TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO ENQUANTO ENTIDADE SOCIAL E ORGANIZAÇÃO ENQUANTO AÇÃO

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

RESENHA

ISADORA RODRIGUES DE MOURA

FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO

  • ORGANIZAÇÃO ENQUANTO ENTIDADE SOCIAL E ORGANIZAÇÃO ENQUANTO AÇÃO

Org como entidade social: Grupo de pessoas que atuam em conjunto para alcançar objetivos comuns.

Org como função da administração: Função do processo de administração responsável pela distribuição de trabalho, recursos e autoridade pelos membros da organização.

  • ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL

A organização formal é o conjunto de normal e regras que conduzem o andamento de todos os processos da empresa e é pautada pela lógica e racionalidade. Englobando fatores importantes dentro da empresa, como: Código de Ética do ramo de trabalho, Normas de conduta da empresa e plano de cargos e salários.

Vale destacar, que é através da Oganização Formal a empresa define seus valores, sua missão e sua visão.

Já na organização informal, é pautada pela espontaneidade, pois está mais liagada aos costumes e ideias, que os membros da empresa levam consigo e compartilham no ambiente de trabalho, ultrapassando as fronteiras de departamentos podendo ocorrer entre colaboradores de àreas distintas. Muitas vezes tendo como base afinidade e empatia, como também podem desenvolver antipatia.

  • CONCEITO DE DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO

A diferenciação consiste na divisão do trabalho por departamentos, buscando aspectos semelhantes na organização, que fazem sentido serem colocados no mesmo setor.

A diferenciação pode ser horizontal e vertical:

Horizontal: consiste no agrupamento por competências semelhantes de trabalho.

Vertical: consiste na divisão hierarquica de níveis de autoridade por cargos presentes na empresa.

E a integração é uma consequencia da divisão do trabalho e refere-se ao agrupamento e associação das tarefas permitindo melhor coordenação dos departamentos e se manifesta nos cargos, posições e funções organizacionais.

  • ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (ORGANOGRAMA)

Estrutura Organizacional é fazer divisão de cargos, setores e tarefas em diferentes níveis de hierarquia, levando em conta o estilo da empresa, o ramo de atuação, e dos objetivos. Exemplo que mostra a importancia dessa organização:

Imagine uma festa com garçons, seguranças , DJs e cozinheiros sem entederem o que tem de fazer. A bagunça se o segurança não sabe quem tem a entrada e o garçom não sabe o que servir.

Os desenhos das estruturas organizacionais abaixo iexplicarão de forma mais objetiva sobre estrutura organização.

Primeiro temos a Estrutura Funcional que é a mais indicada para pequenas empresas, os resurcoc estão organizados em departamentos, ex: administrativo, contabil, marketing, desenvolvimento.

Os recursos alocados em casa departamento respondem a um úinco chefe.

[pic 2]

A estrutura divisional é indicada para empresas que trabalham com diferentes mercados e clientes variados, pois são divisões separadas e autosufissientes.

[pic 3]

E a estrutura matricial é a mais dinâmica dentro da estrutura organizacional e o colaborador conta com 2 líderes indicados.

  1. O chefe do departamente
  2. O chefe do projeto que o colaborador está inserido.

Se trata de inter dependencia entre as áreas e é o modelo mais aplicado em grandes empresas, graças a flexibilidade e adaptação das tarefas no ambiente de trabalho.

[pic 4]

  • ELEMENTOS DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO

Especialização: A especialização do trabalho é o grau, em que, as tarefas são divididas e padronizadas, para que, possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em cada organização. No entanto, os efeitos alienadores da divisão do trabalho são reconhecidas a partir do trabalho clássico de Marx.

 O fato é que a monotonia gerada por um trabalho excessivamente repetitivo e pessoalemnte insatisfatório pode levar a diminuição da produtividade, por ex: profissionais da linha de montagem com objetivo de elevar a produtividade e cada um possui uma única tarefa.

E dentro da especialização podemos ter a horizontal e vertical:

Especialização Horizontal: o número de tarefas diferentes a serem desempenhadas e está ideia remonta e escola clássica da administração. Acarretando geralmente no aumento horizontal do organograma (departamentalização).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com