveitamento do seu curso, sendo capaz de repetir o que aprendeu.

As pessoas que acabam de se ingressar em uma faculdade precisarão ser informadas sobre a maneira de conseguir pleno êxito no curso que irá fazer. Deverá aprender na faculdade.

  1. Tempo para estudar

O primeiro passo para uma pessoa que se quer estudar consiste em organizar a vida de maneira que aja tempo para estudar e planejar o melhor aproveitamento possível de seu tempo.

Ninguém desconhece o sacrifício de cada acadêmico que vai para suas universidades, após 8 (oito) horas ou mais de trabalho profissional. É preciso organizar um tempo para frequentar todas as aulas de seu curso e um tempo de meia hora de estudos.

  1. Para descobrir tempo 

 Pode-se conhecer bastante sobre devidas coisas, senão não conseguirá produzir nada em apenas 10 minutos. Mas quem tem sua leitura e seu conhecimento mais avançado, conseguirá saber fazer um bom texto e uma boa leitura de tudo em não muito tempo.

Quanto menos tempo tivermos, mais motivados deveremos estar para aproveitar o máximo. Há alunos que estudam à noite, e trabalham durante o dia que conseguem conciliar e ter um resultado positivo em seus estudos bem melhores que alunos de outros períodos, que não trabalham ou que trabalham meio expediente. Isso não explica o desenvolvimento, mas sim o esforço dos demais que tem uma responsabilidade maior, de trabalho que os demais.

  1. Programar uma utilização do tempo 

Não bastará apenas se determinar, ao longo de sua jornada, espaço para estudar. É preciso que você estude em cada horário de maneira programática, embora as vezes se alterem os planos em determinadas circunstâncias.

O horário em que o acadêmico fez aparecer para dedicar-se ao estudo, terá que ser preenchido com algumas atividades que perfaçam o ciclo e criem o ritmo de trabalho eficiente.

  1. Horário de preparação para a aula 

O acadêmico terá que ter em suas mãos o programa, como o material de estudo, livros, blocos de anotações, um bom dicionário, apostilas ou fontes indicadas para a leitura de aprofundamento.

Não resta dúvida sobre a importância de se reservar um espaço no seu tempo de estudo para leitura previa dos assuntos da aula. Poderá ser feita em alguns minutos, determinando um melhor rendimento durante as aulas, ordem, clareza e perfeição nos apontamentos.

  1. Horário das revisões das aulas

Não bastará preparar-se para a aula e conseguir compreender o que está sendo dito pelo professor. Será necessário fazer algumas revisões, e nestas revisões questionar o professor se houver dúvidas do aluno. Pensamos que sabemos que entendemos tudo muito bem, mas na hora de formular as questões, percebemos que não conseguimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com