TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Orçamento Empresarial e Controladoria

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

Aluna: Isadora Rocha de Souza

Araranguá, 17 de maio de 2020.

Prova de Orçamento Empresarial e Controladoria.

Controle orçamentário de compra, estoque e mão de obra da empresa ALFA.

Uma empresa responsável pela produção de bebidas, denominada “ALFA”, localizou um grande problema em seu controle orçamentário, principalmente nos orçamentos de compras de insumos, política de estoque de insumos e orçamento de mão de obra direta. O controle orçamentário consiste num conjunto de documentos, planilhas e gráficos que registram basicamente os resultados orçados, os realizados e a variação entre eles.

Um dos responsáveis pela compra dos insumos teve um descuido na hora de fechar o negócio que acabou passando despercebido pelo financeiro, após o acontecido e tendo em vista que ninguém lhe falou nada os gastos com insumos foram cada vez maiores, em alguns meses a empresa se deu conta de que estava com dificuldades para pagar todos os gastos. Em seguida foi necessário realizar um planejamento orçamentário para que o plano de compras e toda a empresa voltasse a fechar bons negócios e obtivesse lucro para então voltar a competir no mercado pelo primeiro lugar. A partir desse fato que ocorreu veremos quais atitudes devemos tomar para que a organização alcance um orçamento e possa sair do vermelho.

O primeiro passo para que o orçamento de compras de insumos possa acontecer é verificar com o setor de vendas qual a meta do mês, para que então seja estipulado o volume de vendas esperado. Após estipular a quantidade, é encaminhada a solicitação ao setor de compras que irá orçar apenas a quantidade necessária. O objetivo principal deste orçamento é adquirir os insumos de acordo com as políticas e planos adotados e com o preço planejado. Informações necessária para a elaboração do orçamento de insumos: quantidade de produtos a serem produzidos, consumo de insumos por produto, informações sobre os impostos de incidência.

O segundo passo é a política de estoque dos insumos, esse é um dos passos mais importantes pois é ele o responsável pelo planejamento de como controlar os materiais dentro da empresa, trabalhando exatamente com base no que é necessário para as áreas de estocagem. A definição do volume a ser produzido, permite definir a quantidade de matéria-prima a ser adquirida, o tempo de mão-de-obra requerida, assim como o uso de equipamento. Existe a necessidade de compatibilizar o volume de vendas, de estoque e a produção para se ter o melhor desempenho da empresa.

Por fim encontramos o último passo do controle orçamentário, denominado orçamento de mão de obra, o responsável é o setor de recursos humanos, pois o mesmo tem a capacidade de definir as horas necessárias para atender a demanda projetada. O objetivo deste é estimar a necessidade de recursos humanos entre outros itens relacionados a funcionários, bem como é revestido de grande importância, por absorver uma grande parcela dos custos totais de produção. As principais informações para a elaboração desse orçamento: quantidade de mão de obra necessária, plano de unidades a produzir, quantidades padrão de horas de mão de obra, rotinas, estimar o custo da mão de obra para calcular o custo de fabricação (custo/hora), etc. Alguns custos a serem citados são: salários, encargos sociais, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), férias, décimo terceiro e benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com