TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DO CLIENTE INTERNO

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  5.711 Palavras (23 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 23

A QUALIDADE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DO CLIENTE INTERNO

THE QUALITY OF THE ORGANIZATIONAL ENVIRONMENT FROM THE PERSPECTIVE OF THE INTERNAL CUSTOMER

Loise Barbosa da Silva¹, Raimundo de Jesus Paravidine2

1 Aluna do Curso de Administração

2 Professor e Orientador do Curso de Administração

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o comportamento dos colaboradores e das organizações no que diz respeito às ações que resultem em satisfação profissional e pessoal dos clientes internos que compõem os ambientes organizacionais. As constantes mudanças nas demandas do mercado vêm exigindo que as empresas repensem suas estratégias de gerenciamento para oferecer a seus colaboradores a possibilidade de desenvolvimento de suas atividades com mais autonomia em um ambiente saudável, valorizando, efetivamente, aspectos do capital humano e encontrando soluções que agreguem valor aos resultados pretendidos. A análise (qualitativa), realizada de forma exploratória, por meio da coleta de dados em entrevistas e materiais bibliográficos, aponta a relevância dos esforços conjuntos na valorização do capital humano, mas foi fundamentada na perspectiva do cliente interno, com foco nas medidas que as organizações vêm adotando para o alcance das metas propostas. A comunicação, a confiança no trabalho realizado e os fatores sociais são as características que mais afetam, positivamente e negativamente, o rendimento dos colaboradores nas organizações. As empresas precisam de todos os seus clientes para sobreviver no mercado: o cliente externo proporciona o lucro, mas é o cliente interno que idealiza todos os processos que culminam nas negociações de produtos e serviços comercializados. É possível medir a qualidade de um ambiente organizacional quando o colaborador consegue ajustar seus interesses às suas necessidades, com maior comprometimento e motivação para cumprir suas funções dentro e fora desse ambiente.

Palavras-Chave: Cliente Interno; Ambiente Organizacional; Motivação.

Abstract

This article aims to analyze the behavior of employees and organizations with respect to actions that result in professional and personal satisfaction of the internal clients that make up the organizational environments. The constant changes in market demands have required companies to rethink their management strategies to offer their employees the possibility of developing their activities with more autonomy in a healthy environment, effectively valuing aspects of human capital and finding solutions that add Value to the intended results. The (qualitative) analysis, carried out in an exploratory way, through the collection of data in interviews and bibliographic materials, points out the relevance of joint efforts in the valuation of human capital, but was based on the perspective of the internal client, focusing on the measures that the Organizations have been adopting to reach the proposed goals. Communication, trust in the work done and social factors are the characteristics that most affect, positively and negatively, the income of employees in organizations. Companies need all their customers to survive in the market: the external customer provides the profit, but it is the internal customer who idealizes all the processes that culminate in the negotiation of products and services marketed. It is possible to measure the quality of an organizational environment when the employee can adjust their interests to their needs, with greater commitment and motivation to fulfill their functions inside and outside this environment.

Keywords: Internal Client; Organizational Environment; Motivation.

Contato: loisebb@gmail.com

Introdução

A competitividade é, sem dúvida, o maior desafio para as empresas que querem se estabelecer no mercado. Buscar novos clientes e manter os que já garantem lucro e visibilidade é uma tarefa que vem exigindo, cada vez mais, o empenho das equipes que compõem as áreas de marketing das organizações. A concorrência está sempre um passo à frente e não mede esforços para captar os sinais que os clientes emitem, cabe às empresas oferecerem o que eles exigem.

Além disso, não basta oferecer os melhores serviços e produtos, é preciso habilidade para descobrir os desejos pessoais, fazer com que o cliente se sinta especial, criar canais de confiança que vão além da comercialização e que tornam o cliente o maior aliado na propagação da empresa. As estratégias de propaganda e marketing de sucesso ocorrem, principalmente, quando conseguem unir conhecimento e informações para administrar da melhor forma as interferências das ações que ocorrem nos ambientes externos.

E quanto ao ambiente interno, quais medidas são adotadas para garantir a qualidade e satisfação dos stakeholders que integram a organização, tendo em vista que esses também se tratam de clientes? Qual a perspectiva deles diante do que eles desenvolvem e do que lhes é oferecido?

Todas as atividades que resultem em negociações têm a participação dos clientes internos e isso requer uma constante evolução no planejamento e nos recursos disponíveis para formar um ambiente ainda mais produtivo e inteligente.

Esse artigo tem por objetivo avaliar as ambições destes clientes internos quanto ao ambiente organizacional a qual estão inseridos.

Materiais e Métodos

A metodologia tem por objetivo mostrar a forma como foi realizada a pesquisa para a construção deste artigo.

Quanto aos objetivos, utilizou-se a metodologia classificada como descritiva, uma vez que visa, por meio de coletas de dados em entrevistas, analisar a perspectiva dos entrevistados em relação à organização ao qual estão inseridos; e exploratória, utilizando as pesquisas bibliográficas já realizadas a respeito do tema proposto, a fim de possibilitar uma compreensão maior acerca do objetivo em estudos posteriores.

A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, que levanta as questões que motivam determinado grupo, que comportamento é adotado e o que pensam e esperam mediante a situação apresentada.

De acordo com Reis (2012) a abordagem qualitativa

Tem como objetivo interpretar e dar significados aos fenômenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com