TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

TRABALHO DA DISCIPLINA – AVA2 – RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA

ADRIANO FERREIRA RIBEIRO DOS SANTOS

Salvador, 2019.

 Atualmente, nos deparamos, com uma enorme dificuldade das empresas, para se adaptarem, ou até criarem politicas de responsabilidade social no ambiente corporativo. Se faz necessário que essas empresas, tenham a consciência, do seu papel tanto econômico quanto social perante a sociedade. Na maioria das vezes, os gestores ao realizarem a implementação dessas politicas, apenas pensam no retorno financeiro, após esse investimento.

 Para realização de novos investimentos, em projetos públicos, é necessário ter critérios para tal ação, é preciso observar todas as politicas da empresa e se na prática ela termina executando tudo aquilo que informa na teoria. Podemos os principais critérios a serem utilizados neste novo projeto. Inicialmente, é necessário a escolha da equipe que realizará a implementação do projeto, sempre bom escolher pessoas que já tenham domínio sobre o assunto, sobre a área escolhida ou em último caso, pessoas que tenham uma proximidade ao temam, uma equipe forte e conhecedora do que se está fazendo, é um bom passo para o sucesso. Em seguida será necessário a criação de objetivos estratégicos, que na maioria das vezes, as empresas já possuem uma lista que é descrita no planejamento da mesma, porém caso a empresa não possua isso, se faz necessário que a equipe escolhida para tal, realize a criação dos mesmos, nesta etapa além da listagem dos objetivos, também se faz necessário a verificação da importância de cada um desses objetivos perante o projeto. Seguindo o raciocínio, chegamos a parte de traçar os fatores críticos sobre o sucesso dos objetivos estratégicos traçados, que nada mais é a etapa que verifica os fatores críticos, para que os objetivos sejam alcançados de forma positiva e com sucesso. Além disso, também se faz valido, a listagem de vantagens e desvantagens do investimento naquele determinado lugar, os benefícios que trará que consequentemente na maioria das vezes vem acompanhado dos malefícios. A identificação dos indicadores de desempenho, também faz parte da lista de critérios a serem adotados para a aprovação ou não do projeto a ser investido.

 Por fim, chegamos a parte da qual muitas empresas, não tem se preocupado que é a relação social da empresa perante a sociedade. Na maioria das vezes, as empresas, não possuem um setor, uma aba, uma equipe, que trate das suas responsabilidades sociais, mediante sociedade, não aplicam politicas sociais, ou quando aplicam, apenas realizam por mediação de decretos, troca de favores, ou isenção tributaria em alguma área. É preciso que todas as empresas, atualmente, principalmente as novas, tenham na sua cartilha, essa preocupação quanto a responsabilidade social. No caso, de um investimento em uma empresa já existente, é preciso verificar se a mesma realiza atividades sociais, caso não, é preciso que seja sugerido a mesma a implementação.

Referências:

→ Sistemática para seleção de projetos de responsabilidade social com impacto nos negócios das instituições de ensino superior. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/30374396.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com