TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MRP é um sistema de apoio às decisões e surgiu da necessidade de se planejar o atendimento da demanda dependente

Por:   •  16/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  1.604 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE DISCURSIVA

PPCP

O MRP é um sistema de apoio às decisões e surgiu da necessidade de se planejar o atendimento da demanda dependente, aquela relacionada à demanda independente (produto acabado) e que posteriormente avançou para planejamento, análise e controle dos recursos operacionais, ele ajuda as empresas a fazerem cálculos de volume e tempo, mas numa escala e grau de complexidades muito maiores. As empresas sempre tiveram que executar esses cálculos manualmente, de modo a garantir que teriam disponíveis os materiais certos nos momentos necessários. Surgiu a oportunidade de se executarem esses cálculos detalhados e demorados, com o auxílio de um computador, de forma rápida e relativamente fácil.

O MRP usa uma filosofia de planejamento, está na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente. O MRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável. 

[pic 2]

Suas características são:

  • A estrutura de produto para, quando ela chega aos itens que não são fabricados pela empresa;
  • Quantidades múltiplas de alguns itens são necessárias; isso significa que o MRP deve conhecer a quantidade necessária de cada item para ser capaz de multiplicar pelas necessidades;
  • Um mesmo item pode ser utilizado em diferentes partes da estrutura de produto.

O JIT é uma filosofia que visa à redução do estoque, em que se produz somente a quantidade necessária, no tempo necessário. Muitas empresas trabalham com essa técnica, recebendo de seus fornecedores pequenos lotes para atender a uma demanda “fracionada” Exemplo: entrega de determinado produto apenas para uma hora de produção.

Ele visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios e significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, não antes para que não se transformem em estoque, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar.

[pic 3]

Suas características são:

  • Percepção rápida de problema em qualquer estágio do processo produtivo;
  • Responsabilidade de solução de problemas compartilhada entre os estágios;
  • Baixo custo de estoque.

O JIC ou filosofia tradicional conduz que se produza segundo a sua maior capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. 

Não se desenvolvem esforços nem para modificar as capacidades nem para eliminar as variações, pois o interesse é sempre operar o tempo todo em sua maior capacidade.

O ritmo de produção é pela sua capacidade excessiva do primeiro processo, que manda sempre a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário.

[pic 4]

 Suas características são:

  • Verificação rápida do planejamento efetuado e dos resultados obtidos, o que facilitará a decisão de medidas corretivas;
  • Necessidade de formalizar uma série sistemática de apoio à gestão, como listar os materiais, a explosão de produtos etc;
  • Redução da burocracia e centrar na agilidade do processo para a tomada de decisões.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com