TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  24/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O projeto de pesquisa deste trabalho visa identificar planos de ação regionais que propõem à melhoria do meio ambiente e um futuro adequado, evitando a destruição do nosso planeta.

No desenvolvimento deste trabalho foi abordado o que precisa ser modificado no meio ambiente, com o objetivo de oferecer a população melhoria, igualdade, qualidade de vida e saúde. Além de toda preocupação com população temos a obrigação de cuidar e pensar no nosso planeta, para isso dependemos da contribuição de todos e adotando atitudes sustentáveis conseguiremos fazer a diferença.

Praticando as idéias abordadas no trabalho teremos um mundo melhor, afinal a ação faz parte da educação, praticando esses atos diariamente e a melhor forma de se colher resultados satisfatórios.

1.  REDUÇÃO DA POBREZA

1.2 Metas para combater a pobreza no Brasil

A Desigualdade Social no Brasil é um problema que afeta grande parte dos brasileiros ocasionando, miséria, pobreza, violência, desemprego, etc. A desigualdade social é uma conseqüência da má distribuição de riquezas e benefícios sociais, e acontece quando algumas pessoas possuem um maior capital e influência que outras, e esse fato prejudicam principalmente as crianças e jovens que não recebem a preparação e a educação necessária para vida profissional, portanto, a maioria não obtém a oportunidade de um bom emprego, bens materiais até mesmo alimentação e moradia.

É possível estabelecer metas para ajudar a reduzir a pobreza e assim fazer do mundo um lugar melhor, algumas dessas metas são:

  • Investir em educação – A educação é essencial para a construção do país que queremos.

  • Consumir menos – Planejar o cardápio, comprar o necessário e evitar o desperdício.
  •  Reciclar produtos – O Lixo e tratado e aproveitado a vantagem e diminuir a quantidade de lixo, gerar empregos, reduz poluição, etc.
  • Praticar Solidariedade – Ajudar o próximo é um ato nobre e é bom fazer o bem a quem precisa.


           Ao praticar essas atitudes vamos contribuir para um mundo melhor com mais igualdade e menos pobreza, oferecendo a população uma melhor qualidade de vida. O governo contribui com alguns programas sociais, visando criar condições para que a população possa mudar suas vidas, através de serviços públicos, saúde, educação entre outros, exemplos: Bolsa família, Brasil sem miséria, Pronatec, Etc.

2.  REDUÇÃO DO CONSUMO EXCESSIVO DOS MAIS RICOS

2.1 Do consumo ao desenvolvimento sustentável

O meio ambiente sofre consequências graves devido aos maus hábitos praticados pelo ser humano, causando problemas sociais e ambientais. É essencial que cada um tenha consciência e educação ecológica para com o meio ambiente, é necessário fazer o consumo socialmente sustentável, para que isso ocorra o consumidor tem um papel fundamental em suas escolhas diariamente reduzindo o consumo para evitar a crise e assim não prejudicar as futuras gerações.

O consumidor deve estar atento as questões éticas, pois as escolhas  influenciam no comportamento das empresas, que devem possuir responsabilidade social respeitando consumidor e meio ambiente.

O governo elaborou alguns planos de ação, para melhoria do desenvolvimento sustentável, são eles:

  • Aumento da reciclagem;

  • Educação para o consumo sustentável;
  • Agenda ambiental na administração pública;
  • Compras públicas sustentáveis;
  • Construções sustentáveis;
  • Varejo e consumo sustentável;

A implantação dos planos de ação tem por objetivo mudar o problema ambiental atual, trabalhando de maneira sustentável, produção mais limpa e alertar o consumidor sobre o impacto social e ambiental e que a necessidade de consumir não seja maior que a vontade de cuidar do meio ambiente.

3.  MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA

3.1 Gestões ambientais eficientes

A Gestão Pública é de fundamental importância, pois tem o objetivo de implantar uma gestão ambiental de qualidade, projetos que visem o desenvolvimento sustentável, conscientizar a população e buscar novas estratégias que mudem os padrões de produção e consumo, com o objetivo de inserir iniciativas sociais e ambientais.

Para obter uma gestão ambiental eficiente, basta seguir esses passos:

  • Conhecimento – Conhecer o processo é fundamental para compreender as etapas, identificar os erros e corrigi-los;

  • Análise – Importante para avaliação e monitoração dos dados;
  • Planeje – Ao planejar é possível visualizar prazos e prioridades com clareza;
  • Indicadores – Estabelecer indicadores para medir e gerenciar a gestão ambiental;
  • Volte ao começo - O processo de gestão utiliza a metodologia do PDCA, o ciclo da melhoria contínua então depois de tudo isso, o processo começa de novo.

A gestão ambiental é uma ferramenta utilizada por gestores municipais, estaduais e federais para que tenham um controle sobre as ações que prejudicam o meio ambiente, portanto, seguindo os passos acima é o segredo para ter uma gestão ambiental eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (474.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com