TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DO AR E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANGUERA EDUCACIONAL

FAC 3-CAMPINAS

GESTÃO AMBIENTAL

SIDINEI DA SILVA JUNIOR

QUALIDADE DO AR E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

CAMPINAS

2018

INTRODUÇÃO

Conhecer as técnicas e práticas do gerenciamento de projetos; Aplicar a legislação ambiental a nível empresarial; Analisar os aspectos ambientais e sociais no âmbito organizacional; Identificar quais tecnologias poderão ser utilizadas com base na qualidade do ar; Elaborar produções científicas aplicando normas da ABNT.

O desenvolvimento da sociedade urbana e industrial ocorreu de forma desordenada causando crescentes níveis de poluição e degradação ambiental que tem acarretado impactos negativos significantes na natureza que comprometeu a qualidade do ar, na cidade do Ceu limpo  poluiu os rios, reduziu a fertilidade do solo e contribuiu para o aumento das áreas desérticas, tecnologia demonstrou, então, que era capaz de contribuir de forma efetiva para a melhoria de situações críticas  .O avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento de métodos de planejamento e equipamentos para controle de poluição. Essas ferramentas tecnológicas tanto permitiram corrigir problemas existentes quanto estimaram efeitos e impactos de situações hipotéticas através de modelos físicos e matemáticos. Apesar destes avanços na tecnologia, não se entende que a tecnologia resolva todos os problemas de forma plena. Neste campo existem diversos limites, alguns ainda desconhecidos para o controle dos problemas ambientais.

Desenvolvimento

  1. Impactos da chuvas acidas.

O impacto das chuvas ácidas provoca profundas alterações dos ambientes naturais, das águas, dos solos e principalmente da vegetação, além de deteriorar muitos dos materiais empregados na construção civil e os monumentos históricos. As florestas estão a todo momento vulneráveis às intempéries naturais como a seca, fenômenos climáticos extremos, calor e frio anormais para a época, ventos fortes, doenças, ataque de insetos e outros organismos, assim os vegetais sofrem uma pressão adaptativa para se adequar aos gradientes do ambiente ou então perecerem à extinção local.

A chuva ácida provoca, ao longo do tempo, prejuízos incalculáveis no património arquitetônico natural e edificado na Terra. A principal responsável pela degradação de mármores e calcários de monumentos e estátuas é a chuva ácida. Por outro lado, diversas obras de arte em metal e estruturas metálicas de edifícios são danificados pela chuva ácida.

  1. Tecnologia limpas auxilia na melhoria do processos industrial.

 Para a implantação das tecnologia limpa na Industria, a prevenção à Poluição é descrita como qualquer prática, técnica, e tecnologia que visem a redução ou eliminação em volume, concentração e toxicidade dos poluentes na fonte geradora. Inclui também modificações nos equipamentos, processos ou procedimentos, reformulação ou replanejamento de produtos, substituição de matérias primas, eliminação de substâncias tóxicas, melhorias nos gerenciamentos administrativos e técnicos na Industrias e otimização do uso das matérias-primas, energia, água e outros recursos naturais. Redução da emissão do poluente a na indústria siderúrgica , ou seja, é mitigar determinado poluente ainda no processo produtivo.

  • Substituição de materiais e insumos
  • Mudanças de Procedimentos
  • Melhorar a organização (housekeeping)
  • Programas educacionais

A P+L, Produção Mais Limpa é o termo que se refere ao conjunto de todas as medidas que tenham o intuito de produzir de forma mais próxima ao que se pode considerar ambientalmente amigável, seja reduzindo a produção , seja tomando medidas para lidar com poluentes produzidos. É um termo mais abrangente porque inclui todas as medidas, porém não se limita à redução na fonte geradora. Medidas como a logística reversa e o tratamento de resíduos gerados são exemplos de P+L. As medidas P+L podem ser aplicadas tanto ao processo produtivo, quanto ao produto, que pode ser elaborado dentro das ideias de Produção Mais Limpa.

  1. Ecoeficiência pode auxiliar no processo da indústria.

A aplicação da ecoeficiência nas Industria pode ser muito ampla, envolvendo por exemplo, etapas como a reorganização dos processos industriais, revalorização de subprodutos, redesenho dos produtos, mudanças na cultura empresarial, a capacitação profissional, a realização de pesquisa e desenvolvimento para identificar formas de redução do consumo de matéria-prima e energia, mudança da política de compra e venda exigir de fornecedores ecoeficiêntes.Assim, considerando a estreita relação entre sustentabilidade e economia, as sete dimensões da ecoeficiência podem ser aplicadas para toda empresa, produtos e serviço.

                          Tabela 1 - Exemplos de medidas que podem ser consideradas

Controle de estoque

Medidas que visam boas práticas na estocagem de produtos químicos

Manutenção preventiva

Evita problemas ambientais causados por falhas

Mudança de processo/tecnologia

É a substituição de tecnologia por uma mais limpa.

Reuso

É a reutilização de um componente usado na produção, gera a economia de matéria prima

Reciclagem interna ao processo

É a reutilização de um resíduo produzido no processo. Pode ser necessário um tratamento específico para que o resíduo possa ser usado

Substituição de matéria-prima

Visa substituir uma substância tóxica por uma menos tóxica

Substituição ou alteração nos equipamentos

Substituição de equipamento usado na produção por um que realize a mesma função e seja menos poluente

Segregação de resíduos

Isolar os resíduos tóxicos para que esses não afetem os  resíduos que podem.

Treinamento

Aumentar o conhecimento em relação à problemática ambiental por parte dos indivíduos que participam da produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com