TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origens e Características da teoria de administração

Por:   •  27/4/2018  •  Monografia  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Após a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente no início da década de 1950, o mundo passou a observar inúmeras mudanças no contexto de desenvolvimento industrial e econômico. Em particular, as organizações sofreram grandes alterações em decorrência do desenvolvimento tecnológico, que enfatizou a busca pragmática pela concretização de metas e objetivos. Este novo cenário incentivou, também, o desenvolvimento das teorias administrativas.

Até então, o mundo da administração estava tomado por ideais da abordagem Clássica, como a departamentalização, racionalização do trabalho e estrutura linear, que basearam teorias administrativas posteriores. No entanto, apesar de todas as críticas, estes princípios nunca deixaram de ser estudados e aplicados.

A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da abordagem clássica” (CHIAVENATO, 2003), repaginada de forma mais flexível e abrangente, trazendo aos administradores um maior número de ferramentas para lidar com os problemas do mundo atual.

Dito isso, este relatório explana os conceitos da Teoria Neoclássica da Administração e como eles podem ser aplicados na realidade das organizações.

Origens e Características da Teoria

A Teoria Neoclássica é uma teoria essencialmente integradora, eclética, objetiva e foca resultados na prática. Suas origens se dão a partir do fortalecimento do pragmatismo, principalmente nos Estados Unidos; da necessidade de atualização dos princípios gerais da velha Teoria Clássica, que careciam de ideias inovadoras para um mundo em transição; emergência de reduzir o mecanicismo e rigidez da Teoria Clássica, que foi criada e desenvolvida no começo do século e se tornava rapidamente arcaica e obsoleta com os progressos das organizações; e o início da mudança no panorama dos negócios. Estava em gestação a globalização dos negócios com a internacionalização das grandes organizações multinacionais e expansão mundial dos mercados de consumo. O período pós-guerra mundial foi de forte expansão e desenvolvimento.

Ao dividir a Teoria Neoclássica em 4 características principais, é possível tratar de maneira mais objetiva cada uma delas.

  1. Foco na Prática

Na Teoria Neoclássica, os aspectos práticos da administração são de extrema importância, o pragmatismo foi muito explorado, então a busca por resultados concretos e palpáveis era o objetivo principal. Os autores neoclássicos, possuindo essa visão pragmática da administração, buscavam discorrer seus conceitos de modo que pudessem ser utilizados de forma prática e objetiva, pois a teoria é só o começo, para que ela tenha importância é necessário fazer acontecer.

  1. Reafirmação de Pontos Clássicos

Pode-se dizer que a Teoria Neoclássica é, nada mais, do que uma adaptação da Teoria Clássica. Em outras palavras, existe uma grande relação entre as ciências do comportamento e a administração em si. Ao longo dos anos naturalmente as empresas se desenvolvem e desenvolvem também seus comportamentos antigos e assumem também novos comportamentos, da mesma maneira, se desenvolveu também a administração. Para acompanhar os novos comportamentos das organizações, na Teoria Neoclássica, usa-se muitos dos conceitos da Teoria Clássica, porém adaptados conforme a necessidade.

  1. Princípios Gerais

Assim como os clássicos possuíam “leis” científicas que regiam o comportamento administrativo, os neoclássicos procuram também estabelecer estas mesmas normas dos princípios gerais, porém agora, como critérios de conduta elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.

Muitos autores do estudo da administração tomavam base na apresentação e discussão de princípios gerais, como: planejar, organizar, dirigir, controlar etc. Porque eles sabiam que independentemente qual seja a organização, apesar das diferentes atividades envolvidas, existem problemas administrativos em comum. Deste modo para que uma organização possa ser bem-sucedida é necessário ter administradores dotados dos princípios gerais da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com