TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE DE PLANEJAR

Por:   •  18/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

A NECESSIDADE DE PLANEJAR

Acacio Antônio Da Silva¹

Rozeli Benner²

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Dentro de uma organização é necessário que seja estipulado metas e objetivos para que a empresa tenha pelo que trabalhar, diariamente percebemos que muitos comerciantes necessitam realizar o fechamento de seu comercio, isto ocorre pela falta de não analisar se os objetivos estão sendo alcançados.

Muitas vezes pela falta de profissional capacitado ou pelo fato da mão de obra as organizações preferem buscar por profissionais baratos e não pensam no futuro de sua empresa, pois todos os dados precisam ser analisados corretamente para o bom desempenho da entidade.

Lacombe considera que se o planejamento for utilizado corretamente é um instrumento fundamental para as tomadas de decisões e a permanência da empresa no mercado, deste modo busca estudar as alternativas que buscam melhores rendimentos e desempenho positivo da empresa em todos os setores.

Segundo Lacombe (2009, p28) afirma que “Planejamento é a determinação da direção a ser seguido para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, fatos e estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível”

        Oliveira (2009) acha que o ato de planejar é um ato de visão do futuro e de resultados positivos para a entidade aumentar alcance de metas e objetivos de forma real fazendo com que as receitas passem a fazer parte das receitas ativas. O planejamento organizacional em três partes principais o estratégico é realizado por diretores e assessores, que precisam ficar atento ao ambiente externo da empresa, que é o mais amplo pelo fato de abranger toda a empresa.

Segundo Oliveira (2009, p.46):

O planejamento é uma das funções principais do processo administrativo, possui conceitos mais amplos do que simplesmente organizar os números e adequar as informações, passando a ser um instrumento de administração estratégica, incorporando o controle e turbulências ambientais e possibilitando que a empresa conquiste mais competitividade e mais resultados organizacionais, pois é a função que indica a direção a ser consolidada pela empresa.

Existem três métodos de planejamento estratégico, tático e operacional que são a base de tudo, visa o futuro da empresa e busca atingir os objetivos e decisões da empresa. No planejamento estratégico auxilia os gestores a pensar em curto e longo prazo. Os principais itens a serem alcançados são: missão, visão, objetivos, metas e criação de um pano de ação.

Para Chiavenato o resultado do planejamento tem efeitos depois de muitos anos, e ainda por cima abrange a empresa como um todo e só pode ser definido pela cúpula da organização. E deve ser analisado de maneira correta para que haja resultados positivos e melhor desempenho organizacional. Já o planejamento tático é realizado apenas por determinadas áreas da empresa com metas e objetivos determinados pelo planejamento estratégico é mais voltado por metas financeiras é desenvolvido pelo nível intermediário da empresa.

∙ É projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidas há vários anos pela frente.

∙ Envolve a empresa como totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.

∙ É definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao quais todos os demais estão subordinados. (CHIAVENATO, 2004, p. 42).

        

Já no planejamento operacional busca alcançar metas e objetivos em curto prazo são considerados o item principal para o bom desempenho da organização. Neste método pode ser analisado que a união dos itens citados ajuda no fortalecimento da empresa.

        Segundo Charnov (2009) consideram que o planejamento operacional é diário que trata de cronogramas, tarefas especificas e alvos mensuráveis e envolve gerentes em cada unidade que será responsável pela realização do plano.

        No entanto no planejamento tático é a busca de realizações de metas e objetivos em médio prazo e mais detalhado que o planejamento estratégico, a diferença entre o planejamento tático e estratégico é que o método estratégico é voltado como em um todo, já no método tático é realizado em determinadas áreas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (118.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com