TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Acadêmica

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 CASAS BAHIA – HISÓRIA E SEU FUNDADOR 5

2.2 TIPOS DE ESTRUTURA DE MERCADO 7

2.3 MISSÃO, VISÃO E VALORES. 7

2.4 CÁLCULO DO LUCRO LÍQUIDO 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo estudar a fusão de empresas líderes no ramo do varejo, sendo elas Casas Bahia e Grupo Pão de Açúcar. Mostrar que a junção de duas empresas de grande porte pode sim, afetar seus colaboradores e sua gestão, por mais tradicional que esta seja, ela vai ter que se adaptar aos novos costumes e culturas da companhia que vai passar a fazer parte.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CASAS BAHIA – A HISÓRIA E SEU FUNDADOR

Nascido no dia 15 de novembro de 1923, o terceiro de nove irmãos de família judaica, Samuel Klein foi testemunha de um dos maiores massacres já praticados contra a humanidade, o Genocídio de Judeus pelos Nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Aos 19 anos, foi enviado para um campo de trabalho alemão, de onde escapou dois anos depois. Permaneceu na Alemanha por mais cinco anos e então, veio para o Brasil com sua família e se estabeleceu na cidade de São Caetano do Sul – SP, tornando-se mascate vendendo produtos de porta em porta. Seus clientes eram pessoas simples e trabalhadoras, imigrantes nordestinos, que haviam mudado para a região metropolitana de São Paulo em busca de emprego.

Após cinco anos de muito trabalho e dedicação, Samuel Klein adquiriu capital suficiente para fundar no ano de 1957 a loja chamada Casas Bahia, nome dado em homenagem aos seus principais fregueses. Primeiramente, comercializava roupas de cama, mesa e banho, móveis, colchões de algodão, entre outros itens. Este foi apenas o início de um grande império, pois cada vez mais conquistava clientes por conta de suas facilidades e prazos para pagamentos, tornando-se um ícone na venda de produtos para as classes de baixo poder aquisitivo, principalmente para a classe C que era desprezada por grande parte das empresas.

Com uma gestão totalmente familiar e centralizadora que tem dado certo para a empresa, a Casas Bahia não segue as tendências do modismo e sim a cartilha de seu fundador que, além de enxergar as necessidades do mercado passou adiante seus ensinamentos para os membros de sua família e todos os envolvidos na gestão da empresa.

O sucesso e a continuidade das empresas familiares são vitais para o desenvolvimento da economia e da sociedade, pois sua importância no panorama mundial resulta de seu elevado número, volume e negócios consolidados, empregos e percussões econômicas. A visão global do negócio da Família Klein impulsiona seu crescimento, já que mantém definido o seu foco, que é vender à prazo e com taxas de juros reduzidas para a população de baixa renda, diminuindo assim a concorrência e mantendo um nível de inadimplência baixo em relação ao cliente de risco que adotou como público alvo.

Com a fusão da empresa, juntamente com o grupo Pão de Açúcar, a Casas Bahia teve muitos ganhos, principalmente em relação à profissionalização de sua gestão, que é um dos pilares do Grupo Pão de Açúcar. Outro ganho foi o crescimento de seu faturamento, pois as incertezas geradas pela crise econômica e o medo do desemprego fizeram com que o consumidor ficasse mais arredio na hora de fazer suas compras.

Para o Pão de Açúcar, o aumento na margem de lucros foi bastante significativo, diminuindo a concentração de suas operações e reduzindo seus riscos, pois a venda de bem duráveis como móveis e eletroeletrônicos dão mais retorno porque os produtos são vendidos á prazo e com elevados juros embutidos.

Esse processo de fusão aconteceu no ano de 2009, mas em julho/2010 foi feito um novo contrato, onde o novo grupo formado passou a se chamar Novas Casas Bahia e sua captação de recursos ficou por conta da Globex, controladora da rede Ponto Frio. Para se consolidar o novo acordo, que durou cerca de 4 meses, foi preciso injetar aproximadamente R$ 689 milhões por parte do grupo do então chefe do conselho da empresa, Abílio Diniz, que com uma tacada de mestre, faturou R$ 40 bilhões, 137 mil empregados e 1087 lojas.

Depois de renegociar os termos da fusão, ficou acertado que Raphael Klein, filho de Michael, teria um mandato de dois anos, após esse período, ficaria a critério do grupo Pão de Açúcar à escolha de um novo sucessor. No dia 22 de novembro de 2012, após uma reunião com o conselho de Administração da Viavarejo, Antônio Ramatis Fernandes Rodrigues foi eleito por unanimidade como Presidente da companhia, substituindo o gestor anterior.

Defendendo a contratação de um profissional externo, lutando para ter um espaço maior na companhia e dando sinais de arrependimento da venda, os Klein precisaram simplesmente aceitar a nova gestão e estilo de tomada de decisões, já que seu estilo de gestão é bastante ligado ao meio cultural e familiar e Ramatis, procurava estar mais próximo de sua equipe, promovendo encontros com gerentes e colaboradores para inspirá-los com seus novos projetos.

Mesmo após a fusão, as estratégias de negócios das duas companhias permaneceram distintas, as Casas Bahia focadas na classe C e o Pão de Açúcar com as lojas da rede Ponto Frio, focadas nas classes A e B. O maior desafio foi unir as culturas, pois são muito distintas umas das outras.

2.2 TIPOS DE ESTRUTURA DE MERCADO

Ambas as empresas, estão inseridas nos mercados formal, comercial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com