TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Aplicada

Por:   •  3/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA APLICADA

Neste tipo de pesquisa, os métodos científicos são seguidos com rigor. Dentre os seus principais objetivos, pode-se destacar: ter uma visão geral de certo fenômeno ou condição a ser estudada dentro de uma determinada amostra, ampliar o leque de ideias que se tem sobre o tema, tomando ciência dos fatos relacionados à situação e aplicar o conhecimento básico na produção de resultados práticos.

Através da análise desses fatos, pode-se chegar a conclusões que comprovem hipóteses previamente propostas. O pesquisador concentra-se em torno de um problema prático para a elaboração de diagnósticos e na busca de como solucioná-lo de modo eficiente e inovador. Alguns tipos de abordagens metodológicas podem ser adotados. Tais como: métodos estatísticos, pesquisa de campo, pesquisas de opinião, estudo de caso, etc.

O impacto gerado pelos seus resultados ultrapassa as fronteiras acadêmicas, por isso, o pesquisador deve veiculá-la estrategicamente, de modo a promover o debate público e exercer influência sobre os responsáveis pela tomada de decisão para solucionar o problema. Portanto, devem ser levadas em consideração a relevância deste e a sua dimensão ética.

Então, além da aquisição de novos conhecimentos, o pesquisador desfruta da possibilidade de sugerir soluções para determinado caso, com o seu trabalho. Por isso, o nome “Pesquisa Aplicada”, pois é feita a aplicação na vida prática dos conhecimentos adquiridos com a pesquisa, proporcionando benefícios à sociedade também.

Um exemplo de estudo que pode ser desenvolvido por este tipo de pesquisa é a geração de sistematização sobre temáticas referentes ao setor público, contribuindo para soluções de problemas concretos de gestão de políticas públicas, pois essa tem sido uma questão cada vez mais urgente na administração pública. Ainda ocorre, nos países em desenvolvimento, um distanciamento entre as instituições acadêmicas dedicadas à pesquisa e as organizações produtivas (públicas ou privadas), isso gera um bloqueio no desenvolvimento de conhecimento aplicado que venha atender às diferentes realidades organizacionais. Há a necessidade de pesquisas que contribuam para a formação de elos entre estudiosos e práticos.


REFERÊNCIAS

  • CAMÕES, M.R.S; PALOTTI, P,L,M. ; CAVALCANTE,P,L,C. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA APLICADA : desafios e experiências na ENAP. Brasília, 2014. Disponível em: . Acesso em 09 de maio de 2018.

  • FLEURY, M.T.L ; WERLANG, S. PESQUISA APLICADA : Reflexões sobre conceitos e abordagens metodológicas. Disponível em: . Acesso em 09 de maio de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com