TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  14/8/2019  •  Artigo  •  6.050 Palavras (25 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 25

CAPITULO I

INTRODUÇÃO

A cada ano aumenta nas organizações a preocupação com o binômio Indivíduo X Trabalho. Se no inicio do século XX a racionalização do trabalho era focalizada em métodos científicos, que se ocupavam basicamente do aumento da produtividade em detrimento de outros indicadores, e assim, a busca do lucro. Nos últimos anos observa-se uma quebra de paradigma, aonde à preocupação com a satisfação do trabalhador, vem se tornando uma estratégia competitiva diferencial no mercado.

Segundo CONTE (2003), a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT tem sua relevância para as organizações, “A importância da QVT reside no fato de que passamos em um ambiente de trabalho mais de 08 horas por dia, durante pelo menos 35 anos de nossas vidas”.

Buscando analisar este crescimento da preocupação com a satisfação do trabalhador é que surgiu o interesse para o tema deste estudo Qualidade de Vida no Trabalho nas Organizações.

Entende-se por QVT, o resultado da combinação de diversos fatores que são direta ou indiretamente ligados ao trabalho do funcionário, e que são capazes de produzir motivação e satisfação em diferentes níveis, além de gerar mudanças de condutas.

Cabe ressaltar que investir em QVT, não significa resolver todos os problemas da empresa. Mas, entende-se, a busca da qualidade leva os Gestores a terem artifícios que facilitem a condução de suas equipes, e assim, o aumento de produtividade e a baixa do absenteísmo.

Além disto, conforme HARCK apud RODRIGUES (2008) compreende-se que não se pode desprezar o aspecto financeiro da questão, já que as empresas precisam investir dinheiro para manter programas de qualidade, e precisam aferir alguma forma de retorno. Por isso a importância de elaborar programas dirigidos ao publico certo e que sejam bem aplicados, gerando um bom custo-benefício.

A base teórica escolhida para este estudo foi o modelo proposto por Walton, que é composto por oito dimensões, com indicadores que afetam as pessoas em seu trabalho. Além disto, este modelo tem servido de parâmetro para a maioria dos estudos realizados nos últimos anos no Brasil, e tem apresentado resultados positivos, favorecendo e gerando um maior comprometimento entre gestor e funcionário.

A pergunta norteadora gerou em torno da preocupação enquanto graduadas em administração entender o que os autores consideram enquanto qualidade de vida? E se a qualidade de vida na Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC influencia na produtividade do trabalho? Para tanto buscamos por meio de pesquisa bibliográfica conhecer o pensamento de alguns autores a exemplo: HACKMAN & LAWER (1971); DAVIS (1996); VIEIRA e HANASHIRO apud VIEIRA (1996); HUSE e CUMMINGS (1985) apud RODRIGUES (2008); NADLER e LAWER apud RODRIGUES (2008), entre outros autores. Bem como, fizemos um estudo de caso, onde por meio de entrevistas levantamos duas variáveis relevantes para responder a nossa segunda questão: o índice de satisfação dos colaboradores da FTC e se isso influencia no desempenho do trabalho, para tanto tomamos como base o modelo de WALTON para contribuir com nossa análise.

Nosso Objetivo geral visa mostrar a importância da QVT, baseado no modelo de Walton. Tivemos como objetivos específicos:

• Estabelecer uma relação das dimensões definidas no modelo de Walton e os pontos destacados na Pesquisa.

• Conceituar QVT e suas dimensões nas organizações;

• Analisar de que forma a satisfação dos funcionários influenciam no desempenho das organizações.

A estrutura desse trabalho gira em torno de dois capítulos e as considerações finais. O primeiro capítulo se refere ao referencial teórico, que dialoga sobre os diversos conceitos de qualidade de vida no trabalho, a origem e evolução das condições de trabalho. O segundo capítulo tem como base o estudo de caso feito na FTC, onde é analisado a QVT o reflexo desta na produtividade, e por fim fazemos as considerações finais.

1 – DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

1.2 OBJETIVO GERAL

O presente trabalho visa mostrar a importância da avaliação da QVT para a formulação de estratégias que busquem o crescimento da produtividade por meio do aumento do grau de satisfação dos colaboradores, baseado no modelo de WALTON.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Buscando atingir este objetivo procuramos:

• Estabelecer uma relação das dimensões definidas no modelo de Walton e os pontos destacados na Pesquisa de Clima;

• Conceituar QVT e suas dimensões nas Organizações;

• Analisar de que forma a satisfação dos funcionários influenciam no desempenho das organizações.

1.4 JUSTIFICATIVA

Atualmente cada vez mais as empresas buscam um equilíbrio entre produtividade e os investimentos em melhores condições de trabalho para os seus colaboradores - vários estudos já comprovaram que este é o melhor caminho para a busca do crescimento / lucro das organizações. Essa linha de pensar é que nos favorece pesquisar como se dá a Qualidade de Vida no Trabalho na empresa FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciência.

CAPITULO II

2. TRABALHO E SUA EVOLUÇÃO

Em 1776 Adam Smith publicou “A Riqueza das Nações” e conquista para a economia o status de ciência, pois passar a dar um tratamento mais elaborado e consistente ao pensamento econômico. Em paralelo o mundo se encontrava em uma de suas maiores transformações, com o inicio da Revolução Industrial, onde ocorreu uma gradativa substituição da utilização da força manual pela força das máquinas, levando a uma nova forma de organizar e pensar a produção: o sistema capitalista.

A relação existente entre mercados de trabalho debilitados e baixos níveis de bem estar social força uma reflexão sobre os impactos da alteração na alocação de mão de obra no padrão de desenvolvimento econômico. (MOURÃO, 2001, p. 54).

Outro fato de destaque nesta época foi a Revolução Francesa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com