TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia para a Educação à Distância

Por:   •  3/4/2018  •  Artigo  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

MOACY FLÁVIO FARIAS DE CASTRO

DENIS CEREJA DOS SANTOS

METODOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

APUCARANA - PR

Março – 2018

MOACY FLÁVIO FARIAS DE CASTRO

DENIS CEREJA DOS SANTOS

METODOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Artigo desenvolvido na disciplina Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso de Pós-Graduação em Tecnologias em Informática na Educação da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para aprovação na disciplina (Avaliação Presencial – Polo)

Prof. Dr. Oscar Massaru Fujita

APUCARANA - PR

Março – 2018

Metodologia para a Educação à Distância

Moacy Flávio Farias de Castro[1]

Denis Cereja dos Santos2

  1. INTRODUÇÃO

Este texto tem como objetivo explicar os principais aspectos referentes à Metodologia e o significado de ensino a distância que são mediados por tecnologias no qual professores e estudantes estão separados espacial e/ ou temporalmente.

O ensino presencial é o formato mais tradicional das modalidades, onde o ensino está baseado em horários fixos e interação no mesmo espaço físico entre professor e aluno. No EAD o aluno tem flexibilidade para definir seus horários e conciliar os estudos com as demais atividades de sua rotina diária.

Existem quatro tipos de metodologias usadas no ensino a distância que são importantes, são elas: metodologia de autoaprendizagem, metodologia da conversão didática guiada, aprendizagem aberta e metodologia do ensino híbrido

Foi essencial o EAD se adaptar as novas tecnologias e às necessidades do mercado, essa mudança iniciou nos cursos livres e hoje são utilizadas pelas universidades e ambientes corporativos.

O desenvolvimento eficaz no ensino EAD foca no aluno, mas sem esquecer da importância dos depois elementos envolvidos no processo ensino aprendizado, como o efetivo pessoal, ou seja, tutores presenciais, tutores a distância, professores web, professores conferencistas, professores autores, coordenação de curso, coordenação pedagógica, assessoria pedagógica e coordenação geral.

  1. DEFNIÇÃO

Com o desenvolvimento tecnológico houve a rápida difusão da Educação a Distância e a explosão informacional. Essa modalidade de ensino veio como forma eficaz para superar a exclusão social, a democratização e o acesso ao saber escolarizado para atender a demanda imposta pela sociedade.

Muitos autores teceram definições sobre o significado de EAD, em todos nota-se um traço em comum quanto ao uso das ferramentas tecnológicas para desenvolver o processo de ensino aprendizagem. Conforme Moran (2007), a Educação a Distância é o processo de ensino aprendizagem mediado por tecnologias, no qual professores e estudantes estão separados espacial e/ ou temporalmente.

Convém citar GASPAR (2001), que visa a metodologia de ensino centrada no aluno,

Uma estratégia centrada na aprendizagem que ocorre de métodos e meios adequados para que ela se realize efetivamente, com o pressuposto de que o aprendente não está face ao ensinante. Exige, portanto, controle apertado que se pode resumir a três grandes funções processuais: tutoria, supervisão do processo de aprendizagem e avaliação do progresso e do resultado dessa aprendizagem. (GASPAR, 2001, p. 70)

O MEC em 2005 revê o decreto n. 2.494/1998 e a portaria n. 301/1998, assim a partir do decreto n. 5.622/2005 define o que entende por Educação a Distância:

Caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático/pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (Art. 1º

 O ensino EAD e tem o ensino/aprendizagem mediado por livros, meios tecnológicos, tutor presencial e a distância, professor web, professor conferencista e atividades que suprem a ausência física do professor, mesmo com a separação física do professor e do aluno há o contato o direto dos alunos entre si ou do aluno com os profissionais da educação.

        

Para que haja o desenvolvimento eficaz das atividades acadêmicas no ensino EAD é necessário a estrutura técnica e pedagógica para assessorar o aluno durante o curso, são eles: tutores presenciais (responsáveis pelos polos de apoio presencial); tutores a distância (responsáveis pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas a distância pelos estudantes); professores web (atuarão diretamente no bate-papo do Portal, respondendo as dúvidas dos alunos em seus respectivos polos); professores conferencistas: (responsáveis pela ministração das tele aulas); professores autores (responsáveis pelas unidades didáticas e pelo material didático; coordenação de curso; coordenação pedagógica em EaD; assessoria pedagógica e coordenação geral de EaD.

  1. METODOLOGIA APLICADA NA EAD

O modelo tradicional de ensino foi alterado com a introdução de suportes tecnológicos para suprir a demanda que o mercado exige, bem como estimular a atenção do discente.

Metodologia é o processo utilizado para chegar a algum conhecimento e também organizar o aprendizado do aluno e pode ser aplicada de diferentes maneiras no processo educacional. Há quadro metodologias de aprendizagem a distância que merecem considerações, são elas: metodologia de autoaprendizagem, metodologia da conversão didática guiada, aprendizagem aberta e metodologia do ensino híbrido

Na metodologia de autoaprendizagem o aluno é autônomo e tem responsabilidade de buscar os melhores materiais de apoio para os estudos, esse método estimula o desenvolvimento, a capacidade de construção de conhecimento e a capacidade crítica. O discente deve possuir o máximo de habilidades para não ter desistência pelo fato de não ter perfil e dedicação suficientes para adequar-se a essa forma diferenciada de aprendizado.

 No ambiente virtual de aprendizado é utilizado vários suportes, ou seja, vídeos, links, artigos ou livros disponibilizados na internet. As atividades avaliativas são realizadas através de provas e exercícios que são enviados à instituição de ensino para correção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (304.9 Kb)   docx (168.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com