TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Relações Humanas

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia e Relações Humanas

Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e só comportamento do ser humano.

  • Fenômenos psicológicos gerais

São definidos por processos cognitivos que influenciam o comportamento, favorecendo também a ativação de reações fisiologicas, muitas vezes o fenômeno psicológico está associado a insuficiências neuroquímicas do cérebro.

  • Crescimento e desenvolvimento físico e mental

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico, algumas estruturas mentais permanecem ao logo de toda a vida.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

É fundamental observarmos que o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores. Até o comportamento mais simples costuma resultar de muitas influências distintas.

Esses fatores são: 


• 
Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento.


• Crescimento orgânico – Aplica-se ao aspecto físico.


• 
Maturação Neurofisiológica - É o que torna possível determinados padrões de comportamento.


• Meio Ambiente - Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo (Ambiente sociopsicológico imediato e cultural no qual a criança se desenvolve).

Instinto

É um tipo de inteligência no seu grau mais primitivo , Ele nos motiva agir quando necessário, apenas não devemos ser deixados guiar pelo instinto .

Personalidade

É o conjunto das características marcantes de uma pessoa , onde determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa.

Para Freud o comportamento é resultado de três sistemas que são o id, o ego, e o superego

Id: proporciona prazer imediado, sendo o prazer seu princípio

Efó: estabelece o equilíbrio entre as exigências do id

Superego: origina-se a partir das proibições, dos limites e da autoridade.

Psicologia da infancia

Após o estágio intra-uterino, podemos encontrar seis estágios, estágio de impulsividade motora, estágio emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência. Os estágios não podem ser interpretados como uma certa delimitação temporal, um certo número de anos, mas sim como a quantidade e qualidade das relações com o meio em cada momento do predomínio de uma atividade particular do desenvolvimento (Dantas, 198

Psicologia infantil

De acordo com Piaget, o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção do pensamento, Piaget chamou de estágios: Estágio sensório – motor, Estágio Simbólico e Estágio Conceptual.

Limites

 Colocar limites é  um  modo de  ajudar a criança  a modificar  o  seu comportamento, sem  prejudicar a sua  auto-estima.  A compreensão e a firmeza dos  pais, na  contenção de condutas inadequadas, junto com  o aumento  da  maturidade  e  da capacidade de  autocontrole da criança, resultam em  uma  gradual  substituição das ações  impulsivas e inaceitáveis por condutas  adequadas.  Colocar limites,  também, é fazer a criança compreender  que  seus direitos acabam onde começam os direito dos outros.

Atendimento em pediatria

Mas quando se trata de uma criança o desafio, é ainda maior, pois diferente do adulto, o impacto da criança internada no hospital é maior, pois as crianças têm dificuldades para assimilar esta situação, apresentando medo, angústia e ansiedade, fantasias muitas.Isso, porque o hospital é um ambiente totalmente desconhecido para ela e muitas vezes ameaçam o comportamento espontâneo da vida diária.

Uma intervenção psicológica adequada requer do psicólogo o enfrentamento de seus medos e incertezas, bem como a ética, maturidade pessoal e profissional, para então trabalhar com o medo do outro, da criança doente, de seus familiares e da equipe de saúde. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é descrever a atuação do psicólogo hospitalar no atendimento à criança hospitalizada e sua família, destacando as principais formas de intervenção e atuação do psicólogo frente à criança e também as implicações que a brinquedoteca tem para a criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com