TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO A COMUNIDADE E ACOES SOCIAIS

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.957 Palavras (24 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO A COMUNIDADE E ACOES SOCIAIS

Cristiano P. Santana                                                                                 RA: T108756

Guilherme Duarte de Castro                                                                   RA: T730473

Letícia Teixeira Roriz de Oliveira                                                           RA:B83OFD1

Manoel Pereira da Silva Junior                                                               RA: T220JC8

Pedro Henrique Ramos da Silveira                                                          RA: B827ID2

Priscylla Nunes Sampaio                                                                         RA: B827ID-2

BRASÍLIA - DF

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO

Responsabilidade Social com Relação a Comunidade e Ações Sociais– trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre de 2016 na disciplina de Responsabilidade Social do 7º semestre do curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS da Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Profª. Michelle Lemos

BRASÍLIA - DF

2016


SUMÁRIO


  1.         INTRODUÇÃO

A responsabilidade social que dispõe da ética e transparência das organizações viabilizam a melhoria e a sustentabilidade na comunidade.

Por meio de projetos e ações sociais contínuas, comunidades carentes e subdesenvolvidas ampliam a sua conexão com a cidadania, em que organizações interagem e contribuem para o progresso da sociedade. Além da inclusão social promovida por cursos e capacitações de moradores próximos as empresas ou a comunidade em geral, as instituições proporcionam qualidade de vida e oportunidades de emprego, como a Coca-Cola que prepara jovens para o mercado de trabalho e oportunizam vagas na própria instituição ou em seus parceiros.

O sucesso desses projetos deve-se ao alinhamento de interesses e metas definidos no planejamento estratégico de uma empresa, no qual são gerenciados e avaliados os impactos na inserção de um empreendimento em uma comunidade em geral.  

        Através do marketing social ou marketing societal é possível orientar  pessoas e empresas na evolução para mundo melhor, no qual também auxilia no fomento da marca em consequência do desenvolvimento sustentável  da instituição.

Ao decorrer do desenvolvimento desse trabalho, será possível compreender o conceito de responsabilidade social com a comunidade e atuação de empresas em projetos sociais.


  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO À COMUNIDADE E AÇÕES SOCIAIS

  1. Conceito de responsabilidade social

Responsabilidade Social é o reconhecimento presente nos cidadãos, individualmente e em conjunto, dos seus deveres para com a comunidade em que vivem e a sociedade em geral. Este conceito fundamenta-se no principio de que, em maior ou menor grau, as ações individuais sempre têm algum impacto (positivo ou negativo) na vida de outros cidadãos e da coletividade. Assim, a Responsabilidade Social concretiza-se por meio da tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, que contribuem para preservar e melhorar o bem-comum e elevar a qualidade de vida de todos. Quando aplicada às empresas, a expressão também é sinônimo de Responsabilidade Social Corporativa.

  1. Conceito de comunidade

Comunidade é um grupo local, de tamanho variável, integrado por pessoas que ocupam um território geograficamente definido e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica.

Geralmente, a comunidade é definida como uma unidade constitutiva de uma sociedade mais ampla, mas as sociedades tribais, que podem ser consideradas protótipos de comunidades, representam muitas vezes, unidades autossuficientes e soberanas.

As comunidades variam quanto ao tamanho e à organização, compreendendo tipos bem diferentes, podendo ser uma aldeia ou uma grande cidade. Entre esses dois extremos observa-se grande número de comunidades intermediárias, onde todas elas apresentam qualidades comuns: o habitat definido e instituições sociais suficientemente desenvolvidas para satisfazer as necessidades da população.

Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.

O termo comunidade ainda é usado para denominar uma forma de associação muito íntima, um grupo altamente integrado em que os membros encontram-se ligados uns aos outros por laços de simpatia. Nesse sentido, qualquer grupo pode constituir uma comunidade, por exemplo, comunidades que vivem submetidas à mesma crença religiosa.

  1. Conceito de ação social

A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros.
Tomemos o ato de escrever como exemplo. Escrever uma carta certamente é uma ação social, pois ao fazê-lo o agente tem esperança que a carta vai ser lida por alguém. Sua ação só terá significado enquanto envolver outra pessoa. No entanto, escrever uma poesia, na medida em que ela envolve apenas a satisfação ou a expressão das sensações do poeta, não é uma ação social.
        
Na visão de Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Assim, o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (429.1 Kb)   docx (489.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com