TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Empreendedorismo: Conceitos e Definições Adelar Francisco Baggio

Por:   •  15/7/2021  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Empreendedorismo: Conceitos e Definições

O artigo desenvolvido por Daniel Knebel Baggio, doutor em contabilidade pela Universidade de Zaragoza e Adelar Francisco Baggio, mestre em economia rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, denominado Empreendedorismo: Conceitos e Definições, perpassa por pontuais tópicos no âmbito do empreendedorismo. Parafraseando os autores, podemos notar que os resultados apresentados nos textos se referem as “discussões sobre os conceitos de empreendedorismo, os tipos de empreendedores, as características dos empreendedores (homens) e empreendedoras (mulheres), as diferenças entre ser um inventor, um empreendedor, um gestor ou um líder e ainda sobre o processo de empreender.”

Referente aos conceitos de empreendedorismo, de início é apresentada a etimologia da palavra, onde temos que a expressão “empreendedorismo” vem da tradução da expressão entrepreneurship da língua inglesa, onde é composta da palavra francesa entrepreneur e do sufixo inglês ship. O sufixo ship indica posição, grau, relação, estado ou qualidade, tal como, em friendship (amizade ou qualidade de ter amigo). O sufixo pode ainda significar uma habilidade ou perícia ou, ainda, uma combinação de todos esses significados como em leadership (liderança=perícia ou habilidade de liderar).

O artigo discorre sobre os diversos conceitos de empreendedorismo que tem origem de distintos referenciais. Desenvolve a respeito do escopo ao qual relaciona o empreendedorismo como a habilidade de lidar com adversidades, sendo necessária a criatividade para transformar o ambiente econômico e social onde vive, a partir de recursos disponíveis normalmente limitados.

Posteriormente, o conteúdo discute em cima da miríade de possibilidades, competências e habilidades que estruturam o papel de um empreendedor. Deste modo, é possível distingui-lo de outros papeis, como de inventores, líderes e gerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com