TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM E HISTÓRICO

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.993 Palavras (16 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 16

ORIGEM E HISTÓRICO

Com quatro décadas de existência, O Boticário alcançou uma posição privilegiada. É hoje um dos maiores fabricantes brasileiros de cosméticos, produtos de higiene e de perfumaria e, principalmente, reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços que desenvolve, produz e comercializa e com a qualidade das relações que mantém com seus diferentes públicos.

Uma pequena Farmácia de Manipulação inaugurados em 1977, pelo farmacêutico Sr. Miguel Krigsner, na cidade de Curitiba, deram origem a um complexo industrial e a uma força de vendas formada, ao final de 2008, tanto no Brasil como no exterior.

Atualmente, as operações do Boticário estão concentradas no Grupo Boticário, no município de São Jose dos Pinhais, região metropolitana Curitiba PR. Inaugurado em 1982, o local é um centro integrado de pesquisa, produção e logística e um dos maiores e mais modernos do gênero na América Latina.

O Boticário é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Uma das primeiras empresas nacionais a adotar o sistema de franchising, possui mais de 900 franqueados no Brasil, gerando cerca de 22 mil empregos diretos e indiretos na rede.
Hoje, são 3.200 lojas no país, além da presença internacional em cerca de 368 pontos de venda e 59 lojas exclusivas em oito países.

Desde meados dos anos 90, o Boticário busca aprimorar a governança corporativa. Esse processo teve como marco a abertura de capital, realizada em 2004, quando passou a integrar o Novo Mercado da Bovespa, assumindo o compromisso de adotar práticas mais rígidas do que as exigidas pela legislação. Em 2005, como reconhecimento ao compromisso que a empresa tem com a sustentabilidade, as ações do Boticário foram incluídas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), cuja

finalidade é reconhecer as companhias com os melhores desempenhos em todas as dimensões da atuação empresarial. 
Desde sua origem modesta, o Boticário sempre se inspirou em duas paixões fundamentais: a cosmética, como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas, e as relações humanas, como grande expressão da vida. 

INTERNACIONALIZAÇÃO
A boa aceitação da marca e o crescimento do canal de venda direta estimulam o Boticário a continuar investindo na expansão das operações de venda no Estados Unidos , no Paraguai, na Angola, no Portugal e, mais recentemente, na Venezuela e na Arábia Saudita e no Japão. 
Além da ampliação das atividades na América Latina, a empresa segue no mercado europeu desde 2005, com a inauguração do Grupo Boticário – primeira loja mundial.
A opção por este modelo de venda na Europa deve-se à decisão de reforçar a marca por meio de uma flagship store. Em 1986 amplia sua atuação iniciando as operações de venda direta em todo mundo. 
Para apoiar o processo de inovação e desenvolvimento de produtos, também inaugurou um novo laboratório de pesquisas na capital Portuguesa. A expectativa é que o Centro Satélite de Pesquisa e Tecnologia na Portugal aproxime O Boticário dos principais centros de desenvolvimento do mundo. Neste laboratório são aprofundadas as pesquisas nas áreas de testes in vitro, alternativa aos testes em animais, e os estudos de segurança e eficácia de ativos, tratamento de pele e novos materiais de embalagens.
VISÃO
Ser referência na criação de valores em negócios de beleza e moda.
Valores 
• Paixão pela evolução e desafios;
• Somos íntegros;
• Comprometimento com resultados;
• Valorizarmos as pessoas e as relações; 

MISSÃO
Ser conhecido pelo meio empresarial com grupo que contribui para um mundo mais belo pelo empreendedorismo e sustentabilidade.

PRINCIPAIS PRODUTOS
O portfólio de O Boticário conta com mais de 1.100 produtos entre itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais para rosto, corpo e cabelos, atendendo homens e mulheres de todas as idades e estilos de vida, além de jovem e crianças. A marca é a líder nacional na categoria de perfumaria e a vice-líder em maquiagem. E no mercado internacional está presente em sete países: Portugal, Angola, Venezuela, Japão, Paraguai, Estados Unidos e Moçambique.

CONCORRÊNCIA E AMBIENTE COMPETITIVO
O Boticário é a marca que detém a maior preferência declarada entre os consumidores de cosméticos, tem imagem da marca altamente estruturada, embasada em atributos de qualidade, tecnologia, confiança e transparência. Com o mercado cada dia mais estruturado e competitivo devido ao surgimento de novas marcas e serviços terceirizados, pontos como qualidade, custo, entrega é o que diferenciam as empresas. Com isso as fábricas necessitaram de investimentos, controlando custos e sempre atendendo as entregas da forma mais eficiente possível. O surgimento de processos terceirizados fez com que a fábrica entrasse em seu principal ambiente competitivo buscando a melhoria contínua de seus processos através de ferramentas de gestão de produtividade como o TPM² e o SMED. As principais concorrentes são: AVON BRASIL – Surgiu em 1886, através do norte americano David McConnell que abandona a venda de livros porta a porta para investir em perfumes. Nasce, então, a Califórnia Perfume Company, com a coleção de fragrâncias Little Dot. McConnell recruta Ms. Florence Albee para ser a primeira Revendedora Avon – 34 anos de a mulher votar nos Estados Unidos. 
JEQUITI - O pai de uma família com seis filhas, desde cedo percebeu o grande interesse das meninas pelos cosméticos. Durante suas viagens pelos Estados Unidos e Europa, passou a notar que não apenas suas filhas, mas todas as mulheres de modo geral, cercavam os balcões de perfumes e cosméticos como abelhinhas ao redor do mel. Sendo um homem de visão empresarial e obviamente, com tantas mulheres consumidoras em sua própria família, resolveu investir nesta área aqui no Brasil. 

Ética

Segundo Nash, (1990, pg. 3), apesar de que a atividade de ganhar dinheiro sempre teve uma aliança meio desconfortável com o senso particular de moralidade das pessoas.

Numa definição bem geral, ética aceita a existência da história da moral, tomando como ponto de partida à diversidade de morais no tempo, entendendo que toda sociedade tem sido caracterizada por um conjunto de regras, normas e valores, não se identificando com os princípios e normas de nenhuma moral em particular nem adotando atitudes indiferentes ou diante delas. A história da ética é um assunto complexo e que exigem alguns cuidados em seu estudo. Como disciplina ou campo de conhecimento humano, ética se refere à teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática moral. Dessa forma ela analisa e critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É, em outras palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (369.9 Kb)   docx (195.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com