TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMO PSICOLOGIA HUMANA AFETA NO PROCESSO DECISÓRIO: UM ESTUDO SOBRA FINANÇAS COMPORTAMENTAIS

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.706 Palavras (15 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 15

COMO PSICOLOGIA HUMANA AFETA NO PROCESSO DECISÓRIO: UM ESTUDO SOBRA FINANÇAS COMPORTAMENTAIS

Academica: Bruna Mariana Saenz Machado

Orientador:

Resumo: Conforme a area de finanças foi se desenvolvendo foi detectado a influencia que a piscologia humana tem na hora de tomar decisões. As Finanças Comportamentais surgem para tentar demonstrar como o fator humano pode influenciar um investidor na hora de escolher uma proposta. Este estudo tem como objetivo mapear uma parte desse processo decisório entre investidores e potenciais investidores, objetivando comparar as diferenças do processo de tomada de decisão e como a experiencia pode influenciar nesse processo. Foi utilizado neste projeto pesquisas semelhantes para entendimento mais profundos dos temas, assim como o trabalho original de Kahneman e Tversky (1979) como ferramenta para comparação e observação dos resultados. Será utilizado um modelo adaptado do questionário original de Kahneman e Tversky (1979) para avaliar como a Teoria da Perspectiva age nas diferentes amostras de investidores e potenciais investidores. Em vista uma melhor observação dos dados será considerado também os perfis demograficos dos individuos analizados (genero, idade e empregado/desempregado).

Palavras-chave: Finanças Comportamentais. Processo decisório. Caracteristicas dos Investidores. Teoria da Perspectiva. Psicologia.

Abstract: As the area of ​​finance was developing, the influence that the human pisology has at the moment of making decisions was detected. Behavioral Finance comes to try to demonstrate how the human factor can influence an investor when choosing a proposal. This study aims to map a part of this decision-making process in potential investors, undergraduate students of Administration. Similar research was used in this project for a deeper understanding of the themes, as well as the original work of Kahneman and Tversky (1979) as a tool for comparison and observation of results. A model adapted from the original Kahneman and Tversky (1979) questionnaire will be used to evaluate the Prospect Theory, in order to better observe the data, the demographic profiles of the individuals analyzed (gender, age and employed / unemployed) will also be considered.

Keywords: Behavioral Finance. Decision-making process. Investors characteristics. Heuristics. Cognitive biases.

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto visa analisar e compreender melhor a estrutura e o funcionamento do campus da Unioeste - Foz.

A partir da delimitação da satisfação dos acadêmicos desta universidade é possível então avaliar as mudanças a serem incorporadas e as características positivas a serem mantidas.

Mas o conceito de satisfação é muito amplo, exigindo uma observação das diferentes perspectivas haja visto que seus significados serão divergentes para pessoas diferentes. Segundo Oliver (1996), a discrepância do significado pode ser observada pela grande quantidade de contextos em que foi utilizada.

É um mecanismo essencial para concretizar uma educação de qualidade, avaliando a satisfação acadêmica poderá também observar o êxito das universidades, que resultara em instituições mas focadas nas necessidades, objetivos e expectativas dos alunos.

Cada vez mais os alunos buscam um ensino de qualidade com profissionais qualificados, aliado a uma comodidade no que se refere ao ambiente escolar, seja por meio de uma biblioteca bem estruturada ou laboratórios bem equipados, dentre outros.

Diante desta problemática, este estudo pretende responder a seguinte questão: Qual a satisfação dos acadêmicos da Unioeste - Foz sobre a estrutura física do campus?

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Finanças Comportamentais

A concepção moderna da teoria de finanças surgiu na década de 50. O modelo de Finanças Modernas passou a adotar as premissas de racionalidade dos tomadores de decisão e de imprevisibilidade dos mercados, com paradigmas fundamentados em trabalhos de acadêmicos:

•os princípios de arbitragem de Miller e Modigliani (1958, 1961), estudiosos que defenderam a irrelevância da estrutura de capital e do pagamento de dividendos para os preços das ações;

•os princípios de diversificação de portfólio de Markowitz (1952), para otimização de risco e retorno;

•as teorias de precificação de ativos de Willian Sharpe (1964), que propôs a racionalidade do investidor avesso ao risco e buscando a maximização de seu bem-estar;

•a teoria de precificação de opções de Myron Scholese Fischer Black (1972).

A Hipótese de Mercados Eficientes (HME), desenvolvida por Eugene Fama (1970), que apóia o modelo clássico de finanças, é baseada nas noções sobre comportamento humano racional, maximizador de utilidades e apto a processar de maneira ótima todas as informações disponíveis. Os mercados são operados por agentes de racionalidade ilimitada. Essa teoria pressupõe: competição perfeita, nenhum agente individual podendo impactar de forma significativa os preços; expectativas homogêneas, investidores totalmente informados, com acesso igualitário às informações eagindo racionalmente; ausência de fricções; ativos divisíveis e nenhum custo de transação. Na HME foram propostas por Fama (1970) três formas de eficiência:

•forma fraca: quando os preços incorporam as informações sobre os ativos. A análise técnica baseia-se nos movimentos passados dos preços das ações e a análise fundamentalista nas demonstrações financeiras publicadas pelas empresas, para prever movimentos futuros. O retorno esperado será função do risco envolvido;

•forma semiforte: quando os preços das ações refletem todas as informações publicamente disponíveis, como demonstrações financeiras, dados de preços históricos, anúncios sobre dividendos, lucros, fusões, aquisições, investimentos, desinvestimentos e emissões de novas ações. Apesar de existirem algumas questões em aberto, os testes realizados em estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com