TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Empresarial

Por:   •  31/10/2017  •  Monografia  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Organização Empresarial

Atualmente existem diversos tipos de organizações, entre elas está à organização empresarial, que se caracteriza como uma sociedade composta por duas ou mais pessoas que trabalham coordenadamente visando uma meta coletiva, que implica a distribuição de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Uma organização pode ter ou não fins lucrativos, as organizações lucrativas pode ser uma indústria, comercio ou prestadora de serviço, já a organização não lucrativa pode ser sindicado, ONGs, igrejas etc.

A organização pode ser formal ou informal, a formal é planejada e sedimentada, tendo especialização dos órgãos e funções que compõem a empresa, seguindo um regulamento interno. Já a informal é regida por atos e relações espontâneas entre os integrantes, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa.

Cada empresa tem necessidades e particularidades próprias, portanto não há um modelo padrão de organização empresarial, existem três tipos de organização empresarial, organização linear é a mais simples, tem como formato de pirâmide e a responsabilidade entre lideres e equipes possui um sentido único e direto. Nesse tipo de organização a comunicação começa no alto da pirâmide e as decisões são centrais, porque na organização só possui uma autoridade.

A organização funcional é uma hierarquia onde cada subordinado tem um gestor definido, ou seja, os subordinados respondem somente para o gestor do seu setor.

A organização linha-staff é a organização linear e funcional juntas, assim eliminado as desvantagens e desancando suas caraterísticas positivas. Na hierarquia, os departamentos se dividem em dois tipos, a linha são os departamentos que executam tarefas e possuem traços da organização linear e a staff são aqueles que prestam assessoria e serviços específicos e possuem traços da organização funcional. Esse tipo de organização permite que os subordinados de setores diferentes se interagirem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com