TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.654 Palavras (15 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS

GERENCIAIS

CLAUDIANE ARAÚJO DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Os-PB[pic 3]

Patos - PB

2015


CLAUDIANE ARAÚJO DA SILVA[pic 4]

 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho de Produção Textual Individual apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de graduando no curso superior de tecnologia em processos gerenciais.

Orientadores: Lisandro Falkowiski;

                       Karen Hiramatsu Manganotti;

                       Luiz Claudio Perini;              

                      Janaina Carla S. Vargas Testa

        

[pic 5]

Patos-PB

2015


SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Um trabalho acadêmico é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, visando por em prática todo o conteúdo estudado durante o período a pesquisa é fundamental, e quanto mais explorou nossos conhecimentos mais adquirimos experiência sobre o assunto.

O estudo proposto tem como objetivo agregar conhecimento sobre as disciplinas estudadas nas matérias de empreendedorismo, planejamento estratégico, sistemas de informação e direito empresarial.

O empreendedorismo pode gerar um conceito popular e uma imagem de criação de uma nova empresa, mas também pode estar ligado à manutenção da mesma que cria um diferencial e obtém o sucesso desejado com sua inovação. Um bom sistema de informações aliado às tecnologias, junto com um profissional bem qualificado dentro de uma organização deve completar todo o planejamento estratégico empresarial, por meio de informações precisas para que os gestores possam tomar decisões adequadas para as empresas. O direito empresarial por sua vez teve sua existência na idade antiga e desenvolvida na idade media. Ao passar do tempo o direito empresarial ganhou destaque junto às organizações ao se tratar de um ramo de direito privado que consiste de um conjunto de normas referente à pessoa do empresário, seja ele individual ou coletivo, organizando suas atividades, seja qual for o ramo, para assim atender o mercado consumidor.                

O presente trabalho, portanto, tem o objetivo de mostrar que estas ferramentas são essências e indispensáveis para o conhecimento e pratica dos gestores das empresas buscando a excelência na atuação das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

Numa visão bem simples podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, ou seja, aquele que realiza antes, aquele que sai do sonho, do desejo e parte para ação. Ser um empreendedor significa ser realizador que determina novas ideias através da harmonia entre criatividade e imaginação.

O empreendedor em geral, é motivado pela auto realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A auto avaliação a autocritica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca sempre um ótimo desenvolvimento. “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”, FILION, 1999, P.19.

Existem sim, empreendedores inatos que alcançaram o sucesso desejado no seu negocio e são referencia a todos que pretendem seguir por determinado segmento de mercado ou admirados como pessoas, mas outros também podem estar aptos para a criação da sua empresa e de que ela tenha longa duração. Um empreendedor é capaz de detectar oportunidades e criar um negocio para lucrar sobre elas, assumindo riscos previamente calculados, ou seja, faz com que as coisas aconteçam antecipando-se aos fatos e visando uma percepção futura da organização.

Empreendedorismo está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). É originado, do termo empreender, que significa realizar, fazer ou executar. Empreendedorismo é a ação de criar algo diferente e com valor aplicando tempo e o esforço necessário, admitindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes, e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. É o principal fator causador do desenvolvimento econômico e social de um país, identificando as oportunidades e procurando buscar os recursos necessários para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A chegada dos produtos importados em nosso país ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas ocasionou problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo. Para concertar o passo com o resto do mundo, o país teve que começar a mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e combinando-a junto a economia, em poucos anos o país ganhou equilíbrio, planejamento e respeito. A economia voltou a crescer só no ano 2000, surgindo vários novos postos de trabalho. Investidores de outros países voltaram a aplicar seu dinheiro no Brasil e as exportações cresceram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (138.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com