TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens da Teoria Comportamental

Artigo: Origens da Teoria Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Artigo  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

Carol 1 Abordagem comportamental

A abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.

2 Surgimento da teoria comportamental

Na qual o comportamento das pessoas dentro das organizações passam a ser analisados de maneira mais profundas e abrangentes buscando-se com isso entender as características da natureza humana que influenciam suas atitudes e suas ações dentro da organização.

3 Origens da Teoria Comportamental

A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra eminentemente crítica e severa;

A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que veem no behaviorismo a verdadeira antítese à teoria da organização formal;

Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa.

Também em relação à Teoria da Burocracia a Teoria Comportamental mostra-se muito crítica;

Em 1947, surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na Administração: “O Comportamento Administrativo” de Herbert Simon.

4 Necessidades de Maslow

1necessidades fisiológicas: Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Neste nível estão as necessidades de alimentação, de sono, de repouso, de abrigo, ou desejo sexual.

2-Necessidades de segurança: constitui o segundo nível de necessidades humanas. São as necessidades de segurança ou de estabilidade, a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga ao perigo.

3-Necessidades Sociais: surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais, estão as de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.

4-Necessidades de estima: são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolve a auto apreciação, autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status e de prestígio, e de consideração.

5-Necessidade de auto realização: são as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de continuamente autodesenvolver-se.

Danilane 5 Estilo de administração segundo a Teoria Comportamental

Estes estilos dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento dentro da organização, que moldam a maneira de conduzir as pessoas, a maneira pela qual se divide o trabalho, se planejam e organizam as atividades.

6 Teoria dos dois fatores de Herzberg

1. Fatores higiênicos – ou fatores extrínsecos, pois estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipos de chefia ou condições físicas e ambientais de trabalho.

2. Fatores motivacionais – ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha.

7 Teoria X e Teoria Y

Teoria X – É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano. Reflete um estilo de administração rígido e autocrático e que faz as pessoas trabalharem dentro de esquemas e padrões planejados e organizados, tendo em vista o alcance dos objetivos organizacionais. As pessoas são consideradas meros recursos ou meios de produção.

Teoria Y – Baseia-se em concepções e premissas atuais e sem preconceitos da natureza humana. Mostra um estilo de administração aberto, dinâmico, participativo e democrático, por meio do qual administrar torna-se um processo de criar oportunidades, liberar potenciais, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos organizacionais.

8 Pressuposições da Teoria X

As pessoas são preguiçosas e indolentes.

As pessoas evitam o trabalho.

As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.

As pessoas precisam ser controladas e dirigidas.

As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.

Pressuposições da Teoria Y

As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.

O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar.

As pessoas procuram e aceitam responsabilidade e desafios.

As pessoas podem ser automotiva das e autodirigidas.

As pessoas são criativas e competentes.

Gislene 9Teoria das Decisões

Nesse sistema, cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas racionais de comportamento. Assim, a organização está permeada por decisões e de ações. Decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá seguir. Toda decisão envolve seis elementos:

1. Tomador de decisão – a pessoa;

2. Objetivos – que pretende alcançar;

3. Preferências – critérios para a escolha;

4. Estratégia – ação/ações para atingir os objetivos;

5. Situação – aspectos do ambiente;

6. Resultado – a consequência da estratégia.

10 Etapa do processo decisorial;

São sete as etapas que envolvem o processo decisório:

1. Percepção da situação que envolve algum problema;

2. Análise e definição do problema;

3. Definição dos objetivos;

4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação;

5. Escolha (Seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos;

6. Avaliação e comparação das alternativas;

7. Implementação da alternativa escolhida.

11 Comportamento organizacional

Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização se caracteriza por uma racional divisão do trabalho e por uma determinada hierarquia.

12 Teoria do equilíbrio organizacional:

Utilidade dos incentivos, pois cada incentivo possui um valor de utilidade que varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com as suas necessidades pessoais;

Contribuições que cada participante efetua à sua organização (trabalho, dedicação, esforço, lealdade, assiduidade etc.);

Utilidade das contribuições é o valor que cada contribuição tem para a organização

13 CONFLITO ENTRE OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS

Segundo Chiavenato existe o conflito quando um indivíduo do grupo se defronta com um problema de decisão entre duas alternativas incompatíveis entre si ou adota uma e se contrapõe outra.

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »