TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Genetica Humana

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO DE GENETICA HUMANA.

Bauru

2018

Daniela Martini de Almeida Prado Cypriano – T7260F-4

Dyllan Maick Badesso Silveira – D6510G-1

Fernanda Nascimento Pinto – C97986-4

Paulo Renan Fantin Junior – T5484H-4

Tainara Gabriele Costa – D636EG-5

TRABALHO DE GENETICA HUMANA

Trabalho apresentado como requisito de nota bimestral para a disciplina de genética humana.

Profª. Dra. Fernanda Antunes Alves Costa

Bauru

2018

Sumário

INTRODUÇÃO        4

1 A PSICOLOGIA FACE AOS NOVOS PROGRESSOS DA GENETICA HUMANA.        5

1.1 Reflexões preliminares sobre Genoma e Ambiente.        5

1.2 Genética Mendeliana e Abordagens Quantitativas.        5

1.3 Biologia Molecular        6

2 INTELIGÊNCIA        7

3 PSICOPATOLOGIAS        9

3.1 Transtorno Unipolar e Bipolar        9

3.2 Alcoolismo e Drogadição        10

3.3 Outras Patologias        10

4 PERSONALIDADE        12

5 REFLEXOES FINAIS E A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO        13

6 TEXTO II FALANDO SOBRE GENETICA E PSICOLOGIA ENTREVISTA COM SALMO RASKIN        14

CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIA        17



INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado através da leitura de dois textos que abordam o tema da genética humana e o psicólogo, e como ambas as profissões se fundem, e até que ponto esses profissionais são importantes para acompanhamento de paciente tanto na consulta de prevenção, ou até mesmo após um laudo positivo de alguma patologia, inclusive no atendimento simultâneo.

Em um dos textos que é uma entrevista com um médico geneticista, foi pincelado sobre o Projeto Genoma e sua importância para genética, e importância no profissional da psicologia para o Acompanhamento Genético, e como isso impactara no contexto Brasileiro.


1 A PSICOLOGIA FACE AOS NOVOS PROGRESSOS DA GENETICA HUMANA.

O texto nos traz a importância sobre as pesquisas genéticas, e principalmente quando se descobre o diagnóstico da doença, e o mesmo é passível de cura e tratamento.

Sendo importante a atuação do psicólogo nos processos terapêuticos.

No referido artigo, ele apresenta três tipos de metodologias e abordagens utilizadas, sendo elas:

1º Reflexões Preliminares sobre Genoma e Ambiente;

2º Genética Mendeliana e Abordagens Quantitativas;

3º Biologia Molecular.

1.1 Reflexões preliminares sobre Genoma e Ambiente.

Passamos ao primeiro método, que nos arremete a noção de fatores genéticos e adquiridos, sendo desde a fecundação até a educação pós-natal.

Haldane sugere a ideia de que não é possível separar meio ambiente relativo aos seres vivos ou apenas observar somente do ponto de vista biológico. Já Plomin e Loehlin diz que a expressão mais correta seria “natureza versus ambiente”, e sim “natureza e ambiente”.

Pesquisadores observaram bebes recém-nascidos e ouviram relatos dos pais e de profissionais da saúde que os mesmos apresentam peculiares desde os primeiros momentos de vida.

Pode-se concluir que as pesquisas do comportamento humano devem levar em conta fatores múltiplos.

1.2 Genética Mendeliana e Abordagens Quantitativas.

O segundo método nos fala que, a tentativa de explicar as características comportamentais através de apenas um par de genes utilizando o padrão de herança mendeliana, dos quais verificou resultados inadequados.

Após essa inadequação, hoje são utilizadas metodologias na genética quantitativa levando em conta características comportamentais como resultante de múltiplos componentes genéticos associados com ambientais.

Após vários testes genéticos sobre herdabilidade para características de personalidade, embora houvesse efeitos significativos dos fatores genéticos, constatou que uma grande variação ocorreu devido a fatores ambientais.

1.3 Biologia Molecular

Passamos ao terceiro método, o da Ótica Molecular.

A genética molecular é a responsável por pesquisas nas áreas do DNA, por genes responsáveis das características comportamentais.

A tendência é encontrar genes que contribuam para variância genética em características quantitativas visando atribuir predisposições probabilísticas de ocorrências e não programações determinadas de fenótipos comportamentais.

A técnica em tela apresenta resultados de evidencias importantes em psicopatologias.

Hoje as pesquisas relacionadas com genes procuram não ser tão taxativas como antigamente, assim sendo os resultados apresentados são como exemplos de “genes associados a características”.

O sequenciamento do genoma em 2000 trouxe muitas dúvidas, pois após esse mapeamento contatou que genes diferentes produzem proteínas diferentes logo cada um carrega peculiaridades nos aspectos fisiológicos.


2 INTELIGÊNCIA

No início do século XIX para XX Francis Galton realizava pesquisas para avaliar as diferenças individuais das habilidades cognitivas.

Infelizmente pelas afirmações equivocadas dos resultados das pesquisas, levaram a atos extremos de discriminação social no século XX, pois no projeto de Gould visava classificar os indivíduos hierarquicamente pelo tamanho dos crânios e etnias.

Houve uma aplicação de teste que surpreendeu, pois nele verificou que, quando o indivíduo apresentasse escore inferior poderia resultar na esterilização sumaria do mesmo. Em meados de 1924 e 1972 no Estado da Virginia mais de 7.500 milhões de pessoas foram levedos a esterilização, devido aos resultados dos testes mentais da época. Entretanto devido a esses resultados catastróficos, tornou-se complicado falar sobre as diferenças genéticas entre pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com