TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.077 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de ciências sociais e comunicação – ICSC

Campus Chácara Santo Antonio

Curso de Administração de Empresas

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

SÃO PAULO

2016

Orientador: Prof. Gorni

SÃO PAULO

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. O FUTURO DO PLANETA 2

3. REDUÇÃO DA POBREZA 4

3.1 O BRASIL E OS ODM (OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO) 5

3.2 ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA 6

3.3 EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS 6

3.4 IGUALDADES ENTRE OS SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER 6

3.5 REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL 7

3.6 MELHORAR A SAÚDE DA GESTANTE 7

3.7 COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS 8

3.8 QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE 8

4. O GOVERNO X ORGANIZAÇÕES 10

4.1 EMPREGOS 10

4.2 FORMAÇÕES 10

4.3 CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE VIDA 11

4.4 RELAÇÕES DE TRABALHO 11

5. REDUÇÃO DO CONSUMO EXCESSIVO DOS MAIS RICOS 12

6. MELHORIAS DA GESTÃO PÚBLICA 14

6.1 APLICAÇÕES DOS RECURSOS 14

7. FINANCIAMENTO ADEQUADO PARA PROGRAMAS AMBIENTAIS 16

7.1 O BRASIL E O MEIO AMBIENTE 16

8. CONCLUSÃO 17

9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

1. INTRODUÇÃO

O conteúdo a ser aplicado neste trabalho tem como finalidade expor os problemas causados ao meio ambiente, perante a responsabilidade de gestão das organizações. O objetivo das ações é desenvolver buscas continuas em seus processos para evitar ainda mais os desastres naturais perante suas operações que causam danos a meio ambiente.

O governo e os órgãos competentes demonstram crescentemente conscientização acerca da responsabilidade de suas ações na conjuntura global, baseando-se de um pensamento racional que busca desenvolvimento consciente juntamente com um convívio sem vícios e com aproveitamento dos bens naturais corretamente.

As grandes corporações optam em desenvolver temas que abordem de maneira responsavelmente social perante o meio ambiente e a sociedade. Esta visão tem grande importância em sua cultura organizacional visto a ênfase da educação social perante seus colaboradores.

O estudo busca resgatar a conscientização da sociedade é órgãos perante as mudanças que o ambiente vem oferecendo.

2. O FUTURO DO PLANETA

Todos os seres humanos devem ter total equilíbrio e conscientização para compreender o valor da preservação ambiental buscando sempre o avanço de um planeta melhor para toda sociedade. A busca deste ideal tem como característica proporcionar melhor qualidade de vida às futuras gerações.

O planeta vem solicitando apoio global da população para que todos obtenham uma consciência positiva perante uma sociedade pouco preocupada com as catástrofes ambientais. Nós seres humanos devemos semear a educação ambiental germinando atitudes em favor do meio ambiente.

Ser ambientalmente responsável é colocar em prática os pensamentos politicamente corretos, pois, palavras ao vento não resolvem as questões ambientais do planeta, e sim, atitudes. Ter como base a consciência que a preservação da natureza é a única alternativa para as futuras gerações. Usar sustentavelmente os recursos naturais, buscando produtos ecologicamente corretos, minimizando a poluição do planeta.

É o que explica João Carlos Barbieri sobre a proteção do meio ambiente:

De modo a proteger o meio ambiente, o princípio da preocupação de ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com sua capacidade. Quando houver ameaça de dados sérios ou irreversíveis, a ausência de absoluta certeza cientifica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental. (BARBIERI, Jose Carlos, pag,146, ed.2).

Ter consciência ambiental sustentável é pensar em todas as ações humanas para que não ocorram reações adversas que afete ou prejudique o meio externo, ou seja, a natureza, os animais, e bens de origens naturais como rios, florestas e o ar puro. Nós humanos temos a obrigação de somar todos os esforços na proteção ao meio ambiente, diminuir a poluição, dividir o desperdício e multiplicar a esperança de um planeta melhor, buscando fontes de reciclar ideias e atitudes, na intenção de transformar esse conhecimento em ação e espalhar para todos o valor da preservação ambiental.

A ONU (Organização das nações unidas) recentemente impôs a todos os países é órgãos competentes, medidas emergências em ações para que os países reduzam as emissões de gazes poluentes na atmosfera, tendo em vista, apoio das organizações e poder público. O projeto é caracterizado nas descobertas de fins tecnológicos para colaborar ainda mais na proteção do meio externo, não atingindo a flora natural e evitando ainda mais as graves consequências do efeito estufa e aquecimento global da terra.

Em 2005, a organização das Nações Unidas (ONU) declarou que a questão da sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com