TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ORIGENS DA TEORIA DE SISTEMAS

Por:   •  2/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

ORIGENS DA TEORIA DE SISTEMAS

        A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) surge em 1950 através os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, com o objetivo de classificar os sistemas e compreender de que de forma seus componentes se organizam.

        A TGS é o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento cientifico, como as ciências sociais. Ela desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares, das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência.

        Seu principal produz (ou ramificação) foi a Teoria de Sistemas (TS). Essa por sua vez, é notória por opor-se ao mecanicismo que divide organismos em agregados de células, células em agregados de moléculas, moléculas em agregados de átomos e o comportamento humano em um agregado de reflexos condicionados e incondicionados. A partir dela, surgem novas denominações, como sistema solar em Astronomia, sistema social em Sociologia, sistema monetário em Economia, e assim por diante, mas dentro de uma visão global e integrada.

        Com ela, o conceito de sistemas passou a dominar as ciências e, principalmente, a Administração.

SISTEMAS

        A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário. Por sua vez, o todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados.

        Segundo Bertalanffy, o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem de dois conceitos: (1) Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos e (2) Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades.

1. TIPOS DE SISTEMAS

        Há uma variedade de sistemas e várias tipologias para classificá-los. Os tipos de sistemas são:

  1. Quanto à sua constituição:
  • Sistemas físicos ou concretos. São compostos de equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais.
  • Sistemas abstratos ou conceituais. São compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e ideais.

  1. Quanto à sua natureza:
  • Sistemas fechados. Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental.
  • Sistemas abertos. Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas.

2. PARÂMETROS DOS SISTEMAS

        O sistema é caracterizado por parâmetros (arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente do sistema). Os parâmetros dos sistemas são:

  1. Entrada ou insumo (input) é a força ou impulso de arranque ou de partida do sistema que fornece material ou energia ou informação para a operação do sistema.
  2. Saída ou produto ou resultado (output) é a consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.
  3. Processamento ou processador ou transformador (throughput) é o mecanismo de conversão das entradas em saídas.
  4. Retroação ou retroinformação (feedback) é a função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido.
  5. Ambiente é o meio que envolve externamente o sistema.

SISTEMAS ABERTOS NA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

        O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização empresarial. A organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente (EX: clientes, fornecedores, concorrentes, etc). Além disso, é um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos.

1. CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS

...

MODELOS DE ORGANIZAÇÃO

...

APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DE SISTEMAS

        De todas as teorias administrativas, a Teoria de Sistemas é a menos criticada, pelo fato de que a perspectiva sistêmica parece concordar com a preocupação estrutural-funcionalista típica das ciências sociais dos países capitalistas de hoje. A Teoria de Sistemas desenvolveu os conceitos dos estruturalistas e behavioristas, pondo-se a salvo das suas críticas.

        Uma apreciação crítica da Teoria de Sistemas revela os seguintes aspectos:

1. CONFRONTO ENTRE TEORIAS DE SISTEMA ABERTO E DE SISTEMA FECHADO:

        O conceito de sistemas tem sua origem nas disciplinas científicas. Essas têm um denominador comum: o chamado sistema aberto, que descreve as ações e interações de um organismo em um ambiente. Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados. Contrapondo-se assim a velha perspectiva de sistema fechado ficou limitada às regras de funcionamento interno, à apologia da eficiência como critério básico da viabilidade organizacional e à ênfase em procedimentos e não em programas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com