TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Abertura de uma empresa de calçados sustentáveis

Cidade – sigla do estado

ano


NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Abertura de uma empresa de calçados sustentáveis

Produção textual interdisciplinar  -  Superior de Tecnologia em Gestão Pública apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Homem cultura e sociedade, Modelos de gestão, Legislação trabalhista e Seminário de projeto integrado I.

Cidade – sigla do estado

ano


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM        5

2.1 Empreendedorismo        5

2.2 Homem cultura e sociedade        7

2.3 Gestão de projetos – (Gestão de escopo)        7

2.5 Legislação social e trabalhista        10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

1 INTRODUÇÃO

        A sustentabilidade empresarial está diretamente relacionada com a responsabilidade ambiental e social. A         importância das decisões estratégicas das empresas reflete diretamente nos benefícios que elas podem trazer para os negócios. Esta postura por parte das organizações possibilita uma posição de destaque no ambiente em que estão inseridas visto que é crescente a preocupação com a sobrevivência saudável da relação entre o planeta e seus habitantes. As organizações necessitam cada vez mais adotarem uma visão abrangente e sistêmica que permita observar as relações de causa e efeito dos trabalhos desenvolvidos.

        Este trabalho tem como objetivo principal propiciar ao aluno a aplicação das disciplinas teóricas estudadas durante o semestre a uma situação fictícia de forma a emitir opiniões e sugestões de problemas que simulam o ambiente real de atuação do profissional.

        Este trabalho está dividido em três partes principais: a primeira trata da introdução que trás de forma geral o conteúdo produzido, abordando o elemento principal do trabalho e apresentação da estrutura. A segunda trata do desenvolvimento do trabalho e está subdividida em cinco partes, a primeira subdivisão trata da disciplina de empreendedorismo onde foi elaborado um quadro utilizando a metodologia Canvas para o modelo do negócio. A segunda subdivisão aborda a disciplina Homem cultura e sociedade e trata dos impactos positivos e negativos causados pela empresa na comunidade local, além de argumentar sobre formas de minimizar os impactos negativos. A terceira subdivisão está relacionada com a disciplina de gestão de projetos e foi elaborada uma declaração de escopo para a empresa estudada. A quarta subdivisão fala sobre a disciplina Modelos de gestão e nesta parte o assunto tratado foi sobre a importância da inovação na organização. A quinta subdivisão fala sobre a disciplina de Legislação social e trabalhista onde são lançadas propostas de negociação e são apresentados os posicionamentos que deveriam ser tomados pela empresa para que esta cumpra sua função social. E finalmente a terceira parte do trabalho trás as considerações finais sobre a importância da realização deste estudo. 

2 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

        Os temas discutidos no desenvolvimento deste trabalho têm como base a situação geradora de aprendizagem proposta, que se trata da abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, que se utiliza de materiais recicláveis para a produção de seus produtos.

2.1 Empreendedorismo

        O modelo Canvas é um molde que permite ter uma visão abrangente da apresentação do empreendimento e de todos os seus componentes, de forma que a apreciação do negócio pode ser assimilada por quem o está analisando (JULIANO, 2016).

        Para a proposta apresentada na situação geradora de aprendizagem, um modelo da metodologia Canvas é apresentado na figura 1.

Figura 1 – Metodologia canvas para o negócio de calçados sustentáveis

[pic 1]

Fonte: Autor

        

        Como principais parceiros, foram definidos investidores, a comunidade e as empresas locais, pois são todos os que podem colaborar com matéria prima para a produção dos calçados, sendo a principal fonte de materiais visto que a empresa trabalhará com materiais recicláveis. As principais atividades da empresa serão a venda dos calçados e o desenvolvimento dos produtos, desde o design até o melhoramento dos materiais. Os principais recursos serão a infraestrutura do local, que deverá ser aconchegante e inovadora para atrair o cliente, os calçados que devem ser não apenas sustentáveis mas possuir também um design bonito e moderno, além de um atendimento que permita ao cliente uma experiência agradável no ato do consumo.

        A proposta de valor está relacionada com a sustentabilidade, que é um dos pilares da empresa, além de um preço justo que irá incentivar o consumo deste tipo de produto.

        A relação com o cliente será feita por meio das mídias sociais por possuírem estas um grande alcance, porém será disponibilizado também um canal telefônico para atender os clientes mais tradicionais que não possuem tantas habilidades com as novas tecnologias. Um diferencial neste quesito será o cartão-desconto, que será semelhante a um cartão de fidelidade, porém o funcionamento desta metodologia estará relacionada com a contribuição de matéria prima. Quanto mais o cliente contribuir com os materiais recicláveis, mais descontos ele acumulará para o momento da compra dos calçados. Os canais serão a loja física, onde os clientes terão um contato mais próximo com o produto e também uma plataforma virtual onde o cliente pode fazer a aquisição do conforto de sua casa. O segmento de clientes está focado nas pessoas que possuem uma visão mais sustentável e procuram acrescentar em sua rotina diária cada vez mais produtos que beneficiam o meio ambiente e empresas que estão interessadas em contribuir para o bem estar social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com