TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do Fordismo

Por:   •  29/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Origem do fordismo

no século XX , em 1909, o empresário Henry Ford melhorou as ideias de Taylor e as adaptou para a indústria automotiva, a Ford Motor Company, localizada em Detroit, nos Estados Unidos da América. Suas ideias revolucionaram a forma como a indústria, de forma geral, produzia suas mercadorias. O seu ápice foi logo após a Segunda Guerra Mundial, especialmente entre as décadas de 1950 e 1960, período em que o Capitalismo prosperou e ficou conhecido até hoje pela historiografia como a Era de Ouro.

[pic 1]

Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford.

fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa.  o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos. O objetivo do empresário Henry Ford era criar um método que reduzisse ao máximo os custos de produção da sua fábrica de automóveis, consequentemente barateando os veículos para a venda, atingindo um maior número de consumidores.

Características do fordismo

Padronização da produção: Henry Ford estabeleceu padrões nos seus automóveis, os modelos T, introduzindo máquinas que cortavam todos os componentes do veículo e os moldavam, diminuindo possíveis erros humanos.

Esteira rolante e linha de montagem: entre as principais inovações de Ford, uma das mais significativas em relação à produção foi a linha de montagem, vinda com uma esteira rolante que levava o produto a ser trabalhado para o operário. Desse modo, o operário ficava parado em sua posição, esperando sua demanda. Com isso, os trabalhadores ficavam submissos a movimentos mecanizados e relativamente simples.

[pic 2]

Diminuição do tempo de produção: ao padronizar os modelos e designar movimentos repetitivos aos seus funcionários, o modelo fordista reduziu amplamente o tempo de produção de um automóvel. Na época, estima-se que, antes de Ford, um veículo demorava, em média, 500 minutos para ficar pronto. Nas fábricas Ford, esse tempo caiu para 2 minutos.

[pic 3]

Divisão rígida de tarefas: no processo da esteira, cada trabalhador realizava uma função específica, o que aumentava a produtividade e diminuía os custos.

Barateamento dos produtos e produção em massa: com todas as características acima citadas, os veículos da Ford puderam ser comercializados com preços acessíveis, pois os custos eram baixos. Assim, a alta produtividade com a linha de montagem (esteira) e funções específicas para cada trabalhador popularizaram os os veículos, tornando comum a aquisição do modelo T.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (157.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com