TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Ciências Humanas Curso de Psicologia

Por:   •  3/11/2018  •  Bibliografia  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

                        Ana Caroline de Souza Andrade (T1934J8)

Mateus Es Alves (D66BEA4)

Mayara Caroline (N230975)

                                     Simone Soares Garrido Barbosa (T6545B7)

PSICÓLOGO HOSPITALAR

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Psicologia: Ciência e Profissão, sob orientação da Profa. Marisa Silva

Campus Assis – SP

2018

Em 1970 surge a necessidade de criar um hospital para suprir o déficit de leitos hospitalares da cidade de Assis, sendo levantados fundos para sua construção pelo Rotary Club local. Em 1988, após 16 anos de construção, essas entidades filantrópicas entregam o hospital com 75% da obra construída para o Governo do Estado de São Paulo. O Hospital Regional de Assis "Dr. Joelson Leal Lisboa" é inaugurado e aberto para atendimento da população em 21/09/1991, sendo regulamentado pelo Decreto Lei 33.380 de 23/09/1991, que cria sua estrutura.

 O Hospital Regional de Assis atende unicamente aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, compreendendo a população dos 25 municípios de abrangências da DIR VIII.

O HRA dispõe de um total de 115 leitos de internação hospitalar nas diversas especialidades.

[pic 1]

Universidade afiliada: Famema e Fema

Especialidade: Geral

Financiamento: Estadual

Rede hospitalar: Estadual

PARTE A

A profissional relatou a necessidade da formação em psicologia para o cargo, o ingresso no setor foi por meio de concurso, fez a prova e assumiu sem nenhuma experiência em relação a função referida, porém a busca por capacitações ligadas à área foi de suma importância para um melhor desenvolvimento das suas atividades, é servidora estadual a vinte e cinco anos.

           Segundo ela, apesar da importância do profissional nesse setor, o mercado não oferece muitas oportunidades de trabalho, a questão salarial deixa a desejar, a saúde mental no Brasil atualmente não é prioridade, o quadro de colaboradores é mínimo, e a seleção pública para o cargo quase não ocorre, acredita que ao longo dos anos o mercado de trabalho para esse profissional será pior.

A função social é importante, além do suporte psicológico que é dado ao paciente  durante esse momento difícil, tentam garantir que o atendimento seja feito da melhor forma possível, e que se estenda as famílias também, a grande maioria dos  atendimentos são feitos  na beira do leito, ela tem autonomia para desenvolver seu trabalho, porém senti dificuldades de se trabalhar em equipe, por conta da demanda de pacientes que é grande dentro do hospital e por ter poucos profissionais dessa área no setor, trabalham com  equipe multiprofissional feito por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, médicos e enfermeiros, sente dificuldades também pela falta de proximidade de alguns profissionais envolvidos, assim poderiam observar melhorar alguns aspectos, como os sociais, emocionais, físicos e familiares, essa integração seria melhor para o paciente segundo a entrevistada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com