TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perícia Contábil

Por:   •  2/5/2022  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Universidade Federal de Pernambuco

Disciplina: Perícia Contábil

Professor: Robson Pereira Coelho

Aluno: Abner Gomes do Nascimento

Resenha do artigo: PAPÉIS DA PERÍCIA CRIMINAL CONTÁBIL E CONTABILIDADE FORENSE: DIFERENÇAS E ESTUDO BILBIOMÉTRICO

O ambiente político-econômico do Brasil e do mundo tem evidenciado cada vez mais a necessidade de testar a confiabilidade dos dados financeiros, bem como os registros e controles patrimoniais, quanto a sua utilidade, relevância, fidedignidade e transparência, cumprindo assim a sua missão regida pelo CPC 00. Esse movimento de testagem, avaliação e evidenciação trás cada vez mais forte a relevância do papel da Perícia Criminal Contábil, bem como também a Contabilidade Forense.

O perito criminal no exercício pleno de suas funções precisa estar apto para identificar desvios de recursos públicos e corrupção, rastrear a possibilidade de pagamentos indevidos, contratos fraudulentos, notas fiscais frias ou até mesmo superfaturamento de produtos e serviços, ocultação de valores e patrimônio e outras atividades ilegais, sejam elas ou não, frutos de corrupção ativa ou passiva. Diversas técnicas são empregadas para elucidação de fatos, fazendo assim da perícia criminal contábil um importante instrumento para a justiça, refletindo, inclusive, nas decisões judiciárias.

Por sua vez, a Contabilidade Forense se torna conhecida pela sua habilidade em detectar fraudes e ser o ferramental com uma estrutura capaz de produzir e evidenciar provas hábeis e admissíveis em juízo. Isso só é possível porque essa ciência combina conhecimentos técnicos da contabilidade, da criminologia, da psicologia, da semiótica, do direito e das finanças, para conseguir cumprir com maestria sua função de desmascarar e reprimir crimes de natureza econômico-financeira e fraudes. É importante destacar que conforme a literatura atualizada, a função do contador forense é quase que como a junção de um profissional em auditoria com um investigador privado, cujo foco estaria na “investigação, pesquisa e levantamento de dados, conhecimentos jurídicos, métodos quantitativos, finanças, auditoria e contabilidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com