TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização vista como sistema aberto

Por:   •  27/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.092 Palavras (17 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GRUPO 5:

CLAUDILENE DOS SANTOS MONTEIRO

KEILA GARCIA CRUZ

LUCIENE GOMES OLIVEIRA

MARIA CLARA CARNEIRO SORIANO

MICHELE DE LIMA PORTO

NATHALIA FERREIRA BARBOSA

ROSILENE SILVA DOS SANTOS

WINNE RANGEL S. P. PINTO

Rio de Janeiro

2015

GRUPO 5:

CLAUDILENE DOS SANTOS MONTEIRO

KEILA GARCIA CRUZ

LUCIENE GOMES OLIVEIRA

MARIA CLARA CARNEIRO SORIANO

MICHELE DE LIMA PORTO

NATHALIA FERREIRA BARBOSA

ROSILENE SILVA DOS SANTOS

WINNE RANGEL S. P. PINTO

Rio de Janeiro

2015

ÍNDICE

1.APRESENTAÇÃO

2.JUSTIFICATIVA

3.OBJETIVOS

3.1 Objetivo Final

3.2 Objetivos Intermediários

4.METODOLOGIA

5.REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 Visão global das áreas funcionais

5.2 Organização vista como sistema aberto

5.3 Áreas funcionais do sistema de informações gerenciais

5.4 Descrição das funções e atividades  

5.5 Áreas funcionais Fim

5.6 Áreas funcionais Meio

5.7 Marketing

5.8 Produção  

5.8.1 A função produção  

5.9 Administração financeira  

5.9.1 Administração de materiais

5.10 Administração de Recursos Humanos  

5.11 Administração de serviços

5.12 Gestão empresarial

5.13 Pesquisa e Desenvolvimento

6. SUCESSU CARGAS E ENCOMENDAS LTDA 

6.1 O mercado de transporte de cargas

6.2 Localização

6.3 Organograma da empresa

6.4 Missão

6.5 Visão

6.6 Valores  

6.7 Perfil do clientes  

7. ENTREVISTA ESTRUTURADA 

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APENDICE

ANEXO

APRESENTAÇÃO

      A atividade proposta tem como finalidade desenvolver e aprofundar nosso conhecimento sobre as áreas funcionais de uma organização. Como parte desse desenvolvimento foram realizadas pesquisas teóricas e trabalho de campo, a fim de tornar o estudo mais dinâmico.

A empresa selecionada para desenvolver a atividade, a SUCESSU CARGAS, exerce atividade no ramo de transportes de cargas e logística.

     O transporte de cargas é uma das atividades logísticas de maior visibilidade. Pelo lado operacional, implica diretamente a movimentação física de materiais e produtos ao longo das cadeias de suprimentos. Na perspectiva estratégica, como componente de um sistema mais amplo e com interfaces com as demais atividades logísticas, os serviços de transportes compõem alternativas de arranjos que buscam diferenciação que agreguem valor aos produtos, além das qualidades próprias destes (CHRISTOPHER, 2007). Os clientes buscam a gestão dos processos do transporte baseados nos aspectos financeiros, no tempo em trânsito, na rastreabilidade, na gestão das entregas e no custo total interno desta atividade de gerenciamento.

      Segundo Neuschel e Russell (1998), a indústria mundial de transportes vem absorvendo transformações que se desenvolvem no ambiente concorrencial. Tais transformações refletem novas e crescentes demandas dos embarcadores, que são percebidas na forma de aumento da competição, da necessidade de integração com prestadores de serviços de outras modalidades para a movimentação de uma carga, do incentivo de mercado a novos entrantes pelas baixas barreiras à entrada, da desregulação dos mercados, que implicou a liberdade para fixação de preço e agregação de serviços, e da pressão severa por preço, custo e melhoria do serviço por parte dos embarcadores.

JUSTIFICATIVA

       Este trabalho justifica-se no momento em que busca analisar a importância das áreas funcionais da organização, mostrando também a importância de cada setor dentro da empresa explicando como suas tarefas são desempenhadas e seu efeito como um todo para o bom funcionamento e desenvolvimento de toda a organização. Com o auxílio da análise SWOT tivemos a possibilidade de visualizar os pontos fortes e fracos da organização eleita para a nossa pesquisa de campo além das oportunidades e ameaças na qual ela fica exposta diariamente.

OBJETIVOS

  • Objetivo Final

      Compreender como ocorre funcionamento de uma organização a partir das áreas funcionais da administração.

  • Objetivos Intermediários

      Proporcionar o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as áreas funcionais da administração e suas atividades , além conhecer toda a organização e o seu funcionamento identificando suas áreas funcionais na organização e buscando compreender como as áreas funcionais da administração colaboram para a evolução da organização.

METODOLOGIA

       A Atividade Estruturada foi desenvolvida por acadêmicos da Faculdade Estácio de Sá do Curso de Administração e terá como local de apresentação a própria classe dos acadêmicos em questão.

O conteúdo teórico utilizado para o desenvolvimento dos apontamentos realizados, foram retirados de sites de Administração; sites de pesquisas; livros didáticos de Administração.

O desenvolvimento do conteúdo foi aplicado no trabalho de campo, no qual foi realizado uma entrevista à empresa, podendo assim, identificar na prática as áreas funcionais da organização.

 REFERENCIAL TEÓRICO

Visão Global das Áreas Funcionais

A teoria de sistema permite um melhor entendimento das funções da empresa, assim como nos dá uma visão global da organização e suas inter-relações com o ambiente interno e externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (496.5 Kb)   docx (382.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com