TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Por:   •  3/8/2020  •  Resenha  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Milene Ribeiro da Silva – Cod 431948

Curso: Pós-Graduação – Analise Criminal

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Esta resenha terá por escopo resumir, analisar e apresentar a opinião desta aluna sobre a disciplina de “Ética e Responsabilidade Social e Profissional” em especial em análise crítica do texto “Ética e Responsabilidade Social” do professor Me Oswaldo Oliveira Santos Junior que trata dos aspectos centrais da discussão sobre a Responsabilidade Social Empresarial e sua interface com a ética. Além de outros materiais complementares.

A sociedade vive em constantes conflitos e inúmeras disputas entre grupos de forma desigual. Com isso, vê-se a necessidade do pensamento ético para a melhor convivência entre os seres humanos. No texto o autor faz uma discussão a respeito da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), no qual introduz conceitos elementares de ética, e seus desdobramentos ao longo da história marcado por conflitos e lutas sociais, para assim tecer sua análise a respeito da responsabilidade social empresarial nos anos de 1990. Ao longo dessa discussão é introduzido também uma abordagem a respeito da sociedade capitalista e as divergências provenientes desse tipo do sistema em sua associação com os preceitos da ética e da responsabilidade social.

A ética está voltada para se perceber a forma mais apropriada para se viver em sociedade, porém é necessário o uso de dialogo para sua permanência nas condutas humanas em suas relações. Dessa maneira, ética pode ser compreendida como um código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa, família ou grupo de indivíduos, sobre o que se compreende como forma certa e/ou errada de agir uns com os outros, em uma determinada sociedade. De forma geral, ética transcende o significado de sinônimo de lei, norma, código de conduta ou regra. É comum fazer-se a confusão entre ética e moral, pois ambas estão intrinsicamente ligadas, para que isso não ocorra é necessário separa-las de maneira a identificar o significado de cada uma delas.

Sendo assim, deve-se deixar claro que ética e moral não é uma característica nata a um individuo, e sim é adquirida ao longo do convívio, é construída, sendo passada ao mesmo de maneira gradativa.  

Já sobre a Responsabilidade Social o autor afirma que é uma maneira das empresas que se apresentam como empenhadas com o fortalecimento tanto econômico quanto social de um país. É uma forma de intencionar soluções para os problemas sociais existentes, agregando valores éticos na sociedade. Considera-se que a responsabilidade em meio aos negócios interfere positivamente ou não nas relações ético sociais, visto que a Responsabilidade Social é necessária em meio às organizações empresariais para impedir práticas nocivas e que contradizem os princípios éticos e morais na sociedade. Assim esse comportamento passa a ser uma estratégia importante para acrescentar valor às organizações com praticas sociais. Para melhor entender a idéia do autor é necessário o seguinte entendimento: uma empresa de maneira geral pode adotar dois tipos distintos de estratégias.

Falar sobre Responsabilidade Social Empresarial é observar a maneira em que as organizações se comportam no que diz respeito ao seu comportamento social, seus valores, e os dispositivos que utilizam para lidar com o ser humano e a natureza. Isto é, quem se utiliza da responsabilidade social para a maneira que realizam seus negócios vem ganhando mais respeito e espaço na sociedade com isso, implementando as diretrizes da Responsabilidade Social Empresarial.

Uma primeira estratégia, respaldada pelos princípios éticos e morais, buscando um “trade-off” (compromisso) em atingir as metas de lucros gerando dividendos para seus investidores e respeitando os princípios éticos e morais. Como por exemplo, respeitando a sociedade e o meio ambiente o qual está inserida. Ou uma segunda estratégia, desprezando todo e qualquer princípio ético e moral visando apenas o lucro para seus acionistas, agindo dessa forma na contramão da RSE, pois optaram por seguir a segunda estratégia, visando apenas o lucro de seus investidores, dando apoio a Ditadura, colaborando através de pagamento por meio de “caixa dois” em troca da obtenção de favorecimento por parte do governo vigente na época.

A responsabilidade social, que realmente convém, é aquela que realmente causa uma ruptura de um conceito injusto para possível mundo novo mais justo e igualitário. Existem vários certificados e premiações para empresas socialmente responsáveis, porém é necessário observar os verdadeiros motivos destas certificações para as empresas, pois eles agregam valor à imagem das corporações que os obtém.

Responsabilidade Social Empresarial tem como princípios orientadores: ter bons valores sociais e ambientais e trabalhar com transparência; cumprir as leis e valorizar seus agentes; e em respeito aos direitos humanos. A relação documentada existente que trata sobre a relação empresarial e a ditadura no Brasil como em outros continentes, demonstra a dimensão em que se abrange à atuação da responsabilidade política, ética e social das organizações na sociedade que elas se encontram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com