TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Tesouraria

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 12

Ficha Bibliográfica

Práticas de Tesouraria

Autor: Masakazu Hoji

Editora: Atlas S.A – 2001

A tesouraria é uma das partes mais importantes de uma organização, nela são administradas grandes volumes de ativos e passivos, bem como as receitas e despesas, sob forma de dinheiro. Com a alta globalização, os negócios estão cada vez mais competitivos e instáveis e isso exige a participação ativa do tesoureiro, com seus conhecimentos técnicos em transações financeiras e comerciais, para maximizar os lucros da empresa.

O presente trabalho aborda técnicas importantes na tesouraria, que podem auxiliar na tomada de decisão, como cálculos financeiros complexos que envolvem equações matemáticas das mais diversas multíplices.

Capítulo 1

Introdução a finanças de Empresas.

Neste capítulo o autor trata dos conceitos básicos da administração financeira e econômica, mercado financeiro, a divisão das atividades empresariais e as funções do administrador financeiro nas atividades de tesouraria.

Ele descreve que o objetivo econômico da organização é a maximização do seu valor de mercado com o intuito de aumentar os recursos nela investidos e gerar lucros aos seus proprietários, assim como os acionistas.

As atividades empresariais podem ser agrupadas de acordo com sua natureza, em:

• Operações

• Investimentos

• Financiamentos

Citações

Atividades de operações:

“As atividades de operações são executadas em função do negócio da empresa, com finalidade de trazer um retorno adequado para os investimentos feitos pelo proprietário. Basicamente, as atividades operacionais relacionam-se com a compra e vende de mercadoria, compra de matérias-primas e sua transformação, venda de produtos, prestação de serviços, armazenagem e distribuição. ”(Hoji, 2001, p.18)

Atividades de Investimentos:

“As atividades de investimentos correspondem a aplicações de recursos em ativos de caráter permanente, necessários para a execução das atividades operacionais, tais como compras de maquinários, de moveis e utensílios, investimentos em ações, além de gastos em pesquisas e desenvolvimento de produtos. ”(Hoji, 2001, p.19)

Atividades de Financiamentos:

“As atividades de financiamentos são realizadas para suprir a empresa de recursos necessários para a execução das atividades de operações e investimentos. Exemplos: captação de empréstimos bancários, emissão de debêntures, integralização de capital da empresa etc. ”(Hoji, 2001, p.18)

As diferentes atividades que o autor menciona estão ligadas diretamente a controladoria e tesouraria. A controlaria é responsável pelo planejamento, controle e análise das operações e investimentos, já o tesoureiro tem como principal objetivo, planejar e controlar a movimentação de recursos financeiros que transitam pela empresa viabilizando a geração de lucro, para que não ocorra uma insolvência futura.

Segue abaixo algumas das principais funções de Tesouraria citadas pelo autor:

1. Administração de caixa;

2. Planejamento financeiro;

3. Negociação e controle de aplicações financeiras;

4. Negociação e controle de empréstimos e financiamentos;

5. Administração de riscos de flutuação de preços e taxas;

6. Operações de câmbio;

7. Crédito e Cobrança;

8. Contas a Pagar;

Masakazu Hoji fala também da importância do mercado financeiro para as empresas, é impossível se manter no mercado sem os conhecimentos básicos de aplicação de dinheiro e taxas de financiamento adequado. O mercado financeiro orienta sobre as principais e mais adequadas formas de investimentos para quem necessita de poupança financeira.

Existem quatro tipos de mercados dentro do mercado financeiro, sendo eles:

• Mercado monetário, que são negociadas a operações de curto e curtíssimo prazo, como a compra e venda de títulos de créditos emitidos pelo BACEN (Banco Central), ou títulos emitidos por instituições privadas, tais como: Certificado de depósito bancário (CDB), certificado de depósito interbancário (CDI) e Debêntures.

• Mercado de crédito, onde as pessoas físicas e jurídicas, suprem as necessidades de curto e médio prazo. As operações de crédito mais comum nesse mercado são: Empréstimos para capital de giro, desconto de títulos, conta garantia, assunção de dívidas, entre outros.

• Mercado de capitais, cuja finalidade é a de financiar as atividades produtivas e o capital de giro das empresas de médio e longo prazo.

• Mercado de câmbio são negociadas as moedas internacionais conversíveis, como o dólar dos Estados Unidos, marco da Alemanha, iene do Japão etc.

Capítulo 2

Conceitos básicos de Matemática Financeira

Aborda os conceitos de juros e câmbio, defendendo que tais instrumentos foram criados pelo governo para frear o consumismo efetivo. As pessoas que possuem dinheiro estão propensas ao consumo imediato de bens e serviços e consequentemente, o aumento da inflação de preços. Segundo Hoji, as taxas de juros foram originadas, basicamente, em função da oferta e procura de recursos financeiros e futuros cenários econômicos.

A estrutura desse processo tem como base o capital da empresa, que corresponde ao principal recurso que o proprietário cederá ao tomador (que capita o recurso financeiro). Os juros é remuneração do capital, podendo ser calculado de forma simples ou composta. A taxa de juros é aplicada ao capital para calcular o valor de juro por um determinado prazo, onde o capital fica em posse do tomador até o término do vencimento, após esse período o valor é resgatado pelo aplicador. A forma de pagamento ira determinar as condições e periodicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com