TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PATRICIA SORAIA ROHDE

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 3]

Sapezal-MT

2015

PATRICIA SORAIA ROHDE

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Matemática Comercial e Financeira, Planejamento Tributário, Contabilidade Aplicada à Administração. Seminário V.

Prof.: Marcelo Caldeira Viegas. Paula Crisitna O Klefens. Regiane A Brignoli. Karen H Manganotti. Regis Garcia. Luciana Barbosa Fukuy.

Sapezal-MT

2015


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2.DESENVOLVIMENTO...............................................................................5

3.CONCLUSÃO..........................................................................................12

REFERENCIAS...........................................................................................13

  1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento diante das disciplinas expostas no semestre, sendo entre eles a matemática financeira sendo esta uma ferramenta dos profissionais da área de finanças que, utilizando-se dos seus princípios e conceitos, podem discernir sobre o ambiente econômico em que atuam. Aos que estão ligados a área de negócios, é fator de suma importância saber determinar o custo efetivo das operações bancárias, para poder estabelecer a equivalência de valores e analisar as diversas oportunidades que se apresentam no mercado financeiro. Já contabilidade está para o gestor de empresas, assim como a bússola está para o comandante de uma embarcação em alto mar. Sem ela o empresário fica sem direção, sem rumo para melhor dirigir sua empresa sendo de suma importancia conhece-la. Outro ponto que impacta na organização das empesas é o planejamento tributarios sendo que a partir dele sera possivel estar em dia com o fisco e ainda gerar receita a empresa. Por fim ter claramente a diferencaça entre os juros simples e compostos bem com os temas de equivalencia de capitais e sistemas de amortização, sendo estas praticas diarias em uma empresa independente do porte que a mesma se apresenta.

2. Desenvolvimento

A matemática financeira disponibiliza ao administrador ter maior controle dos fluxos da empresa sedo possível medir quais opções que trará benefícios para o desenvolvimento da empresa. O mercado hoje exige cada vez mais o conhecimento matemático, para poder organizar com mais agilidade e facilidade orçamentos, analises, estudos de estáticas,sendo uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos.É um instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital. É de extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados.

Um Administrador fazendo uso da Matemática Financeira poderá ter um resultado seguro, isto é, com menor risco de erro, por exemplo, ao calcular um determinado financiamento poderá precisar os lançamentos futuros e projetar o que poderá ou não ser faturado a longo prazo e sua viabilidade ou não de investimentos, pois terá em mãos a fórmula adequada para balancear o valor das parcelas, taxas, juros, capital inicial a ser aplicado ou futuro a ser resgatado.

Seja em financiamentos, consórcios, empréstimos, enfim, qual for o segmento direta ou indiretamente a Matemática Financeira está presente e ter o conhecimento e aplicar os recursos que ela dispõe certamente possibilita um resultado mais eficiente e eficaz na organização.

 Tão importante quanto a matemática financeira, é a contabilidade para todas as empresas, independentemente da sua atividade e do seu porte. Sem a contabilidade o empresário fica sem uma ferramenta para gerir o seu negócio. É um instrumento gerencial que deve ser visto com muita atenção pois uma informação gerada ou interpretada de forma errada pode comprometer a decisão que foi tomada com base na mesma, e ainda para que essa informação seja usada no processo de administração, é necessário que seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade, buscando assim a excelência empresarial.

A contabilidade é uma das ferramentas fundamentais na gestão de um negocio. Pois ela permite que a empresa se organize, avalie seu patrimônio e os resultados operacionais, gerando informações que são indispensáveis à orientação administrativa, permitindo maior eficiência na gestão econômica e financeira da entidade e no controle dos bens patrimoniais. Sem a contabilidade seria impossível para um administrador analisar valores patrimoniais que são fundamentais para possibilitar decisões corretas sobre os rumos da empresa. Por isso, contador e administrador devem agir em concordância e parceria, somando seus conhecimentos e informações e aplicando-os adequadamente, dentro de cada setor que a empresa possue, formando assim, um núcleo empresarial sustentável. Neste cenário, o papel do contador passa a ser o de um gerente, com uma visão de planejamento do produto, de identificação do mercado consumidor e adequação do produto às suas necessidades, de prestação de serviços de "pós-venda", ou seja, após a entrega da informação haverá a necessidade de um acompanhamento por um determinado tempo. Tudo isso dentro de um rigor da boa técnica contábil que coloque a contabilidade numa posição de destaque na administração da empresa.

Outro ponto que impacta nas empresas é a tributação de impostos. Segundo a Consultoria Trevisan,

"(...) gerenciar impostos é administrar custos – particularmente no Brasil, cujo sistema tributário além de complexo, passa por freqüentes alterações, acrescentando dificuldades imprevistas para o gerenciamento dos negócios (Trevisan, 1999)".

Em época de mercado competitivo e recessivo, de aumento da concorrência entre as empresas nacionais, o planejamento tributário assume um papel de extrema importância na estratégia e finanças das empresas, pois quando se analisam os balanços das mesmas, percebe-se que os encargos relativos a impostos, taxas e contribuições são, na maioria dos casos, mais representativos do que os custos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com