TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA IBF

2020

Nome: PRSF- CÓD- XXXXX

Curso: MBA EM GESTÃO PÚBLICA

Disciplina: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Trata-se de resenha e análise crítica sobre o texto “Ética e Responsabilidade Social”, de autoria do professor Mestre Oswaldo Oliveira Santos Júnior, referente aos conceitos teóricos e históricos relacionados à reflexão da ética na sociedade e a Responsabilidade Social Empresarial.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma resenha e análise crítica do texto “Ética e Responsabilidade Social”, cujo autor aborda sobre conceitos teóricos e históricos relacionados à reflexão da ética na sociedade referente à Responsabilidade Social Empresarial. Para o desenvolvimento da resenha será realizada uma análise subjetiva com base no referido texto, nas vídeo-aulas apresentadas durante o curso e nas leituras complementares.

ANÁLISE DA OBRA

No texto o autor trata sobre a importância da reflexão da ética e o desenvolvimento diálogo, entre iguais, necessário para viver e conviver em sociedade.

O autor aborda aspectos históricos da sociedade capitalistas referindo-se a um importante período na década de 90 aos quais ocorreram avanços das políticas neoliberais para a sociedade brasileira com o surgimento, em meios às críticas, dos programas de Responsabilidade Social Empresarial, pois havia o intuito de projetar a imagem da corporação para a sociedade. Esses programas contribuíram positivamente para inibir práticas empresariais inadequadas como: falta de segurança no trabalho, processos industriais poluidores do ambiente, trabalho infantil e situação de trabalhos similares à escravidão, entre outros.

A Responsabilidade Social é um processo instrutivo e dinâmico que envolve ações governamentais por meio de políticas públicas e não governamentais, pelos cidadãos, e tem como objetivo as relações sociais, o equilíbrio ambiental e os direitos fundamentais à vida.

Nas sociedades encontramos diversas formas de manifestação de Responsabilidade Social que podem ser desenvolvidas com ações individuais, coletivas ou empresariais junto a órgãos públicos ou entidades privadas com a execução de trabalhos voluntários.

A Responsabilidade Social Empresarial tem incentivado os empresários obter um comprometimento ético contribuindo para o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade de vida de seus empregados, familiares, comunidade local e da sociedade em geral. Para incentivar e fiscalizar essas práticas foram criados medidas de desempenho social, indicadores, prêmios e certificações. Em contrapartida ampliou a visibilidade das empresas, obtendo maior credibilidade aos produtos e incentivando o consumo dos clientes, maximizando dos lucros dos empresários.

Os programas de Responsabilidades Sociais Empresariais incentivam o respeito à diversidade promovendo a redução das desigualdades sociais, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações presentes e futuras.

CONCLUSÃO

Diante explanação, podemos concluir que a ética é desenvolvida através do diálogo e essa reflexão permite a formação de valores o que possibilita o convívio harmonioso em sociedade.

A Responsabilidade Social Empresarial que tem a finalidade de conscientizar os empresários a obter um comportamento ético, promovendo ações que demonstrem sensibilidade social, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade de vida dos empregados e familiares, comunidade local da sociedade em geral. Contudo ainda há várias empresas que não respeitam os preceitos éticos de Responsabilidade Social visando apenas o lucro, por isso é importante que essas práticas inadequadas sejam coibidas e haja fiscalização adequada para o cumprimento das normas baseadas na ética e na moral para a construção de uma sociedade consciente, harmoniosa, saudável e digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com