TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE SUMARÉ – UNIDADE SANTO AMARO 

Resenha sobre o livro Arte na Guerra

Resenha sobre o livro arte na guerra, atividade para relatar

o conhecimento e os ensinamentos adquiridos com os livro

relatando como era utilizado na guerra e como pode ser                                                                                         utilizado na área administrativa.

     Nome: Viviane de Mendes Gonçalves RA: 1515986 

SÃO PAULO ABRIL / 2017

Resenha do livro Arte na Guerra

O livro Arte da Guerra foi criando pelo autor Sun Tzu que foi um grande general chinês de guerra, o livro foi escrito aproximadamente no século IV a.C, onde o autor compartilha suas técnicas e estratégias que ele utilizava para vencer  na guerra. Esse livro foi um dos livros mais lidos do milênio.

É um livro antigo que trás algumas dificuldades de leitura devido ter sido escrito a muito tempo atrás ,porem trás bastante conhecimento para os dias de hoje mas para por em pratica  é necessário uma boa interpretação do livro para facilitar o seu entendimento e ter maior aproveitamento, pois o general relata as suas técnicas utilizadas para vencer as batalhas apesar de ser um livro que fala de guerra é possível adquirir um grande conhecimento de estratégias que podem ser utilizadas no dia a dia seja na área profissional ou pessoal, o livro trás bastantes características utilizadas na área administrativa inclusive ate nos dias de hoje porem adaptadas ao momento atual.

Para Sun Tzu, a guerra existe dentro de cada um, pois passamos a maior parte do tempo em busca da nossa própria paz e o autor deixa claro que o objetivo da guerra é a paz, porem para alcançar é necessário por em pratica suas técnicas para conseguir vencer, pois senão forem aplicadas corretamente com certeza será derrotado.

O livro esta dividido em 13 capítulos, cada capitulo fala sobre uma estratégia de guerra e mostra as situações de combate. Juntando todas as técnicas e colocando as em praticas é possível saber como utiliza-las para se tornar um vencedor.

Capitulo I- Avaliações

O primeiro capitulo fala sobre planejamento de como é importante avaliar todas as situações antes mesmo de agir. É preciso avaliar todos os passos dos inimigos, e colocar em pratica 5 fatores fundamentais que são: influencia moral, Meteorologia, o terreno, o comando e a doutrina.

Na administração o planejamento é um dos principais itens para uma boa gestão, é imprescindível que o planejamento esteja à frente do negócio é importante fazer uma reflexão da onde se espera chegar quais os objetivos e metas traçados.

Através dos 5 fatores citados pelo autor trazendo para a realidade administrativa entende se por influencia moral, uma boa liderança onde os lideres podem transmitir segurança aos seus subordinados.

Por meteorologia, as diferentes mudanças que podem acontecer em uma organização.

Por terreno, analise do campo, as estratégias utilizadas e grau de competitividade com os concorrentes.

Por comando: Os atributos de quem esta na gestão, a sua agilidade, o grau de conhecimento, experiência e técnicas que são utilizadas para manter o ambiente tranquilo porem sempre em busca de crescimento.

Por doutrina : regras e atribuições passadas pelos superiores com a finalidade de se manter um padrão e manter o equilíbrio dentro da organização.

O gestor de uma organização que conseguir colocar em pratica todos esses fatores fundamentais, examinar toda a situação fazer um planejamento correto com certeza vai obter bons resultados.

Capitulo II Guerreando

O Capitulo II fala sobre a importância da organização, e relata como era feito as divisões nas batalhas, mostras quais são as consequências de um grupo desorganizado, fala sobre a importância de ser rápido, e eficiente dentro das ações para manter as energias e recursos.

O objetivo sempre será, as vezes pode ser que se preenda alguém do outro grupo, caso consiga é necessário trata-lo com clareza para tentar fazer ele seguir o grupo.

Em uma organização é necessário colocar em pratica todas as técnicas citadas nesses capitulo, pois é imprescindível ter uma boa organização, divisão correta de setores e funções e controle dos recursos a parti daí toda equipe precisa ser ágil, eficiente, e sempre ter alternativas caso o plano dê errado.

Capitulo III Estratégia Ofensiva

O capitulo III destaca a importância de conhecem bem os seus inimigos, saber quais são as suas estratégias acompanhar seus passos para poder ataca-lo desde o inicio, é preciso manter intacto o maior numero de recursos e armamento, ter conhecimento de si mesmo e do seu grupo, pois para o general é melhor vencer o inimigo sem precisar combate-lo, vencer antes mesmo de lutar isso requer muitas técnicas e inteligências.

Na administração já é uma técnica bem utilizada que é conhecer bem o seu concorrente o observar saber qual serão suas possíveis atitudes onde ele pretende chegar e observar todas as novidades e sempre planejar e criar estratégias para que se possa se sobressair em qualquer situação e não ficar  para trás, é importante buscar sempre conhecimento, tendências de mercado, possíveis melhorias para se manter na frente.

Capitulo IV- Disposições táticas

O capitulo IV fala da importância de se ter uma boa tática, ter as tropas sempre a disposição no terreno, fazer cálculos para saber o grau de dificuldade do terreno do inimigo e aproveitar a distração do inimigo de forma inesperada.

 Na Administração é importante ter objetivos e um bom planejamento, sempre estar analisando o concorrente observar suas atitudes e toda movimentação, encontrar um momento oportuno para agir e se colocar a frente, porem é preciso sempre se manter preparado para conseguir se destacar a frente dos inimigos.

 

Capitulo V- Energia

O capitulo V fala sobre a importância da organização, para o general quem é organizado consegue dirigir muitos ou poucos, ele acredita que a organização e muito importante para vencer as batalhas e ele ainda deixa claro que para dirigir uma guerra é importante passar as responsabilidades aos superiores e os auxiliares cada um precisa ter bem claro quais os objetivos e entender que a dinâmica de grupo é algo muito importante. O capitulo também mostra varias técnicas de ataque e defesa que são de muita importância para vencer as batalhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com