TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pandemia e Macroeconomia - ISLM

Por:   •  12/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

B_ANDRE MARTINS RODRIGUES

  1. As restrições impostas pelo governo resultam em uma diminuição no nível das vendas, logo há uma redução na produção, com isso as empresas se defrontam com um baixo nível de vendas o que as estimulam a reduzir os investimentos. A redução do produto, por sua vez, reduz a renda disponível oque gera uma diminuição no consumo. Uma diminuição na renda nominal leva a uma redução na demanda total por moedas de uma economia de forma que a oferta de moedas passe a exceder o total demandado, assim, há uma diminuição na taxa de juros para aumentar o montante demandado e estabelecer o equilíbrio. O crescimento no longo prazo será parcialmente impactado, tudo a depender da magnitude dos efeitos citados, porém não devera ser completamente comprometido.

  1. O Governo tem adotado políticas expansionistas, dotadas de um aumento extraordinário nos gastos públicos, desse modo, o produto aumenta com o aumento do déficit publico. As taxas de juros acompanham o crescimento do produto de forma a compensar o aumento na demanda por moedas
  1. Políticas monetárias expansionistas seriam viáveis para que com menores taxas de juros, o investimento aumentasse; pois em taxas de juros menores fica mais viável obter empréstimos para investimentos em capital. Com o aumento do investimento há um impacto positivo na produção da economia.
  1. A redução da produção, o que espelharia diminuição na renda das pessoas e, portanto, nos lucros das empresas resultará em uma menor arrecadação do Governo Federal por meio de tributos e simultaneamente, já os gastos do governo aumentam com as políticas fiscais expansionistas. Portanto a poupança publica é drasticamente reduzida. Por sua vez, a poupança privada; a renda das pessoas diminui com a diminuição da produção de economia, assim as cargas tributárias também diminuem amenizando o impacto na renda disponível, ainda negativo, e o consumo também diminuirá porem em proporção inferior a diminuição da renda, assim há um impacto negativo na poupança privada.
  1. As políticas fiscais expansionistas que aumentam conforme o tempo de crise que o País enfrenta, resultarão em um déficit publico extraordinário para ser enfrentado nos anos a frente. Já os movimentos de expansão monetária irão gerar um crescimento nos investimentos, com menores taxas de juros.
  1. Em ordem a obter um aumento na poupança publica, o Governo Federal deveria optar por uma política fiscal contracionista, cortando os gastos do Governo e aumentando suas arrecadações tributarias. Quanto suas políticas monetárias, deveriam continuar em movimento de expansão da oferta de moedas, assim regulando os juros dos títulos em um baixo nível.
  1. Acredito que as políticas fiscais expansionistas são necessárias neste momento de crise, pois somente desta forma, o Governo tem capacidade de combater os efeitos econômicos da Pandemia de maneira mais efetiva, reduzindo os impactos econômicos futuros, mesmo que essa medida resulte em uma necessidade de adotar políticas fiscais contracionistas no futuro. Os aumentos na oferta de moeda também me parecem essenciais para fomentar a economia, já que com juros mais baixos as empresas conseguem superar a crise mais facilmente com um custo baixo de dívida e as pessoas tem um acesso mais fácil a credito para segurar a estabilidade financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (21.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com