TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Padaria Q Pão

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

QUALIDADE DE VIDA NA Q PÃO

        Mudança é a palavra chave para os funcionários da padaria Q Pão, pois  precisam para saírem da zona de conforto, e consequentemente apresentarem sinais de resistência já que o processo de transformação sempre faz consigo o convite para que os indivíduos adotem atitudes que, normalmente, não estão relacionadas ao seu dia a dia.

Para despertar o envolvimento dos funcionários da padaria Q Pão, é necessário que haja uma comunicação interna e um envolvimento entre os funcionários e o seu gestor, ou seja, um marketing interno, pois será a ferramenta de envolvimento e superação de resultados despertando com isso o interesse dos funcionários dentro do ambiente da padaria.

O marketing interno poderia ser uma estratégia aplicada dentro da padaria Q Pão, pois da mesma maneira que os clientes buscam satisfação e prazer na aquisição de um produto, os funcionários também necessitam de um estado de satisfação superior, capaz de comprometê-los com os objetivos da organização. Os funcionários que superam as expectativas dos clientes agregam um valor adicional às vendas e à imagem da empresa, influenciando decisivamente nos estímulos futuros que decidirão novos contratos. Assim, ações eficazes de marketing dirigidas ao público interno, têm o poder de comprometer os funcionários com a marca, os tornando leais com a estratégia da empresa, fiéis com seus valores e satisfeitos com o trabalho que desempenham. Reconhecer o funcionário como sendo o primeiro cliente da organização, desperta nele o sentimento de ser parte fundamental na realização dos objetivos da empresa, aumentando sua valorização pessoal e profissional. Somente clientes internos satisfeitos e comprometidos com o sucesso da empresa são capazes de satisfazer e envolver clientes externos.

Aplica o programa “Qualidade de vida” é o marketing que a padaria necessita, onde ela possa promover uma ação que tem como principal objetivo estimular os profissionais a adotarem hábitos mais saudáveis e a conhecer melhor os colegas de trabalho, ou seja, estimar uma melhor relação interpessoal no ambiente de trabalho, este programa promove um bem-estar geral e a melhoria da saúde física, mental, social e profissional.

Promover um dia de lazer aos funcionários da padaria Q Pão, as seguintes atividades:

  • Promover um passeio ciclístico com os funcionários , uma vez no mês.
  • Aos funcionários que alcançarem maior destaque na qualidade em atendimento prêmios ou bonifições no final do mes, como uma forma de reconhecimento pessoal do profissional da padaria Q Pão.
  • Promover atividade física em grupo, como uma Ginástica laboral, duas vezes na semana a todos os funcionários, sob a orientação de um profissional especializado. Estas aulas tornam-se divertidas e isso gera um momento de descontração para os funcionários internos. São usados elementos como bastões, bolas e música de fundo, para os colaboradores comecem o dia de trabalho bem energizados.
  • Aplicar reunião uma vez na semana, onde o gestor Sr. Bread, identifica os problemas na padaria e oferece a oportunidade do funcionário expressar sua opinião e sua ideia para a melhoria da empresa.

PLANEJAMENTO ESTRATERGICO NA PADARIA Q PÃO

O planejamento estratégico pode-se dizer que é pensar em um futuro incerto, definir objetivos baseados em cenários desenhados ou projetados e investir em uma nova direção.

Para Drucker repetia sempre que "O planejamento estratégico não trata de decisões futuras. Trata do que haverá no futuro com base nas decisões do presente”.

 Estratégico é um futuro incerto e que os elementos e indicações do presente permitem que se especule se desenhem cenários, se faça previsões. Em relação ao futuro e se atue em função disso, operacionalmente naquela direção. E no caminho se mantenha, corrija, ou se ajuste o cenário projetado. O estratégico é o incerto, sobre o qual se quer antecipar. É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.

A estratégia a curto, médio e longo prazo para melhoria da padaria Q Pão  são:

  • Através de um sistema interno, controlar a entrada e  a saída dos produtos.
  • Balanço dos preços dos produtos que são utilizados na preparação dos produtos da padaria.
  • Controlar a quantidade exatada de produtos usados para a fabricação dos alimentos na padaria.
  • Realizar uma pesquisa de mercado, comparando a padaria Q Pão com as demais na sua localidade.
  • Estipular uma meta, para produção e venda dos produtos na padaria Q Pão.
  • O treinamento dos funcionários para que consigam realizar as atividades nos prazos determinados, e também ajuda-los a conhecer os produtos que fabricam e comercializam. Trazendo maior segurança aos funcionários.
  •  Fazer um balanço dos fornecedores que oferecem melhores preços no mercado.
  • Uma reforma na padaria onde o ambiente torne-se agradável tanto para os funcionários quanto para os clientes.
  • Criar uma forma de serviço de entrega na padaria, onde um funcionários estaria  responsável para as entregas para os clientes das aproximidades.

VIDEOS QUE ESTIMULARIAM OS FUNCIONARIOS DA PADARIA Q PÃO

  1. Video Motivacional – “Trabalho em Equipe” de Fabio Soares :

Este video mostra que em equipe somos mais fortes, e que depende de apenas uma atitude para que possa fazer a diferença.

  1. Video Motivacional – Cenas do Filme: “ Fomos Herois”

Este vídeo retrata a historia de um líder na guerra, onde se define que a liderança não só é importante no campo de batalha, mais sim em nossas vidas.

A forma que encontramos de motivar os funcionários da padaria Q Pão, foi através dos vídeos 1.”Trabalho em Equipe” e o vídeo 2. “Fomos Herois”, abordam a importância do trabalho em equipe dentro da empresa, a colaboração de todos os funcionários para o bom andamento dos serviços, tanto da execução na preparação dos produtos, quanto na qualidade na venda, e principalmente a importância de um líder dentro de um grupo para direciona-los ao caminho certo, este líder alem de ter uma postura profissional teria que ser humano também em relação ao dialogo com seus funcionários, Le precisa detectar as dificuldades existente em cada funcionário e procurar alocar ou prepara melhor seu funcionário para a função determinada. é importante para ajudar na motivação dos funcionários da padaria Q Pão para se chegar a um resultado favorável no bom andamento da padaria.  Para ajudar a desenvolver atitudes de lideres nos funcionários é necessário que estimule atitudes diferenciadas, sem que prejudique a equipe no trabalho, com isso chegar ao sucesso da empresa.

BIBLIOGRAFIA

  • Artigo E viva a qualidade de vida nas empresas! (Por Patrícia Bispo para o RH.com.br)

LINK: http://www.personale.com.br/2013/04/e-viva-a-qualidade-de-vida-nas-empresas/

Acessado dia  21 de novembro de 2013

  • Artigo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO

Link:

Acessado dia  21 de novembro de 2013

  • Artigo: Entrevista com FRANCISCO BEZERRA

LINK: http://wwws.universeg.com.br/universeg/entrevista42.asp

Acessado dia  21 de novembro de 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com