TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Montagem de Grupo

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

Cabeçalho

Curso: Pedagogia (LICENCIATURA )

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Thiago Santos de Oliveira

RGM:16862244

Disciplina: Estagio curricular em gestão

Ano/semestre :2018 5* semestre

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Escola Ranulfo Paes de Barros

Rua Dep Célso Mendes Quintela  Santa Isabel Cuiabá

Escola pública

Escola municipal

INTRODUÇÃO

  Realizei o estagio na escola Ranulfo Paes de Barros como citado a cima com a duração de 102h30 em sala de aula contendo 29 a 32 alunos em media de 12 anos. Realizando atividades disciplinares na escola como projeto de plano de aula mais dinâmico para sala de aula com a professora titular, abordei temas em alta na mídia relacionado ao meio ambiente, educação, politica com debates.  Tratei de explicar os conteúdos de forma clara e objetiva com dinâmicas e atividades interativas para o melhor entendimento da matéria, pude ressaltar nesse período de estagio alguns professores que trazem novidades em seu ensino e plano de aula e outros não que as vezes deixa os alunos dispersos em suas explicações.

  Acompanhei e auxiliei os alunos em trabalhos em grupos feitos na biblioteca, organizei apresentações realizadas no pátio da escola como danças para comemoração do aniversario de Cuiabá com siriri cururu apresentadas para todos servidores da escola e os pais, realização de  teatro com peças com o tema bullying  na escola retratando esse tema que sempre ocorre na escola.

  Nesse tempo também tive a oportunidade de conhecer mais o interno da escola como direção, a cantina, os servidores da limpeza e seus trabalhos e ter um aprendizado com professores qualificados somando na minha formação.

  Realizei explicação de conteúdo e correção de atividades em sala de aula, montagem no plano de aula de cada semana, realização de reuniões extraclasses para debates do funcionamento de projetos e planos propostos pela diretora da escola.

PERFIL DOS PROFESSORES

Nessa escola e realização do estagio tive 3 professores me acompanhando nessa etapa: professora LETICIA, professor VILSOM ,professora MARTA.

   Foram realizados aula de 1h, 1h30m com aulas 3 vezes na semana em turmas do ensino fundamental no período matutino.

  Tive uma experiência maior com a professora Leticia que foi a maior aula que acompanhei. Com um acompanhamento dela em planejar a aula e me auxiliar em dicas e livros para o melhor aprendizado. Ela traz uma aula dinâmica para os alunos, com novidades ,atividades em grupo ,apresentações , despertando nos  alunos interesse em descobrir coisas novas.

Professor VILSOM ressalta em suas aulas assuntos que esta relacionado a educação levando aos alunos debates e apresentações para o melhor aprendizado dos alunos .

Com a professora Marta tivemos bastantes projetos realizados na escola com datas comemorativas em apresentações me mostrando que projetos assim traz os alunos saber dividir e confiar no serviço do próximo para o conjunto ser apresentado, com conhecimentos sendo compartilhados. Professora  que se preocupa com seus alunos e no aprendizado.

PRÁTRICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Na sala de aula o professor tem como pratica para o ensino a alfabetização e o incentivo da leitura. Observando o desenvolvimento de cada aluno como alguns tem mais facilidade para leitura e outros dificuldades. Pode ser que essa dificuldade tenha ocorrido na  alfabetização dos primeiros anos e a dificuldade enfrentada pelo professor agora e recuperar o tempo perdido.

  Alfabetizar um adulto se torna mais difícil do que alfabetizar uma criança por seu conhecimento e seus conhecimentos, pois com a crianças se ensina  desde o começo as primeiras coisas.

  A escola possui uma sala de informática e alguns professores usam essa tecnologia para o aprendizado e técnicas diferenciadas para os planos de aula.

  Os professores para o plano de estudo de matemática traz novidades como musicas para que o conteúdos, as operações, entram na cabeça dos alunos de uma forma mais fácil e dinâmica.

  Em ciências naturais os professores aborda temas do cotidiano,  do meio ambiente, para comparar ao conteúdo didático.

  Para aulas de historia os professores retratam os acontecimentos históricos em textos, apresentações e slides para a explicação de conteúdo. Em Geografia trazem para o plano de aula mapas, globos para melhor  visualização dos países.

   A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável á prática educativa. O jogo é, portanto, sob suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação do real á atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. (Piaget, 1962 e 1976, pág. 37). A escola não traz um suporte para esse aprendizado mais os professores sabem que esse plano e essencial para o aprendizado e improvisam para  sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com