TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OSM: CONCEITO, IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

Capa

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

2. OSM: CONCEITO, IMPORTANCIA E APLICAÇÃO        04

2.1 CONCEITO OSM        05

2.1.1. Conceito de organização        05

2.1.2. Conceito de sistemas        05

2.1.3. Conceito de métodos ........................................................................................06

2.2. IMPORTÂNCIA DO OSM PARA AS EMPRESAS        06

2.3. APLICAÇÃO DO OSM ...................................................................................07

3. CONCLUSÃO         07

REFERÊNCIAS        09


1. INTRODUÇÃO

No atual ambiente competitivo, as empresas necessitam, cada vez mais, de um compromisso contínuo com a excelência dos serviços. Dessa forma, elas buscam a utilizar técnicas que permitam o mapeamento dos processos para obterem maior conhecimento e controle sobre suas atividades. 

A estrutura organizacional está diretamente ligada ao comportamento dos indivíduos e as funções por eles desempenhadas de forma a construir um processo de autoridade e responsabilidade e comunicação.

Segundo Pessoa (2014) ao desenvolver as estruturas de recursos e de operações na empresa ao definir procedimentos, rotinas, métodos, os profissionais estabelecem a padronização na análise administrativa, envolvendo os aspectos Organizacionais e de Planejamento.

Por isso torna-se necessária a aplicação do método através de processos e técnicas sendo que estas não procuram soluções, mas estuda a melhor maneira de abordar determinados problemas empresariais, no estado atual dos conhecimentos.

A teoria de Organização, Sistemas e Métodos (OSM), no ambiente empresarial deve ser percebida como uma função administrativa estratégica que possibilita harmonizar os fluxos produtivos aperfeiçoando os processos empresariais, desde a concepção do negócio ate o estudo dos indicadores sucesso e competitividade.

Para melhor se compreender o OSM este trabalho foi assim organizado: conceito importância e aplicação.

2. OSM: CONCEITO, IMPORTANCIA E APLICAÇÃO

O estudo do conceito do fator Organização, Sistemas e Métodos (OSM), nos leva a compreender a empresa como um todo.  No entanto, de acordo com Maximiano, (2004) o OSM pode ser definido como função de organizar e planejar estratégias para desenvolver a estrutura de recursos, ferramentas e operações de qualquer organização.

O OSM na maioria das vezes é usado como uma função voltada para o diagnóstico de problemas administrativos para assim, através deste serem estabelecidas estratégias para pode resolver tais problemas.

2.1. CONCEITO OSM

OSM é um conjunto de processos que cuida da melhoria no aspecto operacional da empresa, com o objetivo de aperfeiçoar o seu funcionamento de forma mais organizada. Alguns autores também o descreve como sendo uma atividade administrativa voltada para a obtenção de uma maior e melhor produtividade.

E para maior entendimento do OSM, iremos analisar cada função separadamente, estando assim conceituado: Conceito de Organização; conceito de sistemas e conceito de métodos.

2.1.1. Conceito de Organização

Em se tratando de organização voltada para o mundo empresarial, pode ser descrita como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, para o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

De acordo com Maximiano, (2004 p.111), “a organização é um atributo de qualquer conjunto estruturado ou ordenado segundo algum critério. O processo de organizar aplica-se a qualquer coleção ou conjunto de recursos”.

Logo a função de organização na visão administrativa, consiste na pesquisa detalhada da estrutura organizacional da empresa para a determinação de estratégias que sejam capazes de atender as necessidades e os objetivos propostos, e tudo deve está bem alinhado.

2.1.2. Conceito de Sistemas

O conceito de sistemas, em OSM, é definido como um conjunto integrado de partes, dinamicamente relacionados e que possuem um objetivo específico. Em outras palavras conforme Paz (2018), em relação a administração de empresa, sistema é definido como o conjunto de atividades interligadas que possibilitam a determinação de objetivos a serem alcançados.

Os sistemas são caracterizados pelo conjunto de ações que se completam entre si, de maneira a produzir informações estruturadas para um determinado fim. A principal base de um sistema corresponde a: entrada, processamento e saída.

Para Maximiano (2004, p.356) “sistema é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo.” Os sistemas permitem a agilidade das operacionalizações, e auxiliam na redução de desperdício. Isso pode ser traduzido em lucro e aumento da competitividade da organização.

O sistema pode também ser visto como uma forma de trabalho ou um software desenvolvido para a realização de determinadas atividades dentro da organização que podem interagir conjuntamente se tornando um todo visando um objetivo comum da organização. Ou ainda, um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam função específica como sistema. (GONÇALVES et al, 2012).

2.1.3. Conceito de Métodos

Métodos são as ferramentas e os meios utilizados para alcançar os objetivos traçados. Os métodos podem ser bem explorados ou demonstrados quando usados para buscar novas formas de melhoria nas organizações.

Naturalmente dentro do OSM, será definido os métodos, processos e estratégias, onde todos devem ter seu planejamento bem definido para que cada sistema cumpra com seu objetivo específico. Para melhor entendimento, método pode ser visto como a forma de executar os sistemas organizacionais de maneira prática e eficiente do executante.

Os métodos podem ser bem explorados ou demonstrados quando usados para buscar novas formas de melhoria nas organizações. De acordo com Maximiano (2004) o estudo sistemático das tarefas e o entendimento da técnica do “fazer” são métodos usados na administração científica.

Nas organizações podemos dizer que método é a forma utilizada para obter resultado através de determinado processo. O método é a busca constante do conhecimento de forma sistemática sob uma visão conceitual, isto é, a forma na qual traçamos um caminho aonde se deseja chegar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com