TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Por:   •  3/3/2020  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Para empreender em algo é indispensável analisar a oportunidade do negócio. Segundo BARON (2007), empreendedorismo é um processo e não mais um evento único. Portanto, exigem etapas a serem seguidas. A oportunidade de negócio nasce a partir de uma problemática e o desejo de sana-la.

Segundo BORGES (2014, p.15) “[...] Por trás de um grande problema, sempre existe uma boa oportunidade de negócio [...]”.

É necessário avaliar as características do público alvo, características do produto/serviços para saber se em algum momento se tornará sazonal, analisar quais possíveis pontos fortes e fracos diante do mercado já existente, ter conhecimento da localização para saber se é favorável para comercializar o produto ou serviço e o principal, estar preparado, devido à grande concorrência de mercado, as ideias são concorridas e muitos estão esperando pela mesma oportunidade, a diferença é se estiver preparado, conseguirá desenvolvê-la rapidamente levando em conta os prós e contras.

Como diz JUNIOR (2014, p. 21) “Um bom começo é identificar o que o cliente (ou potenciais clientes) demonstram como uma necessidade não atendida. Reclamações e sugestões constantes sobre determinado serviço ou produto são uma fonte poderosa de informações, que, quando devidamente processadas por um empreendedor, pode gerar bons negócios.”.

Porém sem as informações corretas, ou até a falta destas pode fazer com que aquela oportunidade na realidade não é tão válida quanto se imagina, por isso as informações são tão valiosas para um novo empreendimento.

De acordo com LUCKE (2007), melhor forma de descrever uma oportunidade de produto ou serviço são as seguintes características:

• Criar valor significativo para os clientes ao resolver um problema importante ou atender a uma necessidade;

• Oferecer um potencial de lucro significativo para o empreendedor;

• Ajustar-se bem à capacidade do fundador e da equipe gerencial;

• É durável;

• Passível de financiamento.

O empreendedor precisa ter uma visão crítica e holística, ser flexível e criativo para acompanhar a evolução do mercado. Avaliar a oportunidade e a laborar um plano de negócio é indispensável para o sucesso do empreendimento.

Um dos principais fatores que implica na falência de um negócio é a falta de planejamento, segundo HISRICH (2014) um plano de validação é essencial para a estruturação de um novo negócio.

Um plano de avaliação tem uma duração menor que um plano de negócio, seu foco é nas oportunidades, norteando as decisões que devem ser tomadas. Este plano se divide em quatro seções, sendo a primeira focada no desenvolvimento do produto/serviço.

Em seguida estuda-se o mercado que será implantado, analisando a concorrência e aceitação do público alvo. Para que assim seja possível saber se o tipo de negócio está de acordo com o perfil do empreendedor e se deve desenvolver habilidades e conhecimentos para este novo empreendimento.

Tendo todas estas respostas, a última seção estuda o planejamento dos passos que devem tomados para desenvolver e seguir cada etapa do negócio até chegar no resultado desejado, levando em consideração sempre o tempo e dinheiro necessário para cada etapa.

De acordo com a realidade atual, foi possível constatar três problemáticas que servem de potenciais oportunidades de negócios, sendo elas:

• Uma mochila que permite carga de aparelhos eletrônicos através de energia cinética, sendo uma solução para a falta de cargas nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com