TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAR UMA NECESSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Pesquisas Acadêmicas: PLANEJAR UMA NECESSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

PLANEJAR UMA NECESSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Suzana da Costa Silva

Como a ação de planejar faz parte da história dos indivíduos e o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva sempre foi uma inquietação significativa de toda pessoa, tornando-se assim também imprescindível na atividade docente, pois para alcançar o objetivo da educação que é fazer com que o aluno aprenda e com isso tornando-se um cidadão crítico para atuar na sociedade, o professor deve preocupar-se em realizar um bom e flexível planejamento, pois no mesmo estão contidas as políticas educacionais das instituições escolares que irá ser trabalhada por ele e por todos os profissionais da educação. Diante disso, o objetivo dessa análise é refletir sobre o que é planejamento no contexto escolar.

Segundo GADOTTI, 2006 apud MATEUS, 2010, p.118 o planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas, quanto à revisão e a adequação dos objetivos propostos no processo de ensino. Logo, se percebe que o plano é uma ferramenta que auxilia na programação das ações docentes, podendo definir-se também como um momento de pesquisa, reflexão e avaliação.

Ao abordar o planejamento escolar, mas precisamente o plano de aula, a não realização dessa prática infelizmente ainda é uma realidade em alguns contextos educacionais. Pode parecer que a não realização dessa prática seja pelo fato de que os docentes não saberem planejar, não saberem a importância desta atividade para o êxito de suas práticas pedagógicas ou por desconhecerem os prejuízos da improvisação, mas talvez essa resistência não se dê pelo fato dos educandos precisarem dedicar um tempo para planejar suas atividades, mas sim pelo esforço intelectual e o trabalho que é exigido do docente para desenvolver tal tarefa. Como nos mostra GASPARIN, 2007, apud MATEUS, 2010, p. 110.

A dificuldade de organizar as ações pedagógicas quando a quantidade de aulas que o professor ministra para sobreviver é muito grande. Outro fator agravante é o número de colégios que o professor necessita percorrer para trabalhar e que nem sempre a postura metodológica dessas escolas é igual em relação ao planejamento. Mais um agravante (...) a quantidade de disciplina que o docente assume para completar sua carga horária que acabam impedindo-o de executar e elaborar um plano mínimo de trabalho.

GASPARIN, 2007, apud MATEUS, 2010, p. 111 traz esta contribuição esclarecendo que os empecilhos de planejar são “sempre em dupla ordem: a) dificuldade de entender a teoria e seus fundamentos práticos e b) como passar dessa teoria para um projeto de ensino”.

Portanto todo educador que se preocupa em ter um bom êxito em suas práticas pedagógicas e com a formação de seus educandos precisa dedicar um tempo para planejar suas atividades e não somente optar pelo improviso. Com afirma Baffi (2002)

Se por um lado, dar aula sem nenhum planejamento é missão quase impossível, um bom planejamento pode oferecer ao professor a segurança necessária para que sua atuação seja eficiente, justamente por delimitar o que será desenvolvido em sala de aula. É ai que entra em ação o plano de aula. (...), portanto, é a partir do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com