TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem de Negócio

Por:   •  9/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Graduação em Administração

 

 

Nadylla Mendes Alves

Vânia de Sousa Pinho

 

 

 

GALPÕES LOGÍSTICOS

 

 

BELO HORIZONTE

02/2022

 Nadylla Mendes Alves

Vânia de Sousa Pinho

 

 

 

 

 

 

GALPÕES LOGÍSTICOS

 

 

Trabalho apresentado à disciplina Gestão Logística do Curso de Graduação em Administração, 6º período, ministrada pelo professor Luis Amaro Lanari.

 

 

 

BELO HORIZONTE

02/2022

INTRODUÇÃO

O gerenciamento dos processos logísticos demanda um desempenho no planejamento e acompanhamento de cada etapa de produção desde o recebimento da matéria-prima, sua transformação e a entrega do produto ao consumidor final. Dessa forma, a logística de armazenagem é um fator importante que facilita o entendimento do fluxo dos processos de recebimento, estocagem, conferência e distribuição de produtos possibilitando as empresas ampliarem seu poder competitivo e oferecer melhores preços aos seus clientes, para isso, a escolha do local dos galpões logísticos deve ser feita corretamente.

GALPÕES LOGÍSTICOS 

Os Galpões Logísticos são espaços designados para desenvolvimento operacional da logística empresarial. Tais espaços são utilizados para separar, estocar, receber, manipular e distribuir os materiais para produção e os produtos acabados. Um Galpão Logístico proporciona mais chances de expansão das operações da empresa, uma vez que a organização possuirá um espaço maior para estocagem, o que contribuirá com a distribuição das mercadorias.

Os galpões, se usados de forma estratégica e integrada à produção, asseguram a velocidade da produção e entrega, preço justo e a importante disputa concorrencial que potencializam as consequências dos procedimentos logísticos.  

Precipitando a aquisição de um galpão logístico, é importante averiguar as circunstâncias exigidas para realizar os processos de produção. Este cuidado é imprescindível dado que o galpão é o local onde se passará uma importante etapa da sua cadeia de suprimentos. Logo, é significativo que o espaço escolhido atenda às expectativas do negócio, estabelecer e definir parâmetros de armazenagem e quais as necessidades de seu produto, é uma etapa primordial.

Não somente no Brasil, mas em todo o mundo, a procura por galpões logísticos sofreu um considerável aumento desde a pandemia do novo coronavírus. A pandemia e suas medidas de restrições favoreceram um crescimento no setor de E- commerce, o que gerou uma maior adesão aos galpões logísticos. Tal procura causou um aumento também nos preços dos aluguéis destes espaços que estavam estagnados desde 2013, de acordo com a Revista Buildings, 2022. No entanto, a formidável performance do ano de 2021 tende a se manter em alta no mercado.

Além da busca de empresas por espaço, os galpões também são visados por investidores. Com a defasagem em fundos imobiliários, investidores estão optando por galpões logísticos como fontes de investimento, o que contribui para que o setor continue sendo procurado e inflamado.

Nos últimos anos, nota-se que o mercado logístico não só expandiu, como também mudou seu formato. Houve uma descentralização de operações para os mercados consumidores fundamentais e surgiu um crescimento de aglomerados logísticos em Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas e na região Sul do país. Apesar disso, Rio de Janeiro e São Paulo se mantêm na diligência de armazenagem e galpões logísticos.

Além da pandemia, o que explica a exploração logística nas áreas citadas acima é a minimização dos custos de transporte, que possuem vantagens fiscais para as operações instaladas em regiões de Extrema. Ademais, há benefícios de proximidade com mercado consumidor de grandes metrópoles, os galpões de Contagem e sua aproximação com Belo Horizonte, por exemplo.

Quanto à sua estrutura, os galpões logísticos têm passado por grandes mudanças também. A sustentabilidade está ocupando diversos segmentos, e a construção de galpões logísticos não ficaria de fora dessa.  Inicialmente, os galpões eram planejados e construídos através de concreto pré-moldado, visando eficácia e redução na mão de obra e tempo de construção. Contudo, já se tornou mais utilizada uma estrutura para a edificação mista, o que contribui para fatores técnicos e econômicos.

Existem diversos modelos de galpões logísticos, prontos para atender a todos os segmentos de negócio. O galpão da categoria Piramidal é confeccionado com tendas tencionadas, formando uma pirâmide, sendo um modelo o ideal para desenvolvimento de atividades temporárias. Este padrão é muito comum em grandes eventos e armazenagem emergencial, como estocagem de mantimentos em catástrofes naturais.

Já o galpão em formato de arco é um dos favoritos, uma vez que sua arquitetura favorece a acústica, ventilação e até mesmo o escoamento de água. Este modelo é o eleito quando o assunto é ginásios poliesportivos e até mesmo pequenas indústrias. Existe também o galpão de dois pisos, que possui dois andares e é o mais indicado para negócios em que diferentes processos de produção tem de acontecer no mesmo local. Normalmente utilizado em vestuário ou negócios com atuação de diferentes empresas, este modelo é indicado para organizações que pretendem reduzir custos com aluguel e controlar a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com