TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

ALEX VERGARA SAMPAIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 3]

Canguçu

2015

ALEX VERGARA SAMPAIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, IV Semestre, para as disciplinas de Gestão de Pessoas; Responsabilidade Social e Direito Empresarial e do trabalho.

Apresentado aos Professores: 

Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Fabiane Muzardo

Janaina Vargas Testa

Canguçu

2015

SUMÁRIO

1   INTODUÇÃO..........................................................................................................4

2   DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

3   CONCLUSÃO........................................................................................................09

4   REFERENCIAS.....................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO 

Os processos administrativos nas entidades vem reforçar cada vez mais a importância deste segmento na sociedade, assim como na profissão contábil. É através dos processos administrativos que podemos solucionar problemas, analisar situações e decidir qual o melhor método a ser aplicado. 

Ao longo dos estudos percebemos a importância de uma entidade bem organizada e estruturada, a partir desses pontos podemos analisar melhor o desempenho da organização e seu relacionamento com a sociedade e suas exigências.

Os temas abordados nesse trabalho são: Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Direito do Empresarial e do Trabalho. O sistema capitalista apresenta uma série de imperfeições e, por isso, precisa estar constantemente se recriando.

 Ao falarmos de qualidade de vida no ambiente coorporativo notamos que o excesso de trabalho e o estresse fazem parte da vida diária do trabalhador moderno, e que são fatores ligados a conjunturas econômica da atualidade. Esses fatos estão, muitas vezes, diretamente relacionados ao estilo de vida sedentário, o qual acarreta significativos prejuízos para saúde da população, em geral, associado às demandas familiares e às exigências permanentes de atualização e capacitação.

  1. DESENVOLVIMENTO

O Direito Empresarial é o ramo do direito que estuda as relações privatistas que envolvem a empresa e o empresário. Nessas relações estão o estudo da empresa, o direito societário, as relações de título de crédito, as relações de direito concorrencial, as relações de direito intelectual e industrial e os contratos mercantis.

Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes.

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

Muitas empresas vêm mudando seus princípios e valores, expressando formalmente em seu código de ética e que devem nortear todas as suas relações, planos, programas e decisões, buscando implementar uma gestão socialmente responsável. Nesse caso, o exercício destes princípios e valores se dá em duas dimensões: a gestão da responsabilidade social interna e a gestão da responsabilidade social externa. Assim, este novo conceito faz com que empresas socialmente responsável tomem suas decisões, pró-ativamente, com base na ética e na transparência de suas ações.

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

O estudo do Direito Empresarial passa pela análise das teorias que o fundamentam, bem como pela observação da sua evolução histórica e quando se verifica essa historicidade depara-se com o Direito Comercial, com a teoria dos atos de comércio e, principalmente, com questões que analisam a sua aplicabilidade nas relações jurídicas contemporâneas. Isso porque, o Código Civil de 2002, então vigente, adotou, para regular as relações antes comerciais, a teoria da atividade empresarial , quais os impactos desta sobre o antigo Direito Comercial e as distinções entre essas teorias.

Com a promulgação  do Código Civil de 2002, foi inserido no ordenamento jurídico brasileiro  o Direito Empresarial revogando o Direito Comercial, juntamente com a primeira parte do Código Comercial. Este era regulado pela teoria dos atos de comércio, dependendo de descrição legal dos mesmos para determinar quais atividades eram tuteladas. Por sua vez, o Direito Empresarial está fundamentado na teoria da atividade da empresa, sendo esta a atividade economicamente organizada com o fim de lucro.

Entretanto, a substituição de um por outro representa muito mais do que a simples substituição de nomenclatura de comercial para empresarial, ou mesmo de comerciante para empresário. Essa passagem significou uma mudança da teoria que fundamenta este ramo do Direito, alterando a a sua estrutura interna.

Quando surgiu a teoria do direito empresarial. Segundo esta o elemento central deste ramo do Direito passa a ser a empresa que é conceituada como a atividade exercida de forma organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços e a sua nomenclatura passa a ser Direito Empresarial definido como um complexo de regras que disciplina a atividade econômica organizada dirigida à satisfação das necessidades do mercado, e todos os atos nos quais essa atividade se concretiza.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com