TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA: GUERRA RUSSIA X UCRÂNIA

Por:   •  3/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

IFAC - CAMPUS RIO BRANCO.

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO  

JESSICA CRISPIM CAMURÇA

PESQUISA: GUERRA RUSSIA X UCRÂNIA

RIO BRANCO

2022

JESSICA CRISPIM CAMURÇA

PESQUISA: GUERRA RUSSIA X UCRÂNIA

Trabalho apresentado à Disciplina de Tópicos Especiais em Administração II, Oitavo Período do Curso Superior de Bacharelado em Administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, como requisito para obtenção de nota da N1. Orientação: Professora Pollyana Rufino de Souza Oliveira

RIO BRANCO

2022

Por se tratar de inúmeros fatores, a Rússia invadiu a Ucrânia exatamente em 24 de fevereiro de 2022, após enorme tensão, onde as motivações que conduziram ao quadro atual no Leste Europeu, gerou uma grande aproximação da Ucrânia com organizações como a Otan e a União Europeia, as quais são compreendidas mediante a análise das relações históricas entre ambos os países, remetendo principalmente à incorporação da Ucrânia à União Soviética, ao contexto da Guerra Fria e ao domínio sobre a península da Crimeia. Prontamente os fundamentos que levaram a Rússia invadir a Ucrânia ainda causam impetuosos desentendimentos entre analistas e pesquisadores. A invasão aconteceu no dia supracitado acima, porém inúmeras de suas motivações podem ser identificadas por meio de uma análise histórica entre a relação dos dois países.

Em evidencia relatada no quadro atual, as principais razões apontadas para a invasão é a maior aproximação da Ucrânia com a Otan, organização essa que na visão russa, os países do Ocidente e alguns de seus principais adversários no cenário internacional, dentre eles os Estados Unidos e outras nações do Leste Europeu e que fazem fronteira com a Rússia, são parte dessa aliança, como os países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia) e a Polônia, restando somente a Ucrânia e Belarus. Adiante da probabilidade de Otan indicar a maior força do Ocidente na região e logo uma redução da influência russa sobre a Ucrânia, o território ucraniano passaria a adotar uma política de segurança e proteção militar da aliança, o que acarretaria em apoio direto de outros países-membros, gerando a instabilidades na região.

Tendo essas ações uma ameaça para a Rússia, outro fato da invasão está diretamente ligada com eventos passados, os quais foram desencadeados em 2013. Na época, as negociações para o ingresso da Ucrânia na União Europeia foram suspensas pelo então presidente do país, cujos ideais políticos se alinhavam à Rússia. Ele foi deposto do cargo no ano seguinte, 2014, após uma intensa onda de protestos no país. Em modo geral não existe nenhuma ação que não tenha uma reação, sendo ela direta ou indiretamente, pois o mundo é movido pela ação política.

Esta guerra afetou países e economias em todo globo terrestre, interrompendo o então já complicado processo de inflação e tentativa de recuperação econômica pós-pandemia. Tendo como exemplo os derivados de petróleo, combustível e gás, os quais tiveram uma considerada elevação no preço, devido ao aumento dos preços nos mercados internacionais. Seguindo também no preço dos alimentos, como o pão francês, pois sendo os produtores de trigo nº 1 e nº 4 do mundo Ucrânia e Rússia, logo respectivamente o que por si afeta tal ligação, que já estaria elevando e vem aumentando desde o início da guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (318.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com